4. Adeeb Sidani

Neste episódio do “U.Porto IN”, entrevistamos Adeeb Sidani, um engenheiro arquiteto nascido em Beirute, no Líbano, mas que vive no Porto há mais de seis anos.

Durante o mestrado que fez na Beirut Arab University, veio a Portugal a um workshop organizado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e ficou cativado pela atmosfera da cidade. Por isso, decidiu inscrever-se no programa doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Atualmente trabalha como gestor de projetos na Porto Digital e é investigador na FEUP, onde se encontra a concluir o doutoramento.

Os seus interesses de investigação relacionam-se com a área da segurança e saúde no trabalho na construção, utilizando building information modeling, verificação automatizada de regras e tecnologias imersivas para formação. Envolvido na elaboração de várias candidaturas de projetos internacionais financiados pela União Europeia, possui vasta experiência nos domínios da digitalização da educação e da formação.

Colaborou também durante vários anos em eventos ou organizações sob responsabilidade da Reitoria da Universidade do Porto, como a Universidade Júnior e a Mostra da U.Porto.

Apaixonado pela cultura e gastronomia portuguesas, Adeeb já fala bem português, é adepto do Futebol Clube do Porto e diz ser um marido amoroso de uma adorável portuguesa.