3. Rui Cardoso Coelho

Neste episódio do “U.Porto – Carreiras Imprevistas”, vamos conhecer Rui Cardoso Coelho, de 29 anos, natural de Matosinhos e alumnus da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Quis ser médico ortopedista, gostava muito de matemática e de física, mas durante o ensino secundário, no 11.º ano, apaixonou-se pela escrita e resolveu mudar de área, inscrevendo-se em Línguas e Humanidades. Revela que passados 13 anos ainda não percebeu se se arrepende ou não dessa mudança, que o levou à Faculdade de Letras durante um ano e depois ao mestrado integrado em Psicologia.

Concluiu o mestrado em Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça e colaborou com o Laboratório de Neuropsicofisiologia ao abrigo do qual fez a sua dissertação de mestrado. As competências que adquiriu em análise de dados permitiram-lhe a entrada na empresa onde está hoje: Mediaprobe (ex-Mindprober), onde começou a trabalhar como analista de dados. Para adquirir competências na área da informática, foi estudar engenharia em horário pós-laboral. Hoje dirige o desenvolvimento de produtos. Tem na arte uma grande paixão: passa o pouco tempo livre que diz ter rodeado de cinema, fotografia e livros.