Atelier-Oficina

OBJETIVOS

Apresentação de um projecto experimental original no âmbito do desenho ou da obra gráfica.

Desenvolvimento de uma reflexão rigorosa, crítica e contextualizada do projecto de investigação, mediante elaboração de um portefolio crítico e enquadramento teórico do trabalho.

Aprofundamento das possibilidades criativas, técnicas e processuais do desenho e da obra gráfica como prática artística, mediação do conhecimento ou pedagogia.

Construção de modelos de apresentação e metodologias de investigação baseadas em práticas experimentais, cujos resultados se comuniquem na sua dimensão de imagens/objectos.

 

PROGRAMA

O desenho é hoje uma prática culturalmente aberta, complexa e transversal a uma variedade de meios e áreas do saber. Mas é também um espaço singular de atuação e de pensamento no âmbito das práticas e da investigação artística e do design, pelas suas características processuais, comunicativas, imaginativas e performativas.
O Atelier-Oficina surge como o espaço teórico-prático de elaboração e desenvolvimento das propostas individuais de investigação, baseadas na prática do desenho ou da obra gráfica, em toda a diversidade contemporânea das suas formas, meios de expressão e propósitos.
A aprendizagem ocorre mediante acompanhamento tutorial individualizado e em grupo, de acordo com o projeto de cada um, assim como de exposições e discussões coletivas do trabalho em curso, onde os estudantes contextualizam os interesses da sua investigação.
A primeira parte do programa está dedicada a núcleos temáticos e workshops de edição, adaptados aos propósitos e processos criativos de cada estudante. Os núcleos temáticos, vocacionados para uma aplicabilidade prática do desenho e propostos pela atualidade de conteúdos, refletem o âmbito do desenho e as suas zonas limítrofes na arte, ciência e cultura contemporâneas. Os workshops de edição exploram a relevância plástica e conceptual de um vasto espectro de procedimentos gráficos orientados para a produção de uma obra gráfica.
A segunda parte corresponde ao aprofundamento do projeto individual, realizado em estúdio ou trabalho de campo.
Ao longo do programa, espera-se que os estudantes participem ativamente nas discussões e façam duas apresentações do trabalho:
Uma intermédia no final do primeiro semestre; a outra final numa exposição pública do projeto.
Em ambas ocasiões, a apresentação do projeto experimental é acompanhada de um relatório crítico que descreve o processo criativo e o contextualiza no âmbito mais vasto da prática e teoria do desenho, e pela produção de um portefólio que organiza a informação visual produzida.

+INFO

OLYMPUS DIGITAL CAMERAmdti4dsc05060MDTI7mdti9MDTI8DSCF0570DSCF0567DSCF0592