NOVAS CANDIDATURAS 2017

PROGRAMA DE DESENHO
MESTRADO EM ARTES PLÁSTICAS

 

mest.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estão abertas as candidaturas ao Programa de Desenho do Mestrado em Artes Plásticas da FBAUP.
Apoiado na experiência de 13 anos do Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, este programa é um espaço de conhecimento avançado para apoiar a elaboração de projetos fundamentados no desenho, na diversidade contemporânea das suas formas e funções. É particularmente vocacionado para projetos no âmbito das práticas artísticas, da ilustração, da relação do desenho com a ciência, de estudos tecnológicos de novos e velhos meios e do desenvolvimento de práticas de concepção imagética e projetual.
DRAWING PROGRAM
MASTER IN FINE ARTS

The appliacation period to the Drawing Program in the Master in Fine Arts of the Faculty of Fines Arts of the University of Porto is now open.
Supported by the experience of the Master in Drawing and Printmaking, this Program aims to support the development of practice based research on drawing, in the contemporary diversity of all its forms and functions. It is particularly directed for projects in the field of art studio practices, illustration, the relationships between drawing and science, technological studies of new and old graphic means or procedures, and the development of ideational and design strategies through drawing.

 

03. July 2017 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on NOVAS CANDIDATURAS 2017

NOVAS CANDIDATURAS 2017 – INFORMAÇÕES

Estimados estudantes,
Estimados candidatos,

O Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão foi agora reformulado, no âmbito da revisão dos cursos de segundo ciclo da FBAUP.
No essencial, não se altera o sentido do MDTI, mas sim a forma como os estudantes podem construir o seu currículo.
Mas como MDTI, este ano (2016-2017) é a última edição do curso.
Para o próximo biénio – 2017-2018 – a FBAUP irá oferecer um Mestrado em Artes Plásticas, que tem um Programa de Desenho.

Este Programa em Desenho, para além do Estúdio de Desenho que é a sua matriz, terá ainda as outras disciplinas cujo programa compõem o actual MDTI:
Práticas Materiais do Desenho (unidade vocacionada para a experimentação avançada de novos e velhos meios e procedimentos do desenho)
Campos e Funções do Desenho (unidade que aborda a prática do desenho em diferentes contextos artísticos e profissionais, numa relação com o trabalho de estúdio)
Desenho e Performatividade (onde se exploram metodologias baseadas em processos performativos na prática e investigação em desenho);
Teoria e História do Desenho (onde se introduzem os diferentes debates teóricos que definem ainda hoje as potencialidades do desenho como prática e disciplina).
A filosofia do Programa de Desenho deste Mestrado mantém-se: entendemos que o desenho não é uma questão medial, pelo que qualquer projeto na área do desenho – quer com meios tradicionais, de impressão, quer na relação com outras áreas – será acolhido e incentivado.
Na prática, com este novo Mestrado, o estudante poderá escolher quer as disciplinas da área do desenho, quer de outras áreas que tenham interesse para o seu projeto artístico e de investigação.
Ao inscrever-se, ele deve mencionar a área principal em que pretende realizar o mestrado. Há, no total, 4 programas: Desenho, Escultura, Intermedia e Pintura.
Estes programas são independentes, mas permitem cruzamentos.
Mais informações poderá ser encontradas em breve no sítio da FBAUP.

Qualquer dúvida, não hesitem em contactar-nos.
Até breve,

Pela Direcção do MDTI,
Paulo Luís Almeida

16. April 2017 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on NOVAS CANDIDATURAS 2017 – INFORMAÇÕES

NOVAS CANDIDATURAS 2016 / NEW APPLICATIONS 2016

 

INÍCIO SETEMBRO 2016 / BEGINNING SEPTEMBER 2016

1º fase 02.05 > 27.05 / 1st call 02.05 > 27.05
2ª FASE 28.07 > 26.08 / 2ND CALL 28.07 > 26.08

COMO CANDIDATAR-SE / HOW TO APPLY

Este curso é um espaço de conhecimento avançado para apoiar a elaboração de projetos fundamentados no desenho e nas técnicas de impressão, na diversidade contemporânea das suas formas e funções. É particularmente vocacionado para projetos no âmbito das práticas artísticas, da ilustração, da relação do desenho com a ciência, de estudos tecnológicos de novos e velhos meios ou procedimentos gráficos, e do desenvolvimento de práticas de concepção imagética e projetual.

This Program aims to support the development of practice based research on drawing and printmaking processes, in the contemporary diversity of all its forms and functions. It is particularly directed for projects in the field of art studio practices, illustration, the relationships between drawing and science, technological studies of new and old graphic means or procedures, and the development of ideational and design strategies through drawing.

SOBRE O CURSO / ABOUT THE PROGRAM

22. June 2016 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on NOVAS CANDIDATURAS 2016 / NEW APPLICATIONS 2016

WORKSHOP MDTI

WORKSHOP DE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA com Pedro Salgado
19 de maio, Quinta-feira, 17h–20h, Faculdade de Belas Artes da UP
20 de maio, Sexta-feira, 9h30–12h30 e 14h–17h30, Jardim Botânico, Porto
21 de maio, Sábado, 9h30–12h30, Jardim Botânico, Porto

 

WorkshopPedroSalgadoFBAUP

 

18. June 2016 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on WORKSHOP MDTI

SWEATBOX

IMAGENS PARA UMA ESTRATÉGIA PLURAL DO DESENHO E(M) INVESTIGAÇÃO
COLÓQUIO: 14.04.2016, Auditório Pav. Sul, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, Núcleo de Desenho

sweatbox_post

 

Este encontro explora a variedade de posições que concorrem para a formação de uma imagem coletiva dos usos do desenho no debate aberto pela relação entre arte e investigação. A partir de práticas artísticas, pedagógicas e científicas diversas, procura-se confrontar os novos ambientes onde os lugares tradicionais do ateliê ou estúdio se misturam com os cenários laboratoriais, pedagógicos, oficinais e sociais onde o desenho atua.

Nestes novos ambientes, o desenho surge como um sistema complexo que tende a convocar diferentes culturas e modos de produção de conhecimento na sua prática — da observação ativa à experiência exploratória, da figura ao diagrama, do regime visual ao gesto performativo, da ação reflexiva à narrativa. Mas sendo um sistema complexo, o desenho é também um sistema adaptativo, cujas estratégias de invenção e métodos de investigação respondem ativamente ao que de singular, qualitativo, particular e local ocorre nos contextos da sua prática.

São estes espaços subterrâneos — onde desenho e investigação se encontram em estratégias necessariamente plurais e multimodais — que se vão debater nos três momentos da Sweatbox:

– Desenhar entre Fronteiras
– Desenhar entre o Conflito e o Modelo
– Desenhar entre Factos e Ficções

Sweatbox é um método investigativo de registo do pensamento criativo.
Baseia-se num estúdio de vídeo encenado, usado para o registo em viva voz das reflexões e processos de decisão de artistas, designers e arquitetos.
Usado na investigação por projeto de forma a capturar a reflexão na ação — seja através da descrição do processo, seja pela partilha de pensamentos espontâneos, apoia-se na visualização de ideias através do desenho.
Sentado/a a uma mesa, cada artista/investigador desenha, comenta e mostra evidências das suas estratégias investigativas e criativas. Enquanto o faz, uma câmara grava as imagens que surgem sobre a mesa, enquanto um segundo ecrã fornece a projeção de informação adicional.

+ PROGRAMA E RESUMOS AQUI

05. April 2016 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on SWEATBOX

QUANDO SE QUER GRAVAR

EXPOSIÇÃO: Galeria dos Leões|Reitoria da UP, Praça Gomes Teixeira, Porto
1º momento: 15.04 – 07.05.2016
2º momento: 20.05 – 11.06.2016

Realizada em dois momentos, esta exposição trata a mais recente exploração da gravura em contexto académico, o da FBAUP e da sua permanência como meio para comunicar.
Os trabalhos selecionados condensam as ideias de gravura testadas em diferentes tipos de experiência e a sua projeção em contextos autorais. No modo como exploram e desafiam condições gráficas com a presença efetiva dos materiais e forte interpelação do corpo, o verbo gravar sugere a enunciação poética e a procura de outras formas de fazer. Seja por deposição, incisão, permeação, perfuração, corte – o que aqui se compreende é uma ideia de exposição à gravura, permeada pela sua autonomia plástica.

+ INFO

04. April 2016 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on QUANDO SE QUER GRAVAR

AOS PAPÉIS

EXPOSIÇÃO: 17.02 – 19.02.2016
Palácio das Artes (Largo S. Domingos)
IJUP 2016 – Encontro de Investigação Jovem da UP
Organização: FBAUP – MDTI

“Aos papéis” reúne um conjunto de projetos investigativos que coloca o papel como problema ou hipótese para um exercício que procura andar aos papéis. A expressão remete para o não conseguir resolver um problema ou andar desorientado. Aqui, ela estrutura uma exposição que documenta um projeto laboratorial de ensaio sobre o papel conduzido por estudantes de mestrado da FBAUP.

Durante um semestre, procurou-se testar os limites do papel. Facto significativo, não existe território de pertença claro para este meio e suporte. Por isso, ele pôde ser abordado a partir de várias práticas, da fabricação à conservação e restauro.
Desenvolveram-se exercícios coletivos de preparação de papel com base nos materiais e ferramentas disponíveis em contexto oficinal; identificaram-se os papéis aí existentes e suas características; seguiram-se demonstrações baseadas na reconstituição de processos de desenho e gravura; consultaram-se tratados de várias épocas, com a recuperação dos saberes agora adormecidos.
Das diferentes etapas, processos, materiais, erros e sucessos, resultam pois outros desenhos e gravuras, agora expressão pensada como documento de um diálogo especulativo, mas fundamentado, quer ao nível tecnológico, quer criativo.
Com esta pesquisa alargou-se o espectro de recursos e possíveis aplicações para o papel: porque o papel, material de eleição do desenho, gravura, pintura, escultura, escrita ou design, é o permanente desconhecido.

+ INFO

17. February 2016 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on AOS PAPÉIS

PROJETOS MDTI EM EXPOSIÇÃO

THE BOTTOM LINE
Desenho e Gravura Hoje

EXPOSIÇÃO: 16.07.2015 – 14.08.2015
Casa-Museu Guerra Junqueiro, Rua D. Hugo 32, 4020-305 Porto

THE BOTTOM LINE reúne os projetos artísticos e investigativos realizados no âmbito do curso de mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão.  Recorre ao desenho e à gravura como estratégia estética, narrativa, performativa, etnográfica e participativa na arte e cultura contemporâneas. A exposição é acolhida pela Casa-Museu do escritor Guerra Junqueiro, numa colaboração com a FBAUP, no espaço híbrido que a expressão graphia comporta entre o exercício do desenho e da gravura, da escrita e do discurso, .
É um facto significativo que não exista uma definição clara para o desenho, que engloba um conjunto heterogéneo de práticas marcadas por uma contradição fundamental. É um desejo de inscrição direta de um corpo – uma marca singular e autográfica -, que é também inseparável do medo da perda: o mito da origem do desenho deu-lhe forma no ato de circunscrever a sombra projetada, retendo com o traço o que o desenhador pressente que não voltará a ver ou tocar.
Mas desenhar é também a partilha de um código sem estilo, pelo qual a experiência sensível e temporal do mundo e das ideias é mediada por protocolos anónimos de representação e convertida em relações sensíveis, associadas em mapas, notações e diagramas.
A interação destas duas condições é um elemento constante da nossa vida quotidiana: os mapas feitos à mão levantada para indicar como ir de um lugar a outro, os eletrocardiogramas onde o movimento do coração se inscreve, o registo dos tremores de terra pelos sismógrafos, as cartografias por GPS de percursos migratórios ou os primeiros esquissos usados para visualizar e comunicar uma ideia são exemplos que se poderia multiplicar indefinidamente. As diferentes interações entre o traço como testemunho de uma presença, e a notação como registo anónimo de um protocolo de representação já estabelecido, definem também o espaço híbrido que o desenho e a gravura têm assumido nas paisagens da arte contemporânea.
É a expressão destas interações que a exposição THE BOTTOM LINE pretende explorar no diálogo entre os 9 projetos que a compõem.

Organização: MDTI 2015, FBAUP
Apoio: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto

DSC_0250

DSC_0201

DSC_0192

+ info brevemente

01. July 2015 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on PROJETOS MDTI EM EXPOSIÇÃO

WORKSHOPS MDTI: ABRIL – MAIO 2015

ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA com Pedro Salgado
15 e 16 de maio 2015 | Sala 34

DIÁRIO DE CAMPO com João Catarino
09, 10 E 11 abril 2015 | Sala 205

_WORKSHOP_Pedro_Salgado3

_poster_joaocatarino

30. April 2015 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on WORKSHOPS MDTI: ABRIL – MAIO 2015

PURE PRINT ELEMENTS: PLEIN AIR WEEK

DE 04 A 08 DE MAIO 2015
Organização: Núcleo de Investigação em Desenho, I2ADS
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Ao encontro internacional de gravura, PURE PRINT ELEMENTS, na sua segunda edição, optamos por responder ao desafio: repetir uma transferência efetiva de conhecimento e de experiências. A PLEIN AIR WEEK propõe precisamente isto. Agendada para a primeira semana de maio, expande e intensifica no espaço e tempo, os formatos práticos em ambientes oficinais distintos, dos ateliers às oficinas, passando pela incursão na cidade do Porto. Pretende-se equacionar o contexto urbano, as suas histórias e as que se cruzam com os contextos geográficos, culturais, históricos, dos formadores que se deslocam ao Porto, num total de sete artistas, provenientes de Riga, Verona e Wroklaw.

PLEIN AIR WEEK DESENHO E GRAVURA

Guntars Sietiņš + Janis Murovskis: Image transfer to the copper plate using silkscreen, combining mezzotint with aquatint (4 sessões, 16 horas)
Christopher Nowicki: Drawing for Mezzotint (3 sessões, 13 horas)
Jacek Szewczyk: Creative drawing (3 sessões, 12 horas)

11138173_866390760085764_6001522114699191543_n

 

 

29. April 2015 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on PURE PRINT ELEMENTS: PLEIN AIR WEEK

PURE PRINT ELEMENTS 2015

FROM NOVEMBER 2014 TO JUNE 2015 

Organização: Núcleo de Investigação em Desenho, I2ADS
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

The theme Pure Print Elements  is to present classical traditions of print and emerging technologies for printmaking in which the medium is presented as an integral component of current artistic practice. Integrated in two semesters program of workshops and open demonstrations designed to share the classical and the latest research and innovations in printmaking, pure print elements aims to celebrate the inherent experimental and interdisciplinary nature of print practices. Recognizing the importance of setting up a practiced based platform for a direct and practically-oriented research, as much the emphasis on classical printmaking, its goal is to promote a discipline that continuously seeks to explore the broadening possibilities for the graphic artifact in the digital age. Participants will show whether their direction is located in the traditions of print, printmaking and publishing, or in new innovative and combined technologies for the exploration of contemporary print developments.

+INFO


01. April 2015 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on PURE PRINT ELEMENTS 2015

DRAWING IN THE UNIVERSITY TODAY: E-BOOK DISPONÍVEL

Encontra-se disponível o e-book da Conferência Internacional “Drawing in the University Today”, na qual o MDTI colaborou.
A publicação pode ser descarregada aqui
“Desenho na Universidade Hoje – Livro da Conferência” é um testemunho do uso do desenho na Universidade, como estratégia visual e performativa, na sua capacidade de informar e ser informado pelas suas disciplinas: das artes visuais e do design à medicina, do desporto às ciências cognitivas, da geografia à criminologia, da engenharia às ciências da comunicação, da arqueologia à biologia, da arquitectura à etnografia.

Conteúdos:
1. Enhancing Education Through Drawing
2. Visual Imagery and Scientific Practice
3. Creativity, Cognition and Active Perception
4. Thinking Drawing in Research
5. Modes of Conception: Reports on Practice
6. Acting Through Drawing

DUT2013_cover1

17. February 2014 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on DRAWING IN THE UNIVERSITY TODAY: E-BOOK DISPONÍVEL

VER, FAZER, PENSAR, EDITAR

EXPOSIÇÃO: 10 JAN – 06 FEV 2014

Organização: Projeto Atlas – Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP / Núcleo de Desenho, I2ADS

MESA REDONDA: 17 FEV 2014; 14.00; MUSEU FBAUP

Com Cláudia Amandi, Delfim Sardo, Mário Bismarck, Paulo Cunha e Silva e Vítor Silva Cravo

A exposição “Ver, Fazer, Pensar, Editar” é o culminar do Projeto de investigação Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP, desenvolvido entre 2012-13. Este projeto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, teve como objetivo iniciar a inventariação e preservação do extenso espólio com mais de 4000 exemplares, permitindo fortalecer a memória pedagógica e artística do ensino da FBAUP, a partir de exemplares das últimas décadas e ausentes na coleção FBAUP. Desta forma, a exposição compreende a apresentação de mais de três centenas de objetos que vão desde exercícios de Desenho – do primeiro ao terceiro ano curricular – à Gravura e Serigrafia, realizados pelos estudantes que passaram pela Escola e Faculdade de Belas Artes, nas últimas seis décadas.

atlas_v2

10. January 2014 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on VER, FAZER, PENSAR, EDITAR

PURE PRINT: CLASSICAL PRINTMAKING IN CONTEMPORARY ART

DE 16 DE SETEMBRO A 31 DE DEZEMBRO 2013

Organização: Núcleo de Investigação em Desenho, I2ADS
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Pure Print: Classical Printmaking in Contemporary Art – International Meeting decorrerá entre 16 de Setembro e 31 de Dezembro de 2013, e terá o formato de workshops, demonstrações e exposições apresentadas por artistas profissionais comprometidos com a prática da impressão, do vidro e da cerâmica.
A primeira reunião internacional em gravura clássica a ter lugar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto pretende ter uma visão panorânica de um campo experimental aberto, com o foco na criação artística da obra gráfica.No geral, trata-se de estabelecer um programa de workshops que explore o impacto da gravura clássica na prática artística contemporânea.
O programa global irá mostrar de que modo as abordagens actuais à gravura experimentam livremente dentro dos seus limites técnicos, cruzam técnicas e ultrapassam as suas dimensões comuns. Será uma celebração e exploração prática dos desenvolvimentos experimentais na área da impressão.

pureprint1

16. September 2013 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on PURE PRINT: CLASSICAL PRINTMAKING IN CONTEMPORARY ART

MONIKA WEISS: PERFORMANCE DRAWING & KEYNOTE LECTURE

postal_weiss2505

ANAMNESIS II, MONIKA WEISS

DESENHO, PERFORMANCE, VÍDEO E COMPOSIÇÃO SONORA
31 DE MAIO, MUSEU DA FACULDADE DE BELAS ARTES UP, 14h00
ÀS 18H00: CONVERSA INFORMAL COM A ARTISTA

PERFORMING DRAWING — PERFORMING LAMENT IN PUBLIC DOMAIN
KEYNOTE LECTURE
1 DE JUNHO, FACULDADE DE ARQUITETURA DA UP, 9h45

Organização: Núcleo de Investigação em Desenho, I2ADS
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Monika Weiss’ Anamnesis II is a site-specific, ephemeral installation that includes public performance, projected video and sound composition.
As a systematic inquiry into the relationships between history, public space and the space around the body, the work addresses the performative act of drawing as related to speech, trace, erasure and disappearance. It is part of a series of performative installations like Drawing Lethe (2006) and Shrouds (2012), which evoke ancient rituals of lamentation as traditionally performed in response to war.
Her current work considers aspects of public memory and amnesia as reflected within the physical and political space of the City. Originally educated as a classical musician, the artist continues to compose sound environments for her installations and cinematic works. Weiss is renowned for the use of her own body as a vehicle of artistic expression and for incorporating historical documents and narratives within her works.

Performing Drawing—Performing Lament in Public Domain” is an artist lecture by Monika Weiss on the nature of drawing as a performative language sited within the space of historical memory and contemporary urban landscape. Monika Weiss proposes that both ancient forms of expression—drawing and lamentation—share complex relationships with the notions of trace, history and postmemory. In this work Weiss suggests how collective mourning, including for the loss of purported enemies can also become a powerful political tool in opposition to the heroic masculine narratives of conquest and power. By enacting ancient gestures of lamentation, Weiss’ work also considers contemporary contexts of apathy, indifference, invisibility, and historical amnesia within the public forum and polis.

25. May 2013 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on MONIKA WEISS: PERFORMANCE DRAWING & KEYNOTE LECTURE

← Older posts