INVESTIGAÇÃO
O acesso aos documentos poderá ser condicionado.
Para mais informações, por favor contatar a Biblioteca da FBAUP
2014
Falsas Relíquias [projeto] — Alexandra Rafael (orientação de Graciela Machado)
Lista dos Discípulos que se tem aplicado as lições da aula de Desenho e Debuxo, aberta na cidade do Porto: sobre a Aula de Desenho e Debuxo [dissertação] — Juliette Santos (orientação de Vasco Cardoso)
O Bairro de chapa: gravuras satiricamente adornadas [projeto] — Ana Olimpia (orientação de Graciela Machado)
O cartoon sentimental: expressões faciais em personagens cartoons de Robert Crumb [dissertação] — Ronald Perrone (orientação de Júlio Dolbeth)
Ocupação do Chão Corpóreo: Ensaio sobre a consciência do espaço biográfico no processo criativo [projeto] — Marília Costa (orientação de Paulo Luís Almeida)
Por um Fio: Intersecções entre desenho e têxtil numa prática artística [projeto] — Isabel Quaresma (orientação de Paulo Luís Almeida)
2013
“They used to call me…” – illustrations of chilhood nicknames : humorous text and image relationship [projeto] — Tina Aleksandra Siuda (orientação de Rui Vitorino Santos)
(Des)Desenhar o lugar [espaço, movimento e desenho] [projeto] — Flávia Costa (Orientação de Paulo Luís Almeida)
Cara(s) e coroa : o desenho de ilustração e a experiência temporal da leitura na construção de um picturebook [projeto] — Inês Oliveira (orientação de Paulo Luís Almeida)
Criatura intangível : especulações gráficas sobre o monstro [projeto] — Aline Volkmer (orientação de Graciela Machado)
Da Fotografia ao Desenho [projeto] — Júlia Barros (orientação de Mário Bismarck)
Desenho e cinema [dissertação] — Elisa Almeida (orientação de Cristina Mateus)
Guia inusitado do Porto [projeto] — José Miguel Carvalho Cardoso (orientação de Mário Bismarck)
“Mostra-me o teu espaço…” [projeto] — Ariana Loureiro (orientação de Paulo Luís Almeida)
Narrativas tatuadas: a narrativa como convergência entre ilustração e tatuagem [projeto] —David Penela (orientação de Júlio Dolbeth)
Representação submersa : a água como elemento de transfiguração no desenho [projeto] —Eduarda Sá Andresen (orientação de Paulo Oliveira Freire de Almeida)
Sujeitos e seus jeitos : o quotidiano em puros traços [projeto] — Ricardo Manuel Mendes (orientação de Paulo de Oliveira Freire de Almeida)
Urba Feat : análise do processo criativo [projeto] — Sónia Carvalho (orientação de Diniz Cayolla e coorientação de Paulo Luís Almeida)
Variações para uma espera : 488 dias – 254 desenhos [projeto] — Daniela Antunes (Orientação de Cláudia Amandi)
2011-2012
A emergência do alegórico no desenho: ou a construção do significado na ilustração conceptual figurativa [dissertação] — Miguel Luís Moreira (orientação de Paulo Freire de Almeida)
A expressividade do betão : aplicação de técnicas de impressão [projeto] — Catarina Figueiredo Marques (orientação de Graciela Machado)
A pele como fronteira [projeto] — Maria Eugénia Pequito (orientação de Paulo Luís Almeida)
Desenhar com desenhos : colagem com fragmentos [projeto] — Paulo Jorge Barros (orientação de Cláudia Amandi)
Desenho efémero e oscilante [projeto] — Cláudio Jorge Sousa (orientação de Pedro Maia)
Do Vidro à Impressão — Joana Soares (orientação de Graciela Machado)
Esta Vida de Desenho: O registo do Quotidiano no Diário Gráfico — Alcina Manuela Carneiro (orientação de Paulo Luís Almeida)
Herbário imaginário [projeto] — Maria Isabel Delgado (orientação de Graciela Machado)
Inscrever o corpo [projeto] — Pedro Sequeira (orientação de Mário Bismarck)
Linhas, letras e manchas : a representação da espera/tempo através de imagens [projeto] —Maria Elisabete Afonso Amaral (orientação de Pedro Maia)
Percurso Híbrido entre o Desenho e a Impressão — Célia Esteves (orientação de Graciela Machado)
O Anterior e interno ao fazer : desenho a partir de imagens do arquivo pessoal [projeto] — Irene Loureiro (orientação de Paulo Luís Almeida)
2009-2010
A imprevisibilidade e a reserva como factores de arte nas técnicas de impressão – a gravura [dissertação] — Inês Redondo Pereira (orientação de António Quadros Ferreira)
Amanhã arrebatarei uma besta [projeto] — Daniel Silvestre da Silva (orientação de Mário Bismarck)
Deambulações na imagem – Fotogramas de um processo de impressão [dissertação] — Sara Grilo (orientação de Vítor Martins)
Desenho de uma acção – Instrução, realização, documentação [projeto] — Tânia Ramalho (orientação de Paulo Luís Almeida)
Desenho: A imagem do conhecimento – As estratégias do desenho taxonómico enquanto mediadoras da nossa relação com o mundo [dissertação] — Manuel Alves (orientação de Mário Bismarck)
Entre a impressão e a desaparição – Implicações conceptuais na mediação de superfícies [projeto] — Joana Pereira (orientação de Graciela Machado)
Modos disciplinares – um sistema de migrações entre as artes. Alguns casos de estudo [dissertação] — Helena Menino (orientação de Miguel Leal)
Narrativas do Desenho – A palavra e a imagem no diário gráfico [Projeto] — Ana Cardoso (orientação de Paulo Luís Almeida)
O desenho como processo infiltrado em acções do quotidiano [projeto] — Marlene Vinha. (orientação de Paulo Luís Almeida)
Revestir – azulejos de papel. A gravura como estratégia de intervenção socioeducativa [projeto] — Walter Almeida (orientação de Graciela Machado)
Território (i)maculado – Apropriação de lugares interiores no espaço Corpus Christi, Gaia [projeto] — Ana Abreu Santos (orientação de Paulo Luís Almeida)
2008
A função coreográfica do desenho – análise e experimentação dos modos de representação do acto performativo [dissertação] — Lara Soares (orientação de Paulo Luís Almeida)
Desenho de interstícios urbanos – Análise e experimentação de modelos de representação no beco de Passos Manuel e no Passeio do Leal, na cidade do Porto [dissertação] — Rui Neto (orientação de Paulo Luís Almeida)
Gesto: a repetição e o inefável no desenho [dissertação] — Maria do Rosário Forjaz (orientação de Lino Cabezas)
Norma e desvio no desenho do projecto – Hipótese de uma retórica da imagem na arquitectura [dissertação] — Manuel Estevão Ferreira (orientação de Vítor Silva)
Num simples virar de página – Ilustração para a infância como forma de acesso à narrativa [dissertação] — Gabriela Sotto Mayor (orientação de Ana Margarida Ramos)
Riso e violência nas práticas artísticas do desenho – Os mecanismos desviantes da caricatura [dissertação] — Mário Vitória (orientação de Paulo Luís Almeida)
2006
Anti-ergonomias: Do passado à actualidade – O percurso das configurações do corpo [dissertação] — Benedita Kendall (orientação de Fátima Lambert)
Auto-representações e a presença do outro – o múltiplo [dissertação] — Joana Paradinha Ribeiro (orientação de Vítor Martins)
Desenho e palavra – Notas sobre a sua relação [dissertação] — Emílio Remelhe (orientação de Mário Bismarck)
Fotografia nas técnicas de impressão – Manipulação de uma realidade aparente [dissertação] — Joana Neves Teixeira (orientação de Vítor Martins)
Livros de Artista e Desenho – Das confluências históricas às práticas e funções na arte contemporânea [dissertação] — Maria Jorge Pereira (orientação de Heitor Alvelos)
Mancha e processo criativo de desenho [dissertação] — Lino Silva (orientação de Mário Bismarck)
Mover pelo Desenho – Sobre uma experiência de desenho no espaço/paisagem [dissertação] — Miguel Bandeira Duarte (orientação de Joana Pimentel)
O desenho como substituto do objecto – Descrição científica nas imagens do desenho de materiais arqueológicos [dissertação] — Luís Lima (orientação de Mário Bismarck)
O Desenho instalado – O lugar como origem e fim de um processo gráfico [dissertação] — Regina Lamares (orientação de Gabriela Vaz)
O desenho na formação do arquitecto – Análise do processo de ensino nas Faculdades de Lisboa e Porto [dissertação] — Teresa Pais (orientação de Domingos Tavares)
O espaço, a matéria e o desenho – Os suportes do desenho [dissertação] — Maria Cristina Guise Pinheiro (orientação de Joaquim Pinto Vieiro)