Avançar para conteúdo principal

O que Investigamos - Áreas de I&D

As áreas de investigação e desenvolvimento da U.Porto representam um pilar fundamental na consolidação de um sistema científico moderno e competitivo, que responde aos principais desafios globais.

As diversas equipas do ecossistema de I&D da U.Porto concentram a sua atividade em áreas científicas alinhadas com os 6 domínios listados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), demonstrando a elevada interdisciplinaridade da comunidade de investigação da U.Porto.

Áreas de I&D na Universidade do Porto

Artes e Humanidades (9 unidades de investigação)

Ciências da Engenharia e Tecnologias (10 unidades de investigação)

Ciências da Saúde (8 unidades de investigação)

Ciências Exatas (7 unidades de investigação)

Ciências Naturais (6 unidades de investigação)

Ciências Sociais (8 unidades de investigação)

Cada área de investigação da U.Porto agrega massa crítica de qualidade e infraestruturas modernas que possibilitam uma produção científica de excelência, tendo por base as Unidades de I&D e os institutos de investigação associados que compõem o ecossistema da Universidade.

As áreas de investigação da U.Porto reúnem equipas que promovem a interdisciplinaridade e que estão comprometidas em providenciar respostas para os principais desafios globais e societais, em sintonia com as prioridades que advêm dos programas de desenvolvimento europeus, especialmente o programa de investigação e inovação Horizonte Europa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Do total dos 17 ODS, a investigação do ecossistema U.Porto encontra-se mais fortemente alinhada com os seguintes objetivos:

• ODS 9 - Indústria, inovação e infraestruturas;
  • ODS 3 - Saúde de qualidade;
  • ODS 4 - Educação de qualidade;
  • ODS 13 - Ação Climática;
  • ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis.

O alinhamento com os ODS demonstra o compromisso da U.Porto não só com a promoção dos princípios de desenvolvimento sustentável através do ensino, investigação e inovação, mas também com a incorporação destes princípios nos planos estratégicos da Universidade.