Avançar para conteúdo principal

Estudantes Internacionais - Candidatura a Ciclo de Estudos

Ao optares por completar um ciclo de estudos na U.Porto, estás a embarcar numa experiência de vida única, que te vai abrir portas em qualquer parte do mundo.

Vamos ajudar-te a encontrar o teu caminho até à melhor universidade portuguesa. Mas antes, é importante que saibas que o processo de candidatura à Universidade do Porto depende da tua nacionalidade e do tipo de curso / ciclo de estudos que pretendes frequentar.

Diz-nos quem és e nós apontamos-te o caminho!

Estudante Nacional ou Equiparado
  • Tens nacionalidade portuguesa ou de outro país da União Europeia (UE);
  • Tens dupla nacionalidade – de um Estado-membro da UE (que não Portugal) e de um Estado extracomunitário (ex.: Brasil) – e optas pela primeira no momento da candidatura;
  • Resides há mais de dois anos em Portugal, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendes ingressar no ensino superior (não conta para este efeito o tempo de residência com visto de estudos);
  • És familiar de portugueses ou de nacionais de um Estado-membro da UE, independentemente da tua nacionalidade.
  • Os teus pais residem em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que tu pretendes ingressar no ensino superior (não conta para este efeito o tempo de residência com visto de estudos);
  • És beneficiário, em 1 de janeiro do ano em que pretendes ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado português e o Estado de que és nacional.
  • Estás a frequentar uma instituição de ensino superior portuguesa ao abrigo de um programa de mobilidade ou acordo de intercâmbio.
Estudante Internacional
  • Não tens nacionalidade portuguesa ou de outro país da União Europeia (UE);
  • Tens dupla nacionalidade – de um Estado-membro da UE (que não Portugal) e de um Estado extracomunitário (ex.: Brasil) – e optas pela segunda no momento da candidatura;
  • Não resides há pelo menos dois anos em Portugal, nem os teus pais, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendes ingressar no ensino superior.