Skip links

Guia do estudante

A U.Porto é a melhor universidade portuguesa!

1.º lugar em Portugal no QS World Ranking 2021

3
3
POLOS
14
14
FACULDADES
+
2400
2400
DOCENTES E INVESTIGADORES
+
32.000
32.000
ESTUDANTES INSCRITOS
+
6000
6000
ESTUDANTES E INVESTIGADORES INTERNACIONAIS
48
48
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO

COMO TUDO FUNCIONA?

O ano letivo na vida universitária divide-se em dois semestres: o 1.º entre setembro e fevereiro e o 2.º entre fevereiro e julho. Há períodos de interrupções no Natal, no Carnaval na Páscoa e na semana não letiva, em maio, de acordo com o calendário académico.
Para saberes como é ser estudante universitário, deixamos-te aqui algumas perguntas e respostas importantes para ti!

Como são as aulas na faculdade?

Dependendo de cada caso, poderás ter aulas teóricas e/ou práticas, em formato presencial ou online. Os docentes estarão disponíveis para te apoiar sempre que precisares, através das várias ferramentas, especialmente através das plataformas digitais.
Há casos em que poderá ser necessário o recurso a livros e obras de apoio ao estudo (que poderás também aceder nas bibliotecas) e, noutras situações, os docentes partilharão o material necessário.

Como vou saber as minhas “cadeiras”? Quando é que tenho opcionais?

“Cadeiras” é o nome pelo qual todos os estudantes conhecem as Unidades Curriculares. São as disciplinas que vais ter ao longo de todo o curso, sabendo que, consoante cada caso, poderão existir as opcionais e as obrigatórias. Em cada novo ano letivo, quanto fizeres a matrícula (nos casos em que se aplicar), poderás escolher as unidades curriculares entre a lista disponível. Enquanto estudante da U.Porto poderás também ter acesso às INOVPED.

Como são as avaliações?

Existem várias modalidades de avaliação. As mais comuns são o modelo “avaliação contínua ou distribuída” ou o conhecido modelo de “exame final”. Dentro do primeiro cenário, existem várias possibilidades que incluem trabalhos, projetos, relatórios, trabalho laboratorial, participação nas aulas, testes, entre outros. No caso dos exames, existem duas épocas de avaliação, uma em cada semestre, que decorrem depois do final das aulas. Nesta situação, existe a “época normal” e a “época de recurso”, podendo existir uma melhoria de nota ou a escolha em qual dos momentos queres fazer o exame. Há também a “época especial”, um período extraordinário para a conclusão do curso ou para estudantes que estão abrangidos neste regime.

O que são os créditos? Por que motivo são importantes?

São uma espécie de “valor” da unidade curricular. Por ano, existe um número máximo e mínimo de créditos nos quais podes estar inscrito(a). No teu curso, terás unidades curriculares a valer mais créditos do que outras e isso terá influência na média final de conclusão do ciclo de estudos.

E os horários, como são?

Depende! Terás toda a informação disponível no site da faculdade, com os teus acessos de estudante. Nalguns casos, os horários de algumas aulas podem ser diferentes dos teus colegas, se te tiveres inscrito em disciplinas distintas. Tudo será organizado para conseguires gerir o teu tempo.

Como recebo avisos e informações importantes?

Todas as informações sobre o teu curso podem ser consultadas no site da tua faculdade. Enquanto estudante da U.Porto, tens uma página pessoal no sistema informático Sigarra, que te permite monitorizar todas as informações, desde avisos da faculdade ou da Reitoria, acesso a plataformas de ensino, publicação das notas, pagamento de propinas, entre muitos outros. Tens também um e-mail institucional que aconselhamos que consultes com frequência!

Acção social

BOLSAS DE ESTUDO

Para quem?
Disponível para estudantes de licenciatura, mestrado ou mestrado integrado economicamente carenciados,de acordo com as condições estabelecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Quanto é?
A bolsa de estudo corresponde a um ano letivo completo, de 10 prestações mensais, para comparticipação nos encargos com a frequência do ensino superior.

Quando te podes candidatar?
As datas serão publicadas no site da DGES.

Como te podes candidatar?
DGES.GOV.PT

RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS

9 residências universitárias exclusivas para estudantes da Universidade do Porto. Mais de 1000 camas.

Onde?
Estes espaços estão espalhados pela cidade do Porto, com localizações próximas das faculdades.

Para quem?
Estudantes que, pelas suas condições socioeconómicas e pela distância da residência do agregado familiar, necessitem de alojamento.

Candidaturas online via SASUP: https://sas.up.pt

SAÚDE

Para quem?
Todos os membros da comunidade académica

O que está disponível?
Consultas (online ou presenciais) de Clínica Geral;Ginecologia/Obstetrícia; Psiquiatria;Psicologia; Medicina Dentária; Nutrição; Saúde Sexual: Sexologia Clínica, Gênero e Sexualidades; outras especialidades (sujeitas a marcação prévia de consulta de Clínica Geral).

Marcações de consulta

Alimentação

11
Cantinas
6
snack-bares
1
Restaurante
1
Grill

Onde?
Nos três polos da Universidade do Porto, seja para almoçar, lanchar ou jantar, podes escolher entre cantinas, snack-bares ou restaurantes disponíveis.

Como funciona?
A escolha é tua: peixe, carne, vegetariano ou vegan… Todas as refeições completas têm um custo de 2,70€ e necessitas do teu cartão de estudante para aceder às cantinas.

Desporto

Desde as atividades gratuitas, aos grupos de corrida, à prática de natação, musculação, yoga, passando pelo desporto adaptado e outras modalidades em equipa… Escolhe o que mais gostas, mas mantém-se ativo(a)!

+ 30 modalidades de fitness

Salas de fitness

Pavilhões

Campos relvados

+ 40 modalidades de competição

Ginásios

Court de Ténis

Queres vestir a camisola da U.Porto?

Se és atleta, ou desejas ser, há um conjunto de modalidades pelas quais podes participar nos campeonatos nacionais e internacionais universitários. Do andebol, ao badmington, futebol, basquetebol, remo, bodyboard, ténis, padle e muito mais… Podes participar nas equipas geridas pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP) ou naquelas que a tua associação de estudantes organiza.

Treinos ou aulas?

Cardio, combat, musculação, pilates, zumba… Já estás cheio(a) de energia? Na Universidade do Porto podes ter acesso aos ginásios do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP), a preços especiais. Terás acesso ilimitado à sala de musculação, atividades aquáticas, e aulas de grupo (online ou presenciais).

Links de interesse:

Um login, todos os acessos

Desde que te matriculaste na U.Porto, tens acesso a um utilizador e password individual, que te permite aceder a vários recursos.

E-mail institucional

Para receber informações, acesso à área de aluno para avisos, notas, pagamentos de propinas, etc

Wi-Fi – EDUROAM

Utiliza a rede de wi-fi “eduroam” através dos teus dados de estudante. Esta ligação de internet está disponível em mais de 100 países.

Ferramentas gratuitas

Faz download de softwares relevantes como “Google for Education”, “Microsoft Office 365”, de forma gratuita.

Cartão U.Porto

O Cartão de Estudante é relevante em vários contextos: impressões, acesso a parques de estacionamento e a edifícios, empréstimos de livros, entre outros.

Impressão

Podes utilizar os serviços de impressão, digitalização ou cópia num regime ‘self service’, através das máquinas espalhadas pelas faculdades.

Helpdesk

A nossa equipa pode dar-te apoio na resolução de problemas informáticos.

Tudo o que precisas para o estudo

14 bibliotecas disponíveis em todas as faculdades

Biblioteca virtual disponível em qualquer lugar

2 e-learning cafés

Salas de estudo

Acesso a publicações internacionais de referência

DA U.PORTO PARA O MUNDO

Europa? Ásia? Américas? Enquanto estudante da U.Porto, terás oportunidade de participar em programas de mobilidade internacional de seis ou doze meses.
Para te candidatares aos programas – como o conhecido Erasmus+ – terás de contactar os serviços de relações internacionais da tua faculdade.
A Universidade do Porto faz parte da EUGLOH, uma aliança europeia composta por cinco instituições de ensino superior internacionais (de França, Alemanha, Suécia e Hungria). A partir deste “supercampus” europeu, podes fazer troca de experiências, cursos em conjunto, participar em estágios e muito mais.

Sabe tudo aqui – link para www.international.up.pt

ASSOCIAÇÕES, GRUPOS E VOLUNTARIADO

A tua vida académica faz-se também dos projetos paralelos em que poderás estar envolvido(a). Sejam ligadas à associação de estudantes ou parceiras da U.Porto, existem centenas de atividades:

  • Grupos na área da cultura e artes desde teatro danças corais até às tunas ou fado académico;
    Associações ativistas na área do ambiente e sustentabilidade;
  • Projetos interventivos na igualdade de género e direitos humanos;
  • Sociedades de debates mais ou menos ligados à política;
  • Projetos de voluntariado criados ou associados à U.Porto de apoio a idosos, crianças, animais entre muitos outros.

Fala com a tua associação de estudantes ou contacta-nos através do e-mail [email protected]

A tua dedicação é reconhecida

A tua participação em projetos de voluntariado pode constar num Suplemento ao Diploma, emitido quando terminares o curso, reconhecendo que tiveste um papel importante no trabalho desenvolvido.

CULTURA, CIÊNCIA E A VIDA NA CIDADE

Entre museus, exposições, concertos, cinema, congressos científicos, terás acesso a atividades únicas nos espaços da Universidade. A Universidade une-se à cidade, numa mistura de história e tradição.

Cultura e arte pelos corredores da Universidade

Casa Comum

Jardim Botânico do Porto

Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto

Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Hey! I am first heading line feel free to change me

Esta é uma fase totalmente nova para ti e, por isso, temos vários serviços que te podem ajudar a percorrer um dos caminhos mais importantes da tua vida!

NÃO PERCAS AS NOVIDADES

Acompanha tudo o que se passa sobre a Universidade do Porto em: