Skip links

Entrei na U.PORTO. E agora?

Assim que souberes que entraste na U.Porto, terás de fazer a matrícula. A partir daí, farás parte da universidade preferida dos estudantes portugueses e uma das 150 melhores universidades europeias.

E para começar, deixamos-te abaixo algumas informações que te vão ser úteis nestes primeiros tempos na Universidade (e não só). 

As matrículas decorrem inteiramente online, entre as 10h00 de 27 de setembro (segunda-feira) e as 15h00 de 1 de outubro (sexta-feira), no site www.up.pt/matriculas.

As atividades letivas serão prioritariamente realizadas em regime presencial, ainda que parte dos horários possa desenvolver-se na modalidade de ensino à distância, de acordo com as especificidades de cada curso. Deverás sempre consultar o site da tua faculdade e confirmar os horários depois de te matriculares.

O teu e-mail institucional é um dos canais de comunicação mais importantes!

É através dele que a U.Porto comunica contigo, com o envio de informações, convites para eventos e iniciativas, e muito mais! Aconselhamos, por isso, que verifiques o acesso ao e-mail institucional depois de te matriculares.

O serviço de email para os novos estudantes está disponível na plataforma Office365 da Microsoft.

Os passos para aceder ao e-mail são simples:

  1. Define a sua senha de acesso em up.pt/matriculas (poderás fazê-lo mesmo que tenhas já realizado a matrícula);
  2. Acede a https://webmail.edu.up.pt;
  3. Efetua o login com os seguintes dados:

Username > up[NÚMERO_DE_ESTUDANTE]@up.pt
Senha> a senha que definiste em www.up.pt/matriculas
Podes ver instruções detalhadas no portal de serviços IT aqui.

Algumas notas

Se não ainda concluíste o passo de definição de senha no processo de matrícula, deverás retomá-lo em www.up.pt/matriculas. Aqui, deverás concluir a definição de senha para poderes ter acesso a todos os serviços disponibilizados pela Universidade, incluindo o e-mail.

Em alternativa a www.up.pt/matriculas, podes aceder diretamente ao endereço https://self-id.up.pt/password  e efetuar a alteração de senha. Precisas de te autenticar com o novo username e senha com que acedes ao site www.up.pt/matriculas.

Muito importante!

A definição de uma nova password tem algumas regras. A tua password não pode ter partes do teu nome e/ou número mecanográfico (nº de estudante).

Caso não cumpras os critérios de definição de senha, esta não funcionará corretamente.

A alteração da senha é habitualmente rápida, mas em situações de elevado volume de pedidos pode demorar algum tempo a ter efeito. Aguarda algum tempo antes de tentares novamente.

Caso tenhas procedido à troca da senha recentemente, e ela contenha partes do nome/nº estudante, deves aceder ao endereço https://self-id.up.pt/password e efetuar uma nova alteração de senha. Lembra-te sempre dos critérios de segurança!

Se, mesmo passadas algumas horas, continuares com problemas no acesso, pedimos que reportes a situação para [email protected] com a seguinte informação:

Nome:
Número de estudante/login:
Email Institucional:
Contacto telefónico:
Descrição do problema:

Sim. Apesar de este ser um ano “especial”, a Universidade do Porto e a tua faculdade não vão deixar de te receber como mereces! Mantém-te atento às novidades publicadas neste site e no site da tua faculdade!

Enquanto novo estudante da U.Porto, tens também ao teu dispor um conjunto de ferramentas para facilitar a tua integração na cidade e na Universidade. Assim, e logo à chegada, tens acesso a vários organismos que, a nível central ou local (em cada faculdade), asseguram a resposta imediata às tuas necessidades (alojamento, informações práticas sobre a Universidade, vida académica, etc.). E porque não teres o teu próprio Mentor (estudante mais velho) para te apresentar a Universidade e acompanhar-te durante o ano!?

Habitualmente, o ano letivo na U.Porto tem início em meados de setembro e encerra no final de julho do ano seguinte. Este ano, excecionalmente, as aulas do primeiro ano de licenciaturas e mestrados integrados arrancam a 6 de outubro na generalidade das faculdades. Podes encontrar as todas as datas a reter do ano académico em curso no calendário escolar da U.Porto. Para informações mais específicas, consulta o calendário da tua faculdade.

Os Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) atribuem, anualmente, bolsas de estudo a estudantes inscritos nas licenciaturas, mestrados integrados e mestrados da U.Porto, que demonstrem ser economicamente carenciados. Para mais informações, contacta os SASUP e/ou consulta o site da DGES, onde encontrarás toda a informação necessária sobre o processo de candidatura.

Se estás abrangido pelo Estatuto de Estudante Internacional, não podes beneficiar deste apoio. Em alternativa, podes aproveitar outras oportunidades de financiamento promovidas pela U.Porto e por instituições externas, entidades governamentais, ou instituições parceiras da Universidade.

A Universidade atribui ainda bolsas de mérito aos estudantes com melhores resultados académicos.

Se estás longe de casa, a U.Porto coloca ao teu dispor nove residências universitárias dispersas por todo o campus, e com capacidade para acolher cerca de 1100 estudantes de licenciaturas, mestrados ou mestrados integrados. No processo de candidatura, é dada preferência a estudantes bolseiros dos Serviços de Ação Social da U.Porto.

Para mais informações sobre alojamento na U.Porto, contacta os SASUP ou os serviços de apoio ao estudante da tua faculdade.

A Universidade dispõe de uma rede alargada de cantinas, restaurantes, snack-bares e grill – gerida pelos nossos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) – que te permite usufruir de refeições saudáveis, de qualidade, a preços acessíveis, em qualquer um dos polos da Universidade.

Podes… e deves! Da natação ao ténis, passando por um programa de fitness diversificado ou pelo desporto adaptado. Na piscina ou em pavilhões modernos e, a partir deste ano, também no renovado Estádio Universitário do Porto. E sempre com o apoio de técnicos qualificados. A Universidade desafia-te a manteres a forma através de um conjunto alargado de atividades e infraestruturas desportivas abertas a toda a comunidade académica. E porque não uns passeios nas nossas U.Bike’s?

De resto, não é por acaso que a U.Porto domina desde há vários anos o panorama do desporto universitário em Portugal. Se queres juntar-te às nossas equipas, ou simplesmente praticar desporto de forma descomprometida, aproveita!

Para mais informações sobre a oferta desportiva promovida pela Universidade, contacta o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

O Cartão U.Porto é o teu “BI” académico! Com ele, podes aceder a várias funcionalidades só ao alcance da comunidade U.Porto, mas também a vários descontos em serviços prestados por entidades parceiras da Universidade. Descobre mais aqui

Pergunta errada! A questão que deves colocar-te é: O que não podes fazer? Integrada numa cidade com uma vida académica intensa, a U.Porto garante a melhor experiência estudantil dentro e fora da sala de aula. Pratica desporto com os melhores atletas universitários do país, junta-te aos grupos do Orfeão ou do Teatro Universitário ou outros grupos culturais que existam na tua faculdade, ou segue o exemplo dos mais de 1000 estudantes que participam nas ações de voluntariado patrocinadas pela Universidade. Não deixes também de visitar os nossos museus e de participar nos eventos promovidos pela tua associação de estudantes. No que depender de nós, não te vão faltar oportunidades de viver a Universidade de forma plena e inesquecível!

Sim. Enquanto estudante da U.Porto, tens acesso a consultas gratuitas nas áreas de Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Psiquiatria e Psicologia, entre outras especialidades. A Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP) disponibiliza também consultas de Medicina Dentária a preços especiais para estudantes.

Para mais informações (horários, marcações, preços, etc.), contacta o Gabinete de Apoio Médico e Psicológico dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP).

Europa? Ásia? Américas? Enquanto estudante da U.Porto, tens a oportunidade de participar em vários programas de mobilidade internacional – como o conhecido Erasmus+ – de curta ou longa duração. Para te candidatares, deves contactar os serviços de relações internacionais da tua faculdade.
Ah, sabias que a U.Porto faz parte de uma das primeiras “alianças” de universidades da Europa, juntamente com a Universidade de Lund (Suécia), a Ludwig-Maximilians-Universität München (Alemanha), a Universidade de Szeged (Hungria) e a Université Paris-Saclay (França)!? Chama-se EUGLOH – European University for Global Health e dá-te a oportunidade de contactar com estudantes, professores e investigadores das cinco universidades, participar em projetos de mobilidade – física, virtual ou blended, de curta ou longa duração -investigação e programas de formação.

Sim, e não é preciso quereres seguir uma carreira científica para o fazeres. Enquanto Universidade de Investigação, a U.Porto dá-te a possibilidade de explorar o universo da investigação desde a pré-graduação até aos mais elevados níveis de pós-graduação. Na prática, isso é feito através de um ensino altamente voltado para a experimentação e para a produção de conhecimento, muitas vezes em articulação com alguns dos mais conceituados centros de investigação portugueses.

Todos os anos, tens também a oportunidade de mostrar os teus trabalhos no encontro anual do IJUP – Investigação Jovem da U.Porto, um evento especialmente orientado para revelar e promover os jovens investigadores da Universidade.

Podes esclarecer todas as dúvidas relacionadas com o teu percurso académico junto dos serviços académicos da tua faculdade. Para informações mais genéricas, podes também entrar em contacto com a unidade de Formação e Organização Académica (FOA) da Reitoria da Universidade do Porto, através do endereço [email protected] ou do telefone (+351) 22 040 80 81.

O ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é um instrumento usado para avaliar o volume de trabalho que desenvolves numa unidade curricular do teu curso, facilitando o reconhecimento do teu trajeto académico em Portugal e no resto da Europa.

Na U.Porto, um crédito ECTS corresponde a 27 horas de trabalho do estudante (aulas, sessões de orientação tutorial, estágios, trabalhos, etc.). Descobre no Glossário Académico da U.Porto o significado deste e de outros termos que te podem ser úteis.

180 a 240 créditos ECTS (6 a 8 semestres letivos)

300 a 360 créditos ECTS (10 a 12 semestres letivos)

90 a 120 créditos ECTS (3 a 4 semestres letivos)

180 a 240 créditos ECTS (6 a 8 semestres letivos)

0 a 30 créditos ECTS: cursos livres e de formação contínua; a partir de 30 créditos ECTS: cursos de especialização e estudos avançados

Enquanto estudante da U.Porto, tens acesso a um conjunto de estruturas de apoio ao estudo. Explora o conhecimento disperso pela nossa rede de bibliotecas; conhece os nossos laboratórios; usa e abusa das salas de estudo e de informática da tua escola.

Em qualquer ponto do campus, podes igualmente aceder à rede Eduroam de forma gratuita, bem como usufruir de muitos outros serviços IT. Na U.Porto tens também disponíveis plataformas de e-Learning, bem como dois E-Learning Cafés (da Asprela e do Jardim Botânico) onde podes estudar e conviver com colegas de toda a Universidade… No que depender de nós, não faltarão condições para que tenhas sucesso!

O Provedor do Estudante da U.Porto é uma figura que tem como missão promover o diálogo entre os estudantes e os docentes, funcionários e órgãos de gestão da Universidade.

Tens algum problema ou queixa que não consegues resolver no quadro da tua faculdade? Estamos disponíveis para te receber, ouvir e ajudar. Marca a tua visita previamente.

Sim. Dos edifícios das nossas escolas e centros de investigação às bibliotecas, passando pelos recursos online disponibilizados em múltiplos formatos, a U.Porto orgulha-se de ser uma universidade inclusiva e acessível a todos os estudantes.

A pensar nisso, a Universidade do Porto conta com um Núcleo de Apoio à Inclusão, disponível para apoiar em qualquer situação.