O ativismo climático na imprensa portuguesa

O caso do jornal PÚBLICO

Autores

  • Cláudia Almeida Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi62.476

Palavras-chave:

alterações climáticas, ativismo climático, crise climática, imprensa portuguesa, movimento social pelo clima

Resumo

Nos últimos anos, o movimento social pelo clima português tem vindo a afirmar-se progressivamente no espaço político e mediático. A cobertura mediática é um objetivo intencional procurado pelos movimentos sociais, especialmente devido à sua influência nas representações que permeiam o pensamento coletivo. Devido ao poder que os media têm na criação e consolidação de representações sociais, e face ao conhecimento limitado sobre a cobertura mediática do ativismo climático em contexto nacional, este estudo teve como objetivo avaliar as representações e a contextualização dos ativistas pelo clima na imprensa. Para isto, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa da evolução da cobertura do ativismo climático, dos perfis de representação dos ativistas, e de alguns indicadores de (des)legitimação, tais como os diretamente associados ao paradigma do protesto — nomeadamente a autorrepresentação e o recurso a declarações de figuras de autoridade. A análise de 175 artigos publicados online no jornal PÚBLICO revelou um enquadramento preferencial do ativista, o qual tem frequentemente oportunidade de autorrepresentação. Adicionalmente, e ao contrário do que foi descrito por estudos internacionais, o jornal atribuiu exclusivamente perfis de representação negativa a ativistas estrangeiros e os dados revelaram uma predominância do perfil estudante-ativista, em detrimento de enquadramentos que salientam o incómodo causado pelos ativistas.

 

Recebido: 3/2/2022

Aceite: 13/6/2022

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bacon, Wendy, & Nash, Chris (2012). Playing the media game: The relative (in)visibility of coal industry interests in media reporting of coal as a climate change issue in Australia. Journalism Studies, 13(2), 243-258. https://doi.org/10.1080/1461670X.2011.646401

Bergman, Noam (2014). Climate change and public discourse of climate change in the UK. Carbon Management, 5(4), 339-348. http://dx.doi.org/10.1080/17583004.2014.995407

Campos, Ricardo, Pereira, Inês, & Simões, José Alberto (2016). Ativismo digital em Portugal: Um estudo exploratório. Sociologia, Problemas e Práticas, 82, 27-47. https://doi.org/10.7458/SPP2016826977

Cardoso, Gustavo (2006). Os media na sociedade em rede. Fundação Calouste Gulbenkian.

Carmichael, Jason, & Brulle, Robert (2017). Elite cues, media coverage and public concern: An integrated path analysis of public opinion on climate change, 2001-2013. Environmental Politics, 26(2), 232-252. https://doi.org/10.1080/09644016.2016.1263433

Carvalho, Anabela (2011). As alterações climáticas, os media e os cidadãos. Grácio Editor.

Carvalho, António, & Ferreira, Vera (2022). Climate crisis, neoliberal environmentalism and the self: The case of “inner transition.” Social Movement Studies. https://doi.org/10.1080/14742837.2022.2070740

Chan, Joseph, & Lee, Chin Chuan (1984). Journalistic paradigms on civil protests: A case study in Hong Kong. In Andrew Arno & Wimal Dissanayake (Eds.), The news media in national and international conflict (pp. 183-202). Boulder.

Delina, Laurence, Diesendorf, Mark, & Merson, John (2014). Strengthening the climate action movement: Strategies from histories. Carbon Management, 5(4), 397-409. https://doi.org/10.1080/17583004.2015.1005396

Feldman, Laurent, & Hart, P. Sol (2016). Using political efficacy messages to increase climate activism: The mediating role of emotions. Science Communication, 38(1), 114-125. https://doi.org/10.1177/1075547015617941

Feldman, Laurent, Marbach, Edward, Roser-Renouf, Connie, & Leiserowitz, Anthony (2012). Climate on cable: The nature and impact of global warming coverage on Fox News, CNN and MSNBC. The International Journal of Press/Politics, 17(1), 3-31. https://doi.org/10.1177/1940161211425410

Felice, Massimo di (2018). Net-ativismo: Da ação social para o ato conectivo. Paulus Editora.

Gamson, William, & Wolfsfeld, Gadi (1993). Movements and media as interacting systems. Annals of the American Academy of Political and Social Science, 528, 114-125. https://doi.org/10.1177/0002716293528001009

Gavin, Neil (2010). Pressure group direct action on climate change: The role of the media and the web in Britain. A case study. The British Journal of Politics and International Relations, 12(3), 459-475.

Horta, Ana, Carvalho, Anabela, & Schmidt, Luísa (2017). The hegemony of global politics: News coverage of climate change in a small country. Society & Natural Resources, 30(10), 1246-1260. https://doi.org/10.1080/08941920.2017.1295497

Intergovernmental Panel on Climate Change. (2021). Climate change 2021: The physical science basis. Working group I contribution to the sixth assessment report of the intergovernmental panel on climate change. Cambridge University Press. doi:10.1017/9781009157896

Jiménez-Gómez, Isidro, & Martín-Sosa-Rodríguez, Samuel (2021). European press coverage of cities’ adaptation to heatwaves and climate change. Revista Mediterránea de Comunicación, 12(1), 45. https://doi.org/10.14198/medcom000024

Johnston, Hank (2014). What is a social movement? Polity Press.

Kowasch, Matthias, Cruz, Joana, Reis, Pedro, Gericke, Niklas, & Kicker, Katharina (2021). Climate youth activism initiatives: Motivations and aims, and the potential to integrate climate activism into ESD and transformative learning. Sustainability, 13(21), 11581. https://doi.org/10.3390/su132111581

Lee, Francis (2014). Triggering the protest paradigm: Examining factors affecting news coverage of protests. International Journal of Communication, 8, 2725-2746. https://doi.org/10.1177/1075547015617941

Lester, Libby, & Hutchins, Brett (2009). Power games: Environmental protest, news media and the internet. Media Culture and Society, 31(4), 579-595. https://doi.org/10.1177/0163443709335201

Reul, Robin, Paulussen, Steve, Raeijmaekers, Daniëlle, Steen, Laurens van der, & Maeseele, Pieter (2018). Professional journalistic routines and the protest paradigm: The Big Potato Swap in traditional and alternative media. Journalism, 19(7), 899-916. https://doi.org/10.1177/1464884916636170

Rosa, Gonçalo (2006). A Quercus nas notícias: Consolidação de uma fonte não oficial nas notícias de ambiente. Porto Editora.

Roser-Renouf, Connie, Maibach, Edward, Leiserowitz, Anthony, & Zhao, Xiaoquan (2014). The genesis of climate change activism: From key beliefs to political action. Climatic Change, 125, 163-178. https://doi.org/10.1007/s10584-014-1173-5

Porta, Donatella della & Diani, Mario (2006). Social movements: An introduction (2nd ed.) Blackwell.

Silverman, David (2001). Interpreting qualitative data: Methods for analysing talk, text and interaction. SAGE.

Sisco, Matthew, Pianta, Silvia, Weber, Elke, & Bosetti, Valentina (2021). Global climate marches sharply raise attention to climate change: Analysis of climate search behavior in 46 countries. Journal of Environmental Psychology, 75, 101596. https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2021.101596

Smith, William (2011). Civil disobedience and the public sphere. The Journal of Political Philosophy. 19(2), 145-166. https://doi.org/10.1111/j.1467-9760.2010.00365.x

Thomas, Amanda, Cretney, Raven, & Hayward, Bronwyn (2019). Climate strike 4 climate: Justice, emergency and citizenship. New Zealand Geographer, 75, 96-100. https://doi.org/10.1111/nzg.12229

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Almeida , C. . (2022). O ativismo climático na imprensa portuguesa: O caso do jornal PÚBLICO. Educação, Sociedade & Culturas, (62), 1–23. https://doi.org/10.24840/esc.vi62.476