III Encontro Mentoria U.Porto – Mentoria em Festa!

No dia 27 de abril realizou-se o III Encontro do Programa Transversal de Mentoria Interpares da U.Porto, nos jardins da Faculdade de Desporto (FADEUP), com o mote: Mentoria em Festa!

O Encontro da Mentoria U.Porto marca a terceira edição desta atividade que anualmente está  incluída no calendário do Programa. O I Encontro da Mentoria realizou-se no dia 10 de fevereiro de 2020, no Auditório da Faculdade de Engenharia (FEUP), para celebrar o sucesso desta iniciativa pioneira, que em seu primeiro ano de implementação envolveu cerca de 2500 estudantes. Já o II Encontro da Mentoria U.Porto, marcado pela pandemia, decorreu online, no dia 29 de abril de 2021 e teve como mote – “Obrigado, Mentores U.Porto”, em que mentorados de diferentes Unidades Orgânicas partilharam os seus testemunhos sobre a Mentoria e foram apresentados alguns dados, refletindo a grande adesão ao Programa.

O III Encontro, conjugado com o culminar de um ciclo de 3 anos do Programa e com a melhoria do cenário pandémico que dificultou em demasia os processos de integração dos estudantes na Universidade, teve como mote uma celebração em grande festa. Para além de criar um ambiente informal e festivo, de integração social, convívio e intercâmbio cultural, este Encontro teve como objetivos, ainda, envolver os mentores e mentorados na dinamização de atividades diversas e potenciadoras do desenvolvimento de competências relacionais e transversais e possibilitar um ambiente de partilha entre mentores, mentorados, docentes e toda a comunidade académica da várias Unidades Orgânicas.

Na abertura do Encontro ouvimos algumas palavras do Professor José Manuel de Oliveira – subdiretor da FADEUP, da Professora Teresa Medina – presidente da Comissão Científico-Pedagógica da Mentoria U.Porto e do Professor José Castro Lopes – Vice-Reitor da U.Porto responsável pelos pelouros da Formação, Organização Académica e Ação Social, Saúde e Bem-Estar e pela coordenação geral do Programa de Mentoria.

Num ambiente muito descontraído, com a presença de estudantes, docentes e técnicos, realizou-se um piquenique, com direito a bolo de comemoração dos 3 anos do Programa de Mentoria e muitas atividades, como aula de zumba e jogos tradicionais. Nos momentos musicais ouvimos a estudante Bia Gonçalves e a Tuna Masculina da FADEUP. Em meio a tudo isso, foi sendo construído um Mural de equipa, interativo e dinamizada por mentoras da Faculdade de Belas-Artes.

Para mais conteúdos:

Confere imagens a seguir: