Notícias

II Encontro do Programa Transversal de Mentoria Interpares da U.Porto

No dia 29 de abril, decorreu o II Encontro do Programa Transversal de Mentoria Interpares da U.Porto, realizado em modo online, através do canal de Youtube da U.Porto e contou com a participação do Reitor da Universidade do Porto.

Com o mote “Obrigado, Mentores U.Porto”, mentorados de diferentes Unidades Orgânicas partilharam os seus testemunhos sobre a Mentoria e foram apresentados alguns dados que refletem a grande adesão ao Programa.

Na abertura do encontro, Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora da U.Porto e Coordenadora Geral Transversal do Programa de Mentoria, saudou mentores e mentorados pelo seu envolvimento e destacou a importância do Programa, por ser “integrador, valorizador de cada estudante, das suas particularidades, da sua dignidade, que pretende promover uma ágil integração na Universidade e, ao mesmo tempo, promover o seu sucesso”.

Salientando o crescimento exponencial do número de mentores e mentorados como “prova que [a Mentoria] é um Programa útil e importante para os novos estudantes”, a Vice-Reitora considerou os resultados do primeiro semestre deste ano, apresentados pela Comissão Científico Pedagógica, “muito animadores” e destacou a importância da adesão de quase todas as faculdades neste processo, bem como da colaboração de todos os docentes envolvidos.

Por se tratar de um Programa feito de estudantes e para estudantes e tendo em vista o mote do Encontro, a Vice-Reitora aproveitou para felicitar os mentorados, mas deixou, ainda, algumas especiais palavras de agradecimento ao mentores por terem abraçado este programa, por serem estudantes que “aceitaram com muita generosidade, com preocupação e atenção aos outros, dedicar o seu tempo para facilitar esta integração”.

A docente Isabel Ribeiro, elemento da Comissão Científico Pedagógica da Mentoria destacou a relação de proximidade dos docentes e dos estudantes envolvidos e a forte dimensão pedagógica e formativa. Apresentou, ainda, alguns números expressivos, como o aumento no ano letivo 2020-2021, em relação ao ano anterior, de cerca de 65% no número de mentorados e de 83% no número de mentores inscritos.

Na sequência, houve um momento de partilha dos mentorados de várias Unidades Orgânicas, com os mais diversos testemunhos acerca de suas vivências na Mentoria. Márcia Ferreira Lopes, da FCUP, afirmou: “os mentores se tornam mais do que meros apoios no nosso primeiro ano e sim, amigos e colegas para o futuro”, seguindo-se João Miguel Cunha Pinto, da FCNAUP, que disse que os mentores “são pessoas inovadoras, acreditam na partilha e na união, são sempre disponíveis, dão-nos uma sensação de inclusão, suporte” e que pretende ser mentor no próximo ano.

Francisca Mesquita, da FADEUP, disse que o “Programa é super educativo e muito bom para quem entra no primeiro ano da faculdade” e, na sequência, Vítor Hugo Costa, da FDUP, complementou, dizendo que “o fato dos mentores serem alunos que, recentemente, também estiveram no primeiro ano e, na maior parte dos casos, tiveram os mesmos professores, facilitou muito no aconselhamento aos mentorados, quer seja na inscrição nas avaliações distribuídas, no melhor método de estudo para alguma cadeira, no conhecimento do docente e da unidade curricular de uma maneira geral”.

Filipe Vareta, da FEUP, relatou que “no domínio académico, todo o apoio que nos oferecem é de grande importância para uma fase inicial de adaptação aos estudos” e Miguel Pereira, da FFUP adicionou que “não só pelas dicas dadas pelos mentores das unidades curriculares, mas, também, a nível emocional e a nível psicológico”.

Na sequência, Daniel Barbosa, da FLUP, contou que este ano “a dificuldade foi ainda maior”, mas que logo percebeu que os mentores estão sempre lá para ajudar: “além de darem recursos, como apontamentos, temos um apoio emocional e se tivermos dúvidas sobre o curso sempre podemos recorrer a eles”. Na perspetiva da Inês Oliveira Sousa, da FMUP, o  Programa é muito importante: “apresenta-nos as atividades que a faculdade tem e as oportunidades que temos, os nossos mentores estão sempre disponíveis para partilhar connosco materiais de estudo, feedbacks e perspetivas e, também, um pouco da sua experiência que é tão importante para nos sentirmos integrados”.

João Diogo Aveiro, da FMDUP, agradeceu pelo apoio dado por todos os mentores e afirmou que o Programa acaba por atribuir um acompanhamento personalizado para cada mentorado, diz ele: “por exemplo, a minha mentora está sempre disponível para tirar dúvidas e, acredito que é muito importante ter alguém com uma maior experiência e bagagem que está sempre disposto a nos ajudar”. E Miguel Paolino, da FPCEUP, complementou dizendo que a Mentoria teve um valor especial para ele: “eu sou do Brasil, estudante internacional, por isso, quando vim para cá eu vim sozinho, sem família e sem amigos e a minha mentora foi a minha primeira amiga e as atividades de convívio da Mentoria foram a minha primeira oportunidade de conhecer outras pessoas”.

 

O Encontro seguiu com a intervenção da presidente da Comissão Científico Pedagógica do Programa, professora Teresa Medina, que aproveitou a oportunidade para dizer que, neste difícil momento que estamos todos a viver em que é necessário o distanciamento físico, a Mentoria teve que inventar outros modos de relações, evidentes nos “laços e relações de  solidariedade que se criaram e fortaleceram, mesmo em tempos de pandemia, e que foram capazes de envolver todos os intervenientes”.

Mediante o fim do ano letivo que se aproxima, a professora Teresa Medina afirmou: “estamos certos que a Mentoria U.Porto crescerá ainda mais no próximo ano, continuando a contribuir para que  os percursos dos estudantes, desde o primeiro dia que entram na Universidade do Porto até ao dia em que terminam os seus cursos, sejam vividos em ambientes democráticos e de liberdade, atravessados por práticas solidárias e salutares de vivência académica, que assegurem, ao máximo, o respeito e a valorização da dignidade de todos e de cada um”. Reforçou, assim, o convite aos atuais mentorados e mentoradas para que possam assegurar, no próximo ano, este apoio aos novos estudantes que chegam, agora, na qualidade de mentores.

Ao final da sua intervenção, a Professora Teresa Medina deixou, ainda, umas palavras aos mentores que são também finalistas: “aos mentores que este ano vão terminar os seus ciclos de estudo e não vão continuar na UP desejamos as maiores felicidades na sua vida pessoal e profissional, certos de que a sua vivência da Mentoria U.Porto, os laços criados e as aprendizagens realizadas serão marcos muito importantes que os acompanharão ao longo das suas  vidas”.

No encerramento do Encontro, o Reitor ressaltou a disponibilidade e o entusiamo com que os estudantes se envolveram no Programa e agradeceu a todos os docentes pela orientação, supervisão e dedicação para que os objetivos da Mentoria sejam cumpridos. Em suas próprias palavras: “a partir de um convívio solidário, da partilha de experiências, do intercâmbio cultural e do apoio social, estamos a construir uma universidade mais humana, mais inclusiva e mais democrática”.

Partilhar