Aprendendo a democracia encontrando “o outro”

O potencial dos espaços públicos inclusivos na educação cívica

Authors

  • Gerrit Tiefenthal Bielefeld University, Bielefeld, Germany
  • Kevin Brandt Faculty of Society and Economics, Rhine-Waal University of Applied Sciences Kleve, Germany.

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi61.437

Keywords:

educação cívica, teoria da democracia, inclusão, participação

Abstract

Face às atuais crises (económica, social e de identidade-política), as sociedades (ocidentais) enfrentam múltiplos desafios como a desintegração, a exclusão social e a polarização política. Na Alemanha, a educação cívica vê-se confrontada com um problema crescente no processamento didático destes desafios, uma vez que tem havido até agora uma falta de narrativas compatíveis e inclusivas que poderiam ser postas em posição contra estes fenómenos de divisão social. Ao criar oficinas de grupo metodicamente refletidas com cidadãos e educadores cívicos da cidade de Dortmund, o projeto de investigação ZuNaMi tenta reagir a estes desafios sociais através da reconstrução analítica de narrativas de coesão social. Será demonstrado que as discussões no âmbito dos workshops de grupo se referem a questões centrais da teoria da democracia, e que o tema da coesão social entre cidadãs/os e educadores/as cívicos/as é negociado ao longo de ideais democráticos radicais.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Agamben, Giorgio (2021). Where are we now?: The epidemic as politics. Rowman & Littlefield.

Arendt, Hannah (2016). On revolution. Faber & Faber.

Comtesse, Dagmar, Flügel-Martinsen, Oliver, Martinsen, Franziska, & Nonhoff, Martin (2019). Radikale Demokratietheorie: Ein Handbuch [Teoria democrática radical: Um manual]. Suhrkamp.

Castoriadis, Cornelius (1990). Das Gebot der Revolution [O imperativo da revolução]. In Ulrich Rodle (Ed.), Autonome Gesellschaft und libertäre Demokratie (pp. 54-89). Suhrkamp.

Feyerabend, Paul (1982). Science in a free society. Verso.

Grau, Andreas (2013). Quantitative sozialräumliche Analysen zur Gruppenbezogenen Menschenfeindlichkeit in Dortmund [Análises sócio-espaciais quantitativas da misantropia relacionada com grupos em Dortmund]. In Andreas Grau & Wilhelm Heitmeyer (Eds.), Menschenfeindlichkeit in Städten und Gemeinden (pp. 151-186). Beltz Juventa.

Habermas, Jürgen (1992). Staatsbürgerschaft und nationale Identität [Cidadania e identidade nacional]. In Jürgen Habermas, Faktizität und Geltung (pp. 632-661). Suhrkamp.

Kurtenbach, Sebastian (2016). Armutszuwanderung und Stadtentwicklung [Migração para a pobreza e desenvolvimento urbano]. In Uwe Altrock & Ronald Kunze (Eds.), Stadterneuerung und Armut: Jahrbuch Stadterneuerung (pp. 201-228). Springer.

Latour, Bruno (2018). Down to earth: Politics in the new climatic regime. Polity Press.

Lefort, Claude (1989). Democracy and political theory. Minnesota University Press.

Liebig, Brigitte & Nentwig-Gesemann, Iris (2009). Gruppendiskussion [Discussão de grupo]. In Stefan Kühl, Petra Stodtholz, & Andreas Taffertshofer (Eds.), Handbuch Methoden der Organisationsforschung (pp. 102-123). VS Verlag für Sozialwissenschaften. https://doi.org/10.1007/978-3-531-91570-8

Loos, Peter, & Schäffer, Burkhard (2001). Das Gruppendiskussionsverfahren: Theoretische Grundlagen und emprische Anwendung [O procedimento de discussão em grupo: Fundações teóricas e aplicação empírica] VS Verlag für Sozialwissenschaften.

Luzar, Claudia (2013). Rechtsextreme Strukturen in Dortmund [Estruturas de extrema-direita em Dortmund]. In Andreas Grau & Wilhelm Heitmeyer (Eds.), Menschenfeindlichkeit in Städten und Gemeinden (p. 187-201). Beltz Juventa.

Luzar, Claudia (2016). Rechtsextreme Gewalt und ihre Opfer: Das Beispiel Dortmund [A violência extremista de direita e as suas vítimas: O exemplo de Dortmund]. In Sybille Steinbacher (Ed.), Rechte Gewalt in Deutschland: Zum Umgang mit dem Rechtsextremismus in Gesellschaft, Politik und Justiz (pp. 169-187). Wallstein.

Mayring, Philipp (2019). Qualitative content analysis: Demarcation, varieties, developments. Forum: Qualitative Social Research, 20(3). https://doi.org/10.17169/fqs-20.3.3343

Mayring Philipp, & Fenzl, Thomas (2014): Qualitative Inhaltsanalyse [Análise qualitativa do conteúdo]. In Nina Baur & Jörg Blasius (Eds.), Handbuch Methoden der empirischen Sozialforschung (pp. 543-556). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-531-18939-0_38

Mouffe, Chantal (2005). On the political. Routledge.

Müller, Jan-Werner (2007). Constitutional patriotism. Princeton University Press.

Oevermann, Ulrich (1993). Die objektive Hermeneutik als unverzichtbare methodologische Grundlage für die Analyse von Subjektivität: Zugleich eine Kritik der Tiefenhermeneutik [Hermenêutica objectiva como base metodológica indispensável para a análise da subjectividade: Ao mesmo tempo uma crítica de profundidade Hhermenêutica]. In Thomas Jung & Stefan Müller-Doohm (Eds.), “Wirklichkeit” im Deutungsprozeß: Verstehen und Methoden in den Kulturwissenschaften (pp. 106-190). Suhrkamp.

Oevermann, U., Allert, T., Konau, E., & Krambeck, J. (1979). Die Methodologie einer ›objektiven Hermeneutik‹ und ihre allgemeine forschungslogische Bedeutung in den Sozialwissenschaften [A metodologia de uma ‘hermenêutica objectiva’ e o seu significado lógico geral de investigação nas ciências sociais]. In H. G. Soeffner (Eds.), Interpretative Verfahren in den Sozial- und Textwissenschaften (pp. 352-433). Metzler.

Sant, Edda (2019). Democratic education: A theoretical review (2006-2017). Review of Educational Research, 89(5), pp. 655-696. https://doi.org/10.3102/0034654319862493

Sloterdijk, Peter (2014). Die schrecklichen Kinder der Neuzeit: Über das anti-genealogische Experiment der Moderne [As crianças terríveis da era moderna: Sobre a experiência anti-genealógica da modernidade]. Suhrkamp.

Tacitus (2000). Germania. Reclam.

Wernet, Andreas (2000). Einführung in die Interpretationstechnik der objektiven Hermeneutik [Introdução à técnica interpretativa da hermenêutica objectiva]. Leske + Budrich.

Zimenkova, Tatiana, Szukala, Andrea, Brandt, Kevin, Marej, Katarina, Tiefenthal, Gerrit, & Durczak, Milena (2018, July 15-21). ZuNaMi: Creating cohesion narratives with disintegrated urban communities: First work in progress report [Paper presentation]. XIX ISA World congress of sociology “Power, violence and justice: Reflections, responses and responsibilities”, Toronto, Canada. https://zusammenhalt-dortmund.de/wp-content/uploads/2018/07/ZUNAMI_ISA_Disrtibuted-_Paper_Final_2.pdf

Žižek, Slavoj (2021). Pandemic!: COVID-19 shakes the world, pandemic!. Polity.

Published

2022-03-21

How to Cite

Tiefenthal, G., & Brandt, K. (2022). Aprendendo a democracia encontrando “o outro”: O potencial dos espaços públicos inclusivos na educação cívica. Educação, Sociedade & Culturas, (61), 51–69. https://doi.org/10.24840/esc.vi61.437