Diálogo intercultural na escola portuguesa precisa-se!

Autores

  • Maria Leonor Côrte-Real Departamento de Educação, Universidade de Aveiro (Aveiro/Portugal)
  • Maria Helena Araújo e Sá Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro (Aveiro/Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi41.296

Palavras-chave:

diálogo intercultural, competências interculturais, Clubes Europeus

Resumo

O presente artigo centra-se nas atividades do Clube Europeu da Escola Secundária de São Pedro do Sul, mais objetivamente no Projeto Quem Somos?, desenvolvido em 2010/2011, procurando analisar como, através dele, é promovido o diálogo intercultural nos/as alunos/as do 3º ciclo do
ensino básico. Explicitaremos o modo como o projeto foi realizado e procurou levar os/as alunos/as ao contacto direto com outras realidades, à valorização do conhecimento do Outro, à consciencialização da sua cultura e identidade (e das do Outro) e à compreensão da relevância da aprendizagem de línguas estrangeiras. Tratando-se de um estudo bastante circunscrito e de cariz exploratório, não nos é permitido fazer generalizações, porém, a análise dos resultados das atividades realizadas parece apontar para o facto de os/as alunos/as terem desenvolvido uma maior reflexão e conhecimento sobre si e sobre o Outro, reputados como fundamentais, acreditamos, para o crescimento dos/as jovens numa Europa a necessitar de refundação assente em valores partilhados, coletivamente assumidos e para os quais a escola pode e deve contribuir.

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

Côrte-Real, M. L., & Sá, M. H. A. e. (2014). Diálogo intercultural na escola portuguesa precisa-se! . Educação, Sociedade & Culturas, (41), 149–170. https://doi.org/10.34626/esc.vi41.296