Teoria, prática e relação na formação inicial na enfermagem e na docência

Autores

  • Fernanda Moreira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto/Portugal)
  • Elisabete Ferreira CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto/Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi41.295

Palavras-chave:

formação inicial, teoria, prática, enfermagem, formação de professores

Resumo

Este artigo resulta de uma investigação cujo objetivo central foi entender como a relação
teoria-prática é estruturada nos cursos de formação inicial de professores/as e de enfermeiros/as e como a dimensão relacional permeia tais profissões. Nesta investigação de carácter qualitativo, focámo-
nos na análise interpretativa dos sentidos e das representações dos/as estudantes dos cursos de
enfermagem e de formação de professores/as acerca da sua formação inicial. Neste âmbito, escutámos algumas vozes de estudantes de três instituições de ensino superior, duas em Portugal e uma outra em Espanha, através de entrevistas de grupo focalizadas de modo a compreender qual a perceção dos/as estudantes acerca de tais assuntos. Da análise dos discursos, emergiram as tensões e
as ambiguidades presentes na perceção dos/as estudantes acerca da relação teoria e prática, tendo
sido constatado que, apesar de existir uma maior valorização das práticas, a teoria não deixar de ser
reconhecida como muito importante. A dimensão de ajuda também surge com grande força nos
discursos dos/as estudantes, que a reconhecem como essencial ao exercício da profissão, particularmente na enfermagem e na educação de infância.

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

Moreira, F. ., & Ferreira, E. (2014). Teoria, prática e relação na formação inicial na enfermagem e na docência. Educação, Sociedade & Culturas, (41), 127–148. https://doi.org/10.34626/esc.vi41.295