Escolarização indígena, cultura e educação

Conteúdo do artigo principal

Patrícia Regina Ciaramello

Resumo

No Brasil, a Educação Escolar Indígena é uma realidade antiga, com suporte legal e amplamente
discutida entre diferentes povos indígenas e agentes não-indígenas de diversas áreas do  conhecimento, o que nos permite pensar não somente em «uma realidade», mas sim em realidades, que variam de acordo com o contexto histórico, social e cultural do povo indígena à qual se refere, com as políticas de implementação e gestão, entre outros tantos fatores. Atualmente a escolarização indígena não deve ser considerada como uma simples transposição de um modelo de escola ocidental para uma comunidade indígena, devendo-se levar em conta qual o projeto de vida da comunidade, o que e como a escola pode contribuir. Sendo assim, este artigo traz um breve histórico da escolarização indígena brasileira, retratando algumas de suas diferentes faces ao longo de aproximadamente cinco séculos.

Downloads

Os dados para download ainda não estão disponíveis.

Detalhes do artigo

Como Citar
Escolarização indígena, cultura e educação. (2014). Educação, Sociedade & Culturas, 41, 109-125. https://doi.org/10.34626/esc.vi41.294
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Escolarização indígena, cultura e educação. (2014). Educação, Sociedade & Culturas, 41, 109-125. https://doi.org/10.34626/esc.vi41.294