Escolarização indígena, cultura e educação

Autores

  • Patrícia Regina Ciaramello UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Paraná/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi41.294

Palavras-chave:

escolarização indígena, cultura, educação

Resumo

No Brasil, a Educação Escolar Indígena é uma realidade antiga, com suporte legal e amplamente
discutida entre diferentes povos indígenas e agentes não-indígenas de diversas áreas do  conhecimento, o que nos permite pensar não somente em «uma realidade», mas sim em realidades, que variam de acordo com o contexto histórico, social e cultural do povo indígena à qual se refere, com as políticas de implementação e gestão, entre outros tantos fatores. Atualmente a escolarização indígena não deve ser considerada como uma simples transposição de um modelo de escola ocidental para uma comunidade indígena, devendo-se levar em conta qual o projeto de vida da comunidade, o que e como a escola pode contribuir. Sendo assim, este artigo traz um breve histórico da escolarização indígena brasileira, retratando algumas de suas diferentes faces ao longo de aproximadamente cinco séculos.

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

Ciaramello, P. R. . (2014). Escolarização indígena, cultura e educação. Educação, Sociedade & Culturas, (41), 109–125. https://doi.org/10.34626/esc.vi41.294