Contributo das atividades de complemento curricular (clube de música) no desempenho académico de estudantes do ensino básico

Autores

  • Márcia Moura Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto/Portugal)
  • Marta Martins Unidade de Investigação em Música, Artes e Espetáculo, Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) – Instituto Politécnico do Porto (Porto/Portugal)
  • Daniela Coimbra Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) – Instituto Politécnico do Porto (Porto/Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi41.292

Palavras-chave:

atividades de complemento curricular (clube de música), atividade musical, desempenho académico

Resumo

O presente artigo expõe os resultados de um estudo cujo objetivo foi o de analisar a relação
entre a frequência de atividades de complemento curricular – clube de música – e o desempenho
académico de estudantes do 2º ciclo do ensino básico, realizado no ano letivo de 2009/2010 com
329 estudantes de seis escolas do norte litoral de Portugal. Os resultados confirmam a existência de
uma relação positiva entre a frequência de atividades de complemento curricular – clube de música –
e os resultados escolares dos/as estudantes do 2º ciclo do ensino básico, relação esta que se estabelece
não apenas com a disciplina diretamente relacionada com a área do Clube (de Música), mas também
com disciplinas nucleares, como é o caso da Língua Portuguesa e da Matemática. O ensino não-formal
da música nas escolas públicas nacionais é aqui revelado como um espaço preponderante na contemporaneidade
educativa, pelo contributo que parece dar para a formação integral do indivíduo.

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

Moura, M. ., Martins, M., & Coimbra, D. . (2014). Contributo das atividades de complemento curricular (clube de música) no desempenho académico de estudantes do ensino básico. Educação, Sociedade & Culturas, (41), 69–89. https://doi.org/10.34626/esc.vi41.292