7. O envelhecimento no séc. XXI

O envelhecimento é hoje moldado pela falta de perspetivas que a sociedade ocidental oferece a uma população cada vez mais envelhecida e, paralelamente, pelo mundo novo que a ciência tem descoberto e que é promissor em termos de qualidade de vida e prevenção/tratamento de doenças. Por outro lado, a pandemia revelou todo um conjunto de problemas que estavam silenciados, nomeadamente o problema dos lares, e trouxe novamente para o foco da nossa atenção questões éticas de cuidados de saúde nos mais velhos, que são habitualmente doentes crónicos, alguns complexos, na generalidade bastante isolados e nalguns casos até mesmo abandonados.

Para discutirmos esta temática, convidámos:

Walter Osswald, Prof. Catedrático Aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, personalidade de relevo no estudo da Medicina e da Bioética em Portugal;

Elsa Logarinho, licenciada em Bioquímica e Doutorada em Ciências Biomédicas, líder do Grupo de Investigação em Envelhecimento e Aneuploidia do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde–i3S;

António Rui Leal, médico com mestrado em Medicina Desportiva e doutoramento em Ciências Médicas pelo ICBAS, onde é Professor Convidado, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Sanitus;

Tomás Magalhães, licenciado em Física, mestre em Nanotecnologia, empreendedor e autor do website Despolariza.

Gravação efetuada na Sala do Conselho da Reitoria da U.Porto, em 3/12/2020