9. Giovanni Battista Tedesco

Giovanni Battista Tedesco, alumnus da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), é o nosso convidado deste episódio do “U.Porto IN”. Nasceu em Pompeia, em Itália, licenciou-se em Conservação dos Bens Culturais e Ambientais pela Faculdade de Letras da Universidade Suor Orsola Benincasa de Nápoles com uma tese em glotologia relativa a uma variante moçambicana da língua portuguesa. Veio para Portugal, onde em 2012 se doutorou em História da Arte Portuguesa, na FLUP, com a tese Nicolau Nasoni: formação de um pintor e de um artista da arte efémera em Itália (1691-1723), aprovada por unanimidade com distinção. Em 2013 esse trabalho foi premiado pela Irmandade dos Clérigos pelo seu contributo para a investigação sobre Nasoni, tendo revelado novos dados. Desde 2015 que é professor auxiliar convidado da Universidade do Minho no Departamento de Estudos Românicos, onde leciona várias cadeiras de licenciatura e de mestrado, abarcando a língua italiana e a história da arte. É membro do conselho diretivo da ASCIPDA (Associação Sociocultural Italiana de Portugal Dante Alighieri), onde é responsável, examinador e avaliador da Certificação de Proficiência em Língua Italiana (PLIDA). Desde 2014 que é membro do grupo que coordena o projeto de investigação relativo ao estudo genealógico e antropológico de Nicolau Nasoni, financiado pela Irmandade dos Clérigos.
Giovanni continua a ir a Itália sempre que pode e, como bom emigrante do seu país, não dispensa trazer algumas iguarias italianas típicas na mala!