8. Julio Ruiz Marrara

Hoje, no “Saberes além da U.Porto”, convidamos Julio Ruiz Marrara, alumnus da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), a partilhar connosco a sua vivência da prática e do ensino da meditação e do mindfulness.  Nasceu na cidade de São Paulo, no Brasil, mas tem ascendência espanhola por parte da mãe e portuguesa por parte do pai. Sempre foi muito curioso em relação à compreensão da mente humana, da consciência, do funcionamento do cérebro e do autoconhecimento. E talvez tenha sido isso que o levou, aos 14 anos, a fazer um curso que abordaria a meditação e o mindfulness, o primeiro passo de muitos na busca pelo conhecimento profundo destas duas áreas que o acompanham até hoje. Passou pela Engenharia Ambiental e pela Farmácia, mas quis o destino que depois de passar pelo Uruguai, onde esteve a estudar e a dirigir um projeto de ensino e de valorização da meditação e do mindfulness voltado para jovens e adultos, viajasse para Portugal para conhecer as suas origens. Apaixonado por este país, decide ficar e concorrer ao Mestrado Integrado em Medicina Dentária, onde ingressou em 2014. E foi precisamente nestes anos de curso que descobriu que as suas duas grandes paixões – a medicina dentária, a meditação e o mindfulness – podiam correlacionar-se e é neste sentido que tem vindo a desenvolver o seu trabalho e a sua vida.