5. Clara Gonçalves

A convidada deste episódio de “U.Porto – Carreiras Imprevistas” é Clara Gonçalves, licenciada em Engenharia Agronómica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e uma entusiasta da inovação e da tecnologia.

Com uma vasta carreira, trabalhou como diretora de Finanças e foi líder do Grupo de Prospetiva no Instituto Fraunhofer em Portugal, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia no Centro de Inovação da Escola de Medicina da Universidade do Minho e, ainda, diretora executiva do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, implementando um modelo efetivo de transferência de conhecimento e tecnologia entre o meio académico e as empresas, apoiando mais de 500 empresas de base tecnológica e atraindo cerca de 30 centros de inovação de empresas nacionais e internacionais para o ecossistema da Universidade do Porto.

Clara é co-fundadora de uma startup de aprendizagem automática para fins científicos, a Inductiva Research Labs, na qual assume atualmente o cargo de diretora de Operações. Tendo sido vice-presidente da ENSICO – Computação na Escola, é atualmente membro do seu comité diretivo e principal organizadora da Escola de Verão “O Futuro da Computação”. Como se isto não bastasse, ainda integra o conselho consultivo da Firefly Innovations, uma plataforma empresarial de saúde pública gerida pela City University New York e pela IE Business School em Madrid. Finalmente, é também membro e alumni do Departamento de Estado dos EUA, no âmbito do programa de cariz diplomático IVLP – International Visitor Leadership Program, em que participou em 2016. Em 2018, Clara Gonçalves foi galardoada com o prémio Champion of the Year 2018 pela Business and Innovation Network (BIN), uma rede de conhecimento que liga a Universidade do Porto, a Universidade de São Paulo e a Universidade de Sheffield.