Notícias

Mentoria U.Porto comemorou os seus 5 anos a celebrar a Liberdade, a Democracia e a Solidariedade

O Programa que mudou a forma como a Universidade do Porto recebe os novos estudantes, comemorou no passado dia 16 de abril, os seus 5 anos de existência.

O V Encontro da Mentoria U.Porto aconteceu na Faculdade de Letras da U.Porto, com um vasto programa cultural, criativo e institucional, comemorando os 5 anos de existência do Programa e os 50 anos do 25 de abril. O evento, que contou com mais de duas centenas de participantes (mentores, mentorados, membros de diferentes grupos académicos, outros estudantes, técnicos e docentes da Mentoria U.Porto), iniciou-se pelas 16h, com a abertura da Exposição “Caminhos da Mentoria U.Porto”.

Num dia extraordinário, as atividades do Encontro decorreram em diferentes espaços da FLUP. Nos jardins, logo de início, foi o momento de ouvir uma atuação inédita do Grupo de Fados Literatus, que encantaram os presentes ao som de canções eternas de liberdade. Já pelas 17h, o evento prosseguiu com as comunicações institucionais, com a presença da Diretora da FLUP, Professora Paula Pinto Costa, da Presidente da Comissão Científico Pedagógica da Mentoria U.Porto, Professora Teresa Medina, da Professora responsável pela coordenação da Mentoria FLUP, Professora Simone Auf der Maur, da professora Maria João Couto, do Conselho Pedagógico da FLUP e do mentor Afonso Cunha.

A Diretora da FLUP reforçou a importância que o Programa tem assumido para a integração e acolhimento dos estudantes na faculdade, sendo crucial para os estudantes e para toda a Universidade. Teresa Medina, presidente da Comissão Científico pedagógica da Mentoria U.Porto destacou, no seu discurso, a importância que o 25 de abril assumiu para o ensino superior em Portugal, tornando-o mais democrático e acessível a setores sociais que a ele não tinham acesso durante a ditadura. Destacou, ainda, o compromisso que a Mentoria U.Porto assume, diariamente, nos seus seus modos de atuação, nas relações que cria entre estudantes e docentes da U.Porto, com os princípios da liberdade, da democracia e da solidariedade.

Num dia de comemoração, o evento prosseguiu com diversas atividades dinâmicas, interativas, criativas e desportivas, dinamizadas por estudantes de Desporto, Letras e Belas Artes. As atividades permitiram criar um espírito de cooperação em equipa, fazendo com que estudantes de diferentes faculdades pudessem conhecer-se uns aos outros, numa perspetiva de transversalidade que é tão importante para o Programa de Mentoria U.Porto.

O Encontro prosseguiu com um serviço de catering, acompanhado das atuações vibrantes das Tunas da Faculdade de Letras, que animaram todos os presentes. Depois de uma bela tarde nos Jardins, o evento prosseguiu no Anfiteatro Nobre, com duas grandes e emocionantes atuações – as Cantadeiras do Grupo Etnográfico e de Folclore do Porto e os Fados de Lisboa do Orfeão Universitário do Porto.

E, para terminar da melhor forma esta celebração, a Mentoria U.Porto resgatou uma das suas iniciativas mais marcantes – o Quiz cultural – onde o conhecimento e a cultura geral dos estudantes foram colocados à prova num ambiente descontraído, interativo e divertido, sob o mote “Liberdade, Cultura e Democracia”.

Assim aconteceu mais um grande Encontro da Mentoria U.Porto, numa tarde inesquecível, como o demonstram diversos testemunhos de estudantes presentes, tais como:

“Foi um encontro incrível”; “não conhecia a Mentoria, mas adorei o encontro e quero ser mentora”; “o dia de hoje foi mesmo um sucesso”; “foi uma tarde muito bem passada”; “sou estudante Brasileira e me senti muito acolhida neste encontro”; “adorei esta tarde, muito obrigada, foi incrível”; “levei o meu mentorado da Polónia e ele adorou”

Confere abaixo o vídeo e as fotografias