Notícias

Mentoria U.Porto inaugura com “chave de ouro” a Exposição “Caminhos da Mentoria U.Porto”

A chegar aos seus cinco anos de existência, o Programa de Mentoria U.Porto inaugurou no passado dia 29 de novembro, a sua primeira Exposição intitulada de “Caminhos da Mentoria U.Porto”, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.  Trata-se de uma Exposição inédita que dá  conta, não apenas, da trajetória da Mentoria U.Porto desde 2019, mas também  do conjunto de iniciativas desenvolvidas ao longo de 2023, no âmbito do Projeto + Sucesso, projeto dinamizado pela Universidade do Porto e financiado pelo POCH.

É o passado e o presente de um Programa pioneiro que é hoje uma referência no acolhimento e integração dos novos estudantes da Universidade, e que tem um futuro promissor, em constante expansão e franco  dinamismo. Na exposição patente até 15 de dezembro  na FEP pode encontrar uma vasta  informação sobre a Mentoria, no que concerne aos seus objetivos, eixos estruturantes, resultados ou princípios, mas também encontra a mentoria em números,, e um vastíssimo conjunto de atividades e inciativas desenvolvidas durante a curta – mas significativa – história do programa + SUCESSO na Mentoria U.Porto. Entre elas, os Ciclos de Workshops, a Cãominhada, as II Jornadas, o IV Encontro, a FUNRACE, a Noite de Quiz Cultural, os Encontros com Profissionais, os Ciclos de Concertos, os Seminários de Mentores, as Rodas de Conversa, entre muitas outras.

A inauguração contou com muitas ilustres presenças e muita dinamização, aliás  sob a inspiração de um Projeto de Sucesso na Universidade, Mentores, Mentorados e Docentes contribuíram para a criação de um Mural da Mentoria U.Porto, que abria o evento de forma triunfal e com um toque artístico bem assinalado. Com a presença do Sr. Vice-Reitor, José Castro Lopes, das Direções, Conselhos Pedagógicos e Coordenações das Faculdades, o evento garantiu uma presença institucional consolidada, reunindo todas as Unidades Orgânicas da Universidade do Porto num momento que é um marco na história da Mentoria U.Porto, que em cinco anos, se definiu como o maior evento já organizado pelo Programa.

O entretenimento não faltou nesta grande Inauguração, com a dinamização de um InstaFrame da Mentoria e das atuações das Tunas da FEP que animaram todos os presentes, num espaço que contou com um serviço de catering permanente. Posteriormente, e a anteceder o grande concerto da noite com Ana Bacalhau, estudantes e docentes foram convidados para a apresentação do novo Portal da Mentoria U.Porto e para a apresentação exclusiva dos três vídeos produzidos ao longo do ano, sobre o Porto, a Universidade e a Mentoria, encontrando-se já disponíveis para visualização no canal de Youtube da Mentoria U.Porto. Já pelas 21 horas, o público geral junta-se à comunidade académica para juntos usufruírem de um espetáculo único da incontornável Ana Bacalhau, que em mais de 1 hora, conquistou todos os presentes pela sua presença em palco, e pelo caráter intimista do concerto e das suas intervenções e diálogos em torno da Mentoria U.Porto .

Depois de um evento destes, pautado por uma adesão extraordinária, resta-nos corroborar a premissa de que a Mentoria U.Porto continua e continuará sempre a criar História(s).