Concerto único de Ana Bacalhau em dia de festa da Mentoria U.Porto

O encerramento do Programa + SUCESSO e a Inauguração da Exposição da Mentoria U.Porto, no passado dia 29 de novembro, permitiu-nos assistir a um concerto surpreendente e único de uma das artistas mais reconhecidas a nível nacional – Ana Bacalhau.

A meia hora do início do espetáculo  já o átrio da Faculdade de Economia da U.Porto se encontrava repleto de  fãs de Ana Bacalhau, que aguardavam ansiosamente por este espetáculo, promovido pela Mentoria U.Porto. Às 21:15 horas e com a plateia do Salão Nobre da FEP lotada, deu-se início ao tão aguardado espetáculo, que contou com uma breve intervenção institucional de Teresa Medina, Presidente da Comissão Científico Pedagógica da Mentoria U.Porto. Nas suas palavras, a importância do Programa + SUCESSO para o crescimento e consolidação da Mentoria U.Porto foi realçado , deixando o seu profundo agradecimento a todos os estudantes (Mentores e Mentorados) e docentes que contribuem diariamente para o sucesso contínuo deste Programa.

De seguida, e com uma mudança de cenário e o escurecimento das luzes de palco, dá-se a entrada triunfal de Ana Bacalhau em palco, onde os presentes entram automaticamente numa bolha atmosférica, em que o tempo  fica suspenso e somos levados para uma outra dimensão, caracterizada pelo bom humor e pela qualidade exímia, que tanto caracterizam Ana Bacalhau. Durante 1 hora e 15 min de espetáculo, a artista percorre alguns dos seus maiores êxitos como “Erro mais Bonito”, “Memória”, “Leve como uma Pena” ou “Ciúme”, passando pelos clássicos intemporais dos tempos de Deolinda com “Um contra o outro” ou “Seja Agora” e ainda, com um cheiro a coisas novas e recentes com os temas “Orelhas Moucas” e “Não Vás Embora, Rapaz”.

A arte de Ana Bacalhau voa, transmite-se e contagia toda uma plateia completamente rendida à sua personalidade musical, que compreendia todas as idades imagináveis, da primeira canção à última ovação. Mais do que um concerto, uma experiência imersiva com um sabor a intimismo e sala de estar, onde se cantaram e contaram histórias. Não haja dúvidas que a música portuguesa tem em Ana Bacalhau uma ícone do presente.

Numa das passagens entre canções, Ana Bacalhau refere-se ainda, ao Programa de Mentoria da Universidade do Porto como o “programa” – “para mim, é o Programa. É o programa de ajuda a todos os que entram na Universidade e se sentem um bocadinho esmagados, vindos do secundário”.

Já perto das 23h e com o concerto dado por terminado, ouvem-se os rasgos elogios em relação ao concerto e vindos de toda a plateia, acompanhados de um agradecimento profundo à Mentoria U.Porto por ter proporcionado aquele momento a todos os presentes, que sem dúvida ficará na história da Mentoria U.Porto e na de cada um dos que lá estiveram, como um dia memorável a recordar mais tarde.  No final do concerto, a artista disponibilizou-se para uma sessão de fotos e autógrafos com o público presente, tornando o momento ainda mais memorável para quem lá esteve.