Notícias

Mentoria U.Porto promove encontro com Júlio Machado Vaz

É já no dia 27 de novembro que todos os caminhos vão dar à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP), para um final de tarde (17h00) na excelente companhia de Júlio Machado Vaz, médico psiquiatra, sexólogo e antigo professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)

Nascido em 1949 no Porto, Júlio Machado Vaz é Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade do Porto e Especialista em Psiquiatria pela Ordem dos Médicos. Entre 1989 e 1994, ocupou o cargo de Presidente da Comissão Instaladora do CAT Cedofeita e, em 1999, tornou-se membro da Comissão encarregada de delinear a Estratégia de Luta contra a Droga em Portugal. Tornou-se professor Auxiliar a título definitivo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, tendo elaborado uma tese de doutoramento sobre o ensino da sexologia em Portugal. Consequentemente , tornou-se responsável pelo ensino dos módulos de Antropologia da Sexualidade na Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e pela disciplina de Antropologia Médica no ICBAS, até à data da sua aposentação.

 É autor de 14 livros publicados, um dos quais traduzido e publicado em Espanha, autor e apresentador do programa Sexualidades da RTP nos anos de 1991/92, autor e apresentador do programa “o sexo dos anjos” na Rádio Nova entre 1989 e 1995. Desde 2006 até hoje assume-se como autor e apresentador do programa ” O amor é” na  Antena 1.

É precisamente nesse Programa que, a 17 de setembro de 2019, e na companhia da radialista Inês Menezes, menciona o Programa de Mentoria da Universidade do Porto. Nas suas palavras, e numa altura em que Programa de Mentoria dava os seus primeiros passos enquanto Programa transversal da U.Porto, menciona que “foi criado um Programa em que, em regime completamente voluntário, há membros do corpo docente e discentes mais velhos, que funcionam como mentores dos mais novos”. Refere ainda que “é, no fundo, uma espécie de modelo até, alguém que está mais à frente e faz esse acompanhamento”.

No próximo dia 27, cinco anos depois da criação da Mentoria U.Porto, Júlio Machado Vaz regressa a casa para uma conversa, às 17h, no auditório da FCNAUP, partilhando experiências e vivências, na primeira pessoa, no que será, certamente, um momento inesquecível para todos, .

A entrada é livre e aberta à comunidade, mediante inscrição prévia. Após  a sessão haverá lugar a um coffee break. Todos os participantes terão direito a um certificado de presença, emitido pela Mentoria U.Porto.

Inscreve-te neste formulário!

 

Partilhar