Notícias

Depois do sucesso das edições anteriores, Mentoria U.Porto anuncia III Ciclo de Workshops.

Depois do sucesso das duas edições anteriores, a Mentoria U.Porto anuncia o seu III Ciclo de Workshops, a acontecer neste mês de novembro.

Os Workshops pretendem ser espaços de encontro entre estudantes e docentes de diferentes unidades orgânicas e ciclos de estudo, fomentando o debate de temas atuais e de interesse para a comunidade estudantil. A estrear este III Ciclo, teremos um Workshop sobre Autocuidado e Saúde Mental, na Faculdade de Medicina da U.Porto, no próximo dia 08 de novembro às 14h30, dinamizado pelas docentes de Psicologia, professoras  Raquel Barbosa e Filipa Vieira. A este Workshop outros se seguirão, abordando temáticas diversificadas como a Genética no dia a dia (15 de novembro) ou a Integridade Académica: valores, boas práticas e casos de fraude (29 de novembro).

A entrada é livre e aberta a todos os estudantes da U.Porto, mas sujeita a inscrição prévia, havendo limite de vagas para cada workshop.

Os estudantes da U.Porto poderão inscrever-se em todos os workshops que forem do seu interesse, recebendo um mail de confirmação da sua inscrição.

Todos os participantes terão direito a certificado de participação

INSCREVE-TE NESTE FORMULÁRIO!

Programa de Workshops para Novembro:

1) Autocuidado e Saúde Mental – 8 de novembro (FMUP) – 14h30

Dinamizadores: Professora Raquel Barbosa e Professora Filipa Vieira

Local: Faculdade de Medicina – Sala 1 do CIM (Centro de Investigação Médica)

Horário: 14h30-16h30

Vagas: 20

Resumo: Cuidarmos de nós é fundamental para alcançarmos e mantermos o bem-estar e a saúde mental. Precisamos de priorizar a nossa saúde mental e, portanto, é essencial que cada um de nós encontre os seus caminhos de autocuidado.

Como te tens sentido? Como tem sido a tua rotina? Tens conseguido tirar um tempo para ti?

Este workshop pretende ajudar-te a conhecer melhor e a encontrar algumas respostas para que cuides melhor de ti.

2) Genética no dia-a-dia: Desmontando Conceitos – 15 de novembro (ICBAS) – 14H30

Dinamizador: Professora Carolina Lemos

Local: ICBAS – sala 05.P1.E3

Vagas: 20

Resumo: – O que é a Genética? Hereditariedade e Variabilidade. A importância da Genética na nossa Vida. Exemplos. A multidisciplinaridade  na Genética. (parte expositiva)

– Construir uma árvore familiar e perceber o modo de hereditariedade das características (parte prática, exercícios em papel)

Idiomas: PT

3) Integridade no Meio Académico: Valores, Boas Práticas e Casos de Fraude – 29 de novembro (FMUP) – 14H30

Dinamizadores: Professora Laura Ribeiro

Local: FMUP – sala 4 do Centro de Investigação Médica do CIM

Vagas: 30

Resumo: A integridade é um dos preceitos mais nobres da academia, sendo basilar no ensino e na investigação. De acordo com o Centro Internacional de Integridade Académica, a integridade assenta em seis valores fundamentais: honestidade, confiança, justiça, respeito, responsabilidade e coragem.

Este workshop tem como principal objetivo capacitar os estudantes com conhecimentos e boas práticas em integridade e ética no meio académico. Esta capacitação permitirá não só que possam aplicar estas competências no seu percurso académico, mas também que saibam identificar práticas questionáveis de conduta e de fraude, bem como o seu impacto, ajudando-os a corresponder aos elevados padrões de integridade exigidos a um estudante da Universidade do Porto.

Idiomas: PT