Notícias

À Conversa com Hugo Cruz no segundo “Encontro com Profissionais” da Mentoria U.Porto

Na passada sexta-feira, dia 26 de outubro, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), a Mentoria U.Porto recebeu Hugo Cruz, Diretor Teatral, Programador Cultural e Professor, para uma conversa inserida na atividade + Sucesso – “Encontros com Profissionais”.

Licenciado em Psicologia e com o doutoramento em Ciências da Educação, Hugo Cruz regressou à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto, para uma conversa inspiradora e profícua sobre o seu trajeto profissional, em torno do cruzamento entre educação, cultura, arte, participação e comunidades.

Antes de começar a falar sobre o seu percurso na Universidade do Porto, Hugo Cruz salientou a importância da Mentoria U.Porto, inexistente nos seus tempos de estudante, , e considerando que

“ é muito relevante por variadíssimos motivos. Não só para os estudantes deslocados, imagino que aí possa ter um impacto maior, mas também para outros estudantes, pelas suas diversidades e por todos poderem usufruir de uma relação desta natureza. E acima de tudo, tornar a Universidade um lugar menos frio e menos relacionado com paredes brancas, mesas, cadeiras e computadores e mais relacionado com aquilo que é humano”.

Com um público extremamente participativo e interessado, a conversa desenrolou-se de forma fluída, entre vários aspetos da sua vida profissional, em articulação com a sua formação académica em Psicologia e Ciências da Educação. Entre as mais variadas questões abordadas, destacamos, por exemplo, a sua experiência com o teatro comunitário realizado em prisões portuguesas e com os espetáculos promovidos em fábricas e lotas, envolvendo sempre  sempre  as comunidades. A experiência e o relato, na primeira pessoa, não deixaram ninguém indiferente,  proporcionando-se duas horas e meia de conversa política-participativa, em formato de “Roda”, com um profissional que integra, em si e nas atividades em que se envolve,  um conjunto diverso e ímpar de áreas de intervenção artísticas, culturais, sociais e educativas..

Organizado pela Mentoria U.Porto em articulação com a Mentoria FPCEUP e integrado no Programa + Sucesso, esta Conversa com Hugo Cruz contou com a moderação de Elisabete Ferreira, membro da Comissão Científico Pedagógica da Mentoria U.Porto e de Teresa Medina, Presidente da Comissão Científico Pedagógica da Mentoria U.Porto .