Mentoria U.Porto em visita pelo Porto com Joel Cleto

Foi no dia 4 de outubro que decorreu a primeira visita ao Porto, atividade organizada pelo Programa de Mentoria U.Porto. Como surgiu a velha relação do Porto com a atividade comercial? Qual o papel dos mercadores e burgueses do Porto na origem e consolidação do Porto? Por onde passavam as muralhas da cidade? Estas e muitas outras questões, foram esclarecidas ao longo desta visita, com o enorme entusiasmo de Joel Cleto, figura ímpar da televisão e conhecido como autor e apresentador de Programas semanais sobre História e Património, no Porto Canal.

Com ponto de encontro na Estação de São Bento, Joel Cleto mergulhou pelas profundezas e subúrbios do Porto e levou, até aos estudantes, as histórias mais particulares e exclusivas desta cidade repleta de história, esplendor e misticismo. Com um circuito pensado ao mais ínfimo pormenor, a visita percorreu a área classificada como Património da Humanidade, tendo o seu término na Ribeira do Porto.

O percurso abrangeu diversos espaços da cidade, dos mais conhecidos aos menos conhecidos, como o Miradouro dos Pelames, a Rua Escura, o Miradouro dos Grilos, o Arco de Santana, a Rua dos Mercadores e a Praça da Ribeira.

A iniciativa, organizada pela Mentoria U.Porto, registou uma grande adesão, tendo esgotado as vagas disponíveis em menos de 48h. A visita contou  com uma forte presença de mentores e mentorados da Mentoria U.Porto, que viram, nesta atividade, uma excelente oportunidade para conhecer o Porto e fortalecer a sua integração na cidade. A representar a Comissão Coordenadora Transversal da Mentoria U.Porto, esteve presente a Professora Elisabete Ferreira, membro da CCP e docente da FPCEUP.

No próximo dia 10 de outubro, pelas 17h, realizaremos a segunda visita ao Porto, com Joel Cleto, com um percurso que se inicia na Ribeira e termina na Torre dos Clérigos atrás do Morro da Vitória. Certamente, mais uma visita extraordinária a não perder.

INSCREVE-TE NESTE FORMULÁRIO!