Notícias

Decorreu em julho, o I Ciclo de Seminários de Mentores em seis Unidades Orgânicas da U.Porto

Pela primeira vez, em quatro anos de existência da Mentoria U.Porto, realizaram-se seminários de mentores durante o mês de julho, em jeito de “pontapé de arranque” para um próximo ano letivo verdadeiramente dinâmico, preenchido e repleto de novidades na Mentoria U.Porto e na Mentoria de cada Unidade Orgânica.

Intitulados de “Dinâmicas da Mentoria U.Porto e Papel dos/as Mentores/as: Ser Mentor/a na U.Porto”, realizaram-se em seis Unidades Orgânicas distintas. As Faculdades de Psicologia e Ciências da Educação, Nutrição e Alimentação, Ciências, Letras, Engenharia e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, foram as responsáveis por receber um número bastante significativo de estudantes, inscritos como Mentores para o ano letivo 2023/2024 que, mesmo estando quase em período de férias, demonstraram um elevado interesse na presença e participação ativa nas sessões.

Estes seminários de carácter pedagógico e reflexivo, marcados por uma postura mais intimista e próxima dos estudantes, permitiram às seis Unidades Orgânicas, discutir antecipadamente com os futuros mentores,  os desafios de ser mentor e refletir sobre as dinâmicas da Mentoria U.Porto. Os seminários constituíram-se em momentos únicos, marcados pela elevada participação dos estudantes, imbuídos de um espírito de partilha e de projeção de horizontes para as suas funções enquanto mentores, assim como sobre o futuro da Mentoria no que concerne às relações interpares, às suas dinâmicas de atuação e de integração e aos eventos e atividades a desenvolver.

Continuamos com grandes projetos para o futuro da Mentoria U.Porto, com uma participação única e ímpar dos mais de 1000 estudantes já inscritos como Mentores, ainda antes do ano letivo terminar. Em setembro, regressámos em força a novos Seminários de Mentores nas treze faculdades  e Residências Universitárias integradas na Mentoria U.Porto, desta vez mais centrados no acolhimento dos novos estudantes e com muitas novidades à espreita. Estejam atentos/as!