O que acontece na Mentoria U.Porto?

As II Jornadas da Mentoria U.Porto debateram as relações interpares solidárias, o bem-estar e + sucesso no Ensino Superior

Foi no passado dia 22 de junho, que se realizaram as II Jornadas da Mentoria U.Porto. Com o mote de “Relações Interpares Solidárias, Bem-estar e + Sucesso no Ensino Superior”, a iniciativa teve lugar na Faculdade de Farmácia da U.Porto, ao longo de toda a tarde, contando com a participação de estudantes, docentes e técnicos da Universidade do Porto.

O evento iniciou-se no Salão Nobre, com uma sessão de abertura moderada por Georgina Correia da Silva, docente da FFUP e membro da Comissão Coordenadora Transversal da Mentoria U.Porto (CCT), com as intervenções de Jorge Oliveira, Presidente do Conselho Pedagógico da FFUP, Teresa Medina, Presidente da Comissão Científico Pedagógica da Mentoria U.Porto (CCP) e de Renata Barros, docente da FCNAUP, membro da CCP.

Seguiram-se momentos de debate e discussão entre todos os participantes, organizados em dois painéis distintos – painel 1: Mentoria U.Porto, Relações Interpares e Bem-Estar na Universidade e painel 2: Mentoria U.Porto, Relações Interpares e Sucesso Académico. Cada um dos painéis decorreu, simultaneamente, em  3 salas, tendo como moderadores um docente e um mentor, numa dinâmica marcada pela proximidade entre todos os intervenientes. Ao longo de duas horas, foi possível partilhar um conjunto de perspetivas e contributos valiosos oriundos da participação dos presentes, que deram origem a diversas reflexões  sobre todos os temas abordados.

Sínteses das diferentes sessões  foram apresentados sumariamente, por um representante de cada sala, num momento específico das Jornadas, moderado por Teresa Duarte, docente da FEUP e da CCP da Mentoria U.Porto.

A sessão de encerramento, moderada por  Marta Correia da Silva, docente da FFUP e membro da CCP, contou com a intervenção do mentor e colaborador do Programa +Sucesso Francisco Campos, em representação da Comissão Transversal de Mentores; de Teresa Medina, Presidente da CCP,  que apresentou os principais dados do Programa de Mentoria U.Porto referentes ao presente ano letivo, refletindo mais especificamente sobre os contributos da Mentoria U.Porto na promoção de relações interpares solidárias, no bem estar e sucesso académico (entendido este em sentido amplo), assim como as atividades desenvolvidas no âmbito do eixo 2 do Programa + Sucesso; de Domingos Ferreira, Diretor da Faculdade de Farmácia da U.Porto e de José Castro Lopes, Vice-Reitor da Universidade do Porto.

Depois de uma tarde repleta de debates em prol de um ensino superior e de uma U.Porto mais solidária e crescentemente promotora de bem estar e de sucesso na comunidade académica, houve ainda tempo para um momento de convívio, que contou com um coffee break e música ambiente, num fantástico fim de tarde.

Foi mais uma iniciativa de sucesso da Mentoria U.Porto, e daqui a um ano, cá estaremos para as III Jornadas. Até lá, ainda muitas novidades para chegar.

Confere o vídeo e algumas das imagens abaixo:

Para mais conteúdos:

Mentoria U.Porto debate relações interpessoais e sucesso académico