Skip links

VERIFICA O ACESSO AO E-MAIL INSTITUCIONAL

O teu e-mail institucional é um dos canais de comunicação mais importantes!

É através dele que a U.Porto comunica contigo, com o envio de informações, convites para eventos e iniciativas, e muito mais! Aconselhamos, por isso, que verifiques o acesso ao e-mail institucional depois de te matriculares.

O serviço de email para os novos estudantes está disponível na plataforma Office365 da Microsoft.

Os passos para aceder ao e-mail são simples:

Define a tua senha de acesso em https://self-id.up.pt/password (poderás fazê-lo mesmo que tenhas já realizado a matrícula);

Efetua o login com os seguintes dados:

Username > up[NÚMERO_DE_ESTUDANTE]@up.pt – Exemplo: [email protected]

Senha > a senha que definiste durante a matrícula

PODES VER INSTRUÇÕES DETALHADAS AQUI:

Portal de serviços IT

Algumas notas

Se ainda não concluíste o passo de definição de senha no processo de matrícula, deverás retomá-lo em https://self-id.up.pt/password. Aqui, deverás concluir a definição de senha para poderes ter acesso a todos os serviços disponibilizados pela Universidade, incluindo o e-mail.

Muito importante!

A definição de uma nova password tem algumas regras. A tua password não pode ter partes do teu nome e/ou número mecanográfico (nº de estudante).

Caso não cumpras os critérios de definição de senha, esta não funcionará corretamente.

A alteração da senha é habitualmente rápida, mas em situações de elevado volume de pedidos pode demorar algum tempo a ter efeito. Aguarda algum tempo antes de tentares novamente.

Caso tenhas procedido à troca da senha recentemente, e ela contenha partes do nome/nº estudante, deves aceder ao endereço https://self-id.up.pt/password e efetuar uma nova alteração de senha. Lembra-te sempre dos critérios de segurança!

Se, mesmo passadas algumas horas, continuares com problemas no acesso, pedimos que reportes a situação para [email protected] com a seguinte informação:

  • Nome:
  • Número de estudante/login:
  • Email Institucional:
  • Contacto telefónico:
  • Descrição do problema:

Estas indicações ajudam-nos a responder-te com mais brevidade!