Skip links

Guia do estudante: Estudar

O teu percurso na Universidade

Agora que já és estudante da Universidade do Porto, queremos ajudar-te a saber mais sobre o teu futuro percurso académico. Tu podes ser estudante de Licenciatura ou de Mestrado Integrado e, por isso, o teu curso poderá ser de três ou cinco/seis anos (no caso de Medicina!). Eis as cinco coisas que tens de saber:

1. O que são os semestres?

O ano letivo na vida universitária divide-se em dois semestres: O 1.º entre setembro e fevereiro e o 2.º entre fevereiro e julho.
Há períodos de interrupções no Natal, no Carnaval, na Páscoa e na semana não letiva, em maio, de acordo com o calendário académico aprovado previamente.

2. Como vou saber as minhas “cadeiras”? Quando é que tenho opcionais?

Na Universidade, as tuas disciplinas são formalmente chamadas de Unidades Curriculares. São as “cadeiras” que vais ter ao longo de todo o curso, sabendo que, consoante cada caso, além das obrigatórias, poderás ter as opcionais.
Em cada novo ano letivo, quanto fizeres a inscrição, se tiveres opcionais, poderás escolher as unidades curriculares entre a lista disponível. Enquanto estudante da U.Porto poderás também ter acesso ao INOVPED, um programa interdisciplinar que te permite frequentar disciplinas de áreas transversais, ou frequentar unidades curriculares singulares, mas só a partir do 2.º ano.

3. O que são os créditos? Por que motivo são importantes?

Os créditos ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) são uma espécie de “valor” da unidade curricular.
Por ano, existe um número máximo e mínimo de créditos nos quais podes estar inscrito(a). No teu curso, terás unidades curriculares a valer mais créditos do que outras e isso terá influência na média final de conclusão do ciclo de estudos.

4. E os horários, como são?

Depende! Terás toda a informação disponível no site da faculdade, com os teus acessos de estudante. Em alguns casos, os horários de algumas aulas podem ser diferentes dos teus colegas, se te tiveres inscrito em unidades curriculares distintas. Tudo será organizado para conseguires gerir o teu tempo.

5. Como recebo avisos e informações importantes?

Todas as informações sobre o teu curso podem ser consultadas no site da tua faculdade.

Enquanto estudante da U.Porto, tens uma página pessoal no sistema informático Sigarra, que te permite monitorizar todas as informações, desde avisos da faculdade ou da Reitoria, acesso a plataformas de ensino, publicação das notas, pagamento de propinas, entre muitos outros. Tens também um e-mail institucional que aconselhamos que consultes com frequência, porque é através dele que a U.Porto comunica contigo!

Consulta o site da tua faculdade para conheceres em detalhe as unidades curriculares

www.up.pt/faculdades

inovacaopedagogica.up.pt

Os teus estudos

Entrar na Universidade é um misto de desafio e aventura. Das aulas, aos professores, até aos novos colegas, sabemos que será um período muito importante para ti! Temos algumas informações relevantes para melhorar a tua experiência académica:

As aulas

Dependendo de cada caso, poderás ter aulas teóricas e/ou práticas, em formato presencial ou online. Os docentes estarão disponíveis para te apoiar sempre que precisares, através das várias ferramentas, especialmente através das plataformas digitais.

Há casos em que poderá ser necessário o recurso a livros e obras de apoio ao estudo (que poderás também aceder nas bibliotecas) e, noutras situações, os docentes partilharão o material necessário.

As avaliações

Existem várias modalidades de avaliação. As mais comuns são o modelo “avaliação contínua ou distribuída” ou o conhecido modelo de “exame final”. Dentro do primeiro cenário, existem várias possibilidades que incluem trabalhos, projetos, relatórios, trabalho laboratorial, participação nas aulas, testes, entre outros. No caso dos exames, existem duas épocas de avaliação, uma em cada semestre, que decorrem depois do final das aulas. Nesta situação, existe a “época normal” e a “época de recurso”, podendo existir uma melhoria de nota ou a escolha em qual dos momentos queres fazer o exame. Há também a “época especial”, um período extraordinário para a conclusão do curso ou para estudantes que estão abrangidos neste regime.

DA U.PORTO PARA O MUNDO

Europa? Ásia? Américas? Enquanto estudante da U.Porto, terás oportunidade de participar em programas de mobilidade internacional de curta ou longa duração.
Para te candidatares aos programas – como o conhecido Erasmus+ – terás de contactar os serviços de relações internacionais da tua faculdade.

EUGLOH: UM “SUPERCAMPUS” EUROPEU

A U.Porto faz parte da aliança EUGLOH – European University for Global Health. Através deste “supercampus”
europeu, podes contactar com estudantes, professores e investigadores das cinco universidades, participar em projetos de mobilidade – física, virtual ou blended, de curta ou longa duração – investigação e programas de formação.

internacional.up.pt

www.eugloh.eu

Apoio à integração

1. Um “Programa de Mentoria” para te integrar na Universidade

E se pudesses ter algum estudante da U.Porto para te acompanhar desde já neste percurso? O Programa de Mentoria Interpares baseia-se numa relação mentor (estudantes mais velhos) – mentorado (novos estudantes), que
abrange todo processo de integração na Universidade, com momentos de convívio, partilha, apoio nos estudos, atividades culturais pela cidade, entre outras. Para participar, podes inscrever-te como “mentorado” e, quem sabe, nos próximos anos, como “mentor” para também tu receberes os futuros
colegas.

Para saberes mais vai a https://up.pt/mentoriaup

2. Apoio em situações de conflito e denúncias

Se, durante o teu percurso pela U.Porto, contactares com situações de conflito e/ou queiras expor alguma questão ou problema que esteja a afetar a tua experiência, podes recorrer ao Provedor. Os contactos são 220 408 025/26 ou
[email protected].

Podes também recorrer à plataforma
https://www.up.pt/denuncias

3. Apoio à inclusão de todos os estudantes

O NAI (Núcleo de Apoio à Inclusão) trabalha na promoção da equidade dos diferentes aspetos da vida académica, especialmente junto dos estudantes com necessidades educativas especiais. Sempre que precisares, esta equipa apoia o acesso à informação, com produção de informação acessível, fazendo a conversão de texto para braille digital, em voz, mas também disponibiliza intérpretes de Língua Gestual Portuguesa. Para saberes mais contacta [email protected]

4. A tua Associação de Estudante

Cada faculdade tem uma associação de estudantes cuja missão é representar e defender os teus interesses. Aqui, além de conhecer todas as atividades recreativas que organizam, podes aceder a projetos relacionados com o teu curso e até a materiais que te podem ajudar nos estudos.

Os teus espaços de estudo

Das bibliotecas, às salas de estudo, cafés ou laboratórios, nas várias faculdades da Universidade do Porto existem vários espaços para os teus momentos de estudo, com silêncio, recursos bibliográficos e tecnológicos e todas as normas de segurança cumpridas!

Bibliotecas

Todas as faculdades da U.Porto têm uma biblioteca de acesso livre. Aqui, terás acesso a vários recursos bibliográficos, como artigos, revistas científicas e publicações importantes para o teu curso. Nalguns casos, existe um espaço de Arquivo, cujo acesso deve ser pedido antecipadamente. Enquanto estudante da Universidade, podes frequentar qualquer uma delas, sendo ou não da tua faculdade. Há bibliotecas com horários de funcionamento alargado, nomeadamente ao sábado.
Consulta regularmente as informações sobre o horário e normas de funcionamento quanto à lotação dos espaços e requisição de livros no site da respetiva faculdade.

Salas de estudo e de trabalho

Algumas faculdades da U.Porto disponibilizam, especialmente durante as épocas de avaliação, salas de estudo, laboratórios, ateliers ou outro tipo de espaços, que podem ser importantes para desenvolveres trabalhos práticos ou projetos de grupo.

E-Learning Cafés

Procuras um espaço mais descontraído? Precisas de utilizar um computador? O E-Learning Café Asprela e o E-Learning Café Botânico estão disponíveis para ti nos polos da Asprela e do Campo Alegre, respetivamente. Estão abertos todos os dias e os horários são alargados e podes aproveitar o espaço ao ar livre para te inspirares!

Dicas especiais

Acede em qualquer lugar à biblioteca virtual

Uma grande parte de materiais – como revistas científicas, livros e obras de referência – estão disponíveis online na Biblioteca Virtual da U.Porto: http://biblioteca.up.pt

Faz login para acederes a revistas e publicações internacionais

Enquanto estudante da U.Porto, tens acesso, de forma totalmente gratuita a uma lista de publicações de referência. Cambridge University Press, Sage ou Oxford University Press são algumas delas. Basta fazeres login com os teus dados de estudante!

Serviços e recursos de documentação e informação

up.pt/bibliotecas