Procura de psicólogos aumenta 450% nos primeiros 15 dias de Janeiro

Um estudo da Fixando, sobre saúde mental, mostra que a procura de psicólogos disparou na primeira quinzena de Janeiro, “em 450% face ao período homólogo de 2020”.

Em comunicado de impressa, a plataforma dá conta que “38% dos portugueses considera que o novo confinamento terá um impacto muito negativo na sua saúde mental”.

Ao todo foram ouvidos 14.300 utilizadores da plataforma, entre os dias 22 e 24 de Janeiro de 2021. 31% dos inquiridos diz procurar ajuda “através de serviços de psicologia (psicólogos, life coachers e psicoterapeutas)” de forma a conseguir lidar melhor com o impacto do confinamento.

Na mesma nota de imprensa, chega-nos ainda os números face a 2019, e aí falamos de uma progressão de “+695% em 2020”, comparativamente ao ano anterior.

Foram analisados, também, os principais fatores que afetam a saúde mental dos portugueses, estando o stress e a incerteza quanto ao futuro no topo da lista, com 41% e 40%, respetivamente.

Para além destes, é relevado que a instabilidade financeira (31%), o medo de perder familiares ou amigos por Covid-19 (29%), o medo de contagiar (24%), o desemprego (22%), o medo de contrair Covid-19 (19%) e comprometer a educação das crianças (11%) também impactam na saúde mental da população.

Quando questionados sobre as estratégias que têm usado para combater este novo confinamento, os participantes responderam: aprender algo novo (23%), descansar (15%), praticar exercício físico (13%), renovar espaços da casa (9%) e fazer formações online (8%).

De um modo geral “80% concordam com o novo confinamento”, mas as durações são variáveis: para 33% será de um mês, 19% confinará 2 meses, 16% quinze dias e, por último, 14% afirmam ficar 1 mês e meio em quarentena.

Para concluir, e tendo em conta o fecho das escolas nos últimos dias e o retorno do ensino à distância, a Fixando realça que “64% dos inquiridos considera que [as crianças] são muito prejudicadas com o encerramento”.

Ficou-se a saber que mais de metade dos inquiridos ficará em casa com os filhos (57%), outra parte encaminhará os mais novos para a casa de familiares durante o período laboral (27%) e há quem assuma ainda ter de deixar as crianças sozinhas (14%).

Recorde-se que, a Fixando é uma plataforma online que lhe permite encontrar profissionais qualificados para os mais diferentes serviços, que opera desde 2017 a nível nacional. O objetivo é “simplificar o processo de contratação de um determinado serviço, existindo mais de 1.200 categorias disponíveis”. Conta também com a distinção do prémio Cinco Estrelas, pelo 4º ano consecutivo, na categoria de “Plataforma Online de Contratação de Serviços”.

Estes dados vêm reforçar ainda mais o papel da nossa Plataforma e mostrar que não está sozinho quando procura apoio psicológico.