Sobre Pierre Bourdieu e Basil Bernstein
N.º 19 (2003)

"(…) [na] homenagem que pretendemos fazer a Bourdieu e Bernstein através deste número 19, oferecemos ao leitor de língua portuguesa cinco artigos de grande qualidade de investigadores e estudiosos de Bourdieu e Bernstein em três países europeus, designadamente, Portugal, Dinamarca e Inglaterra. Também publicamos, pela primeira vez, os testemunhos que foram proferidos na sessão organizada pela Secção Autónoma de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no dia 31 de Janeiro de 2002, sessão essa intitulada "Aquele que Morreu Interpela-vos - Homenagem Póstuma a Pierre Bourdieu (1930-2002)". (…)"


 


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Repensar a escola: Que lugar da escola na chamada sociedade cognitiva
N.º 18 (2002)

"O 2º seminário organizado e realizado pela Associação de Sociologia e Antropologia da Educação sobre o tema "Repensar a Escola: Que Lugar da Escola na Chamada Sociedade Cognitiva?" decorreu durante os dias 11 e 12 de Janeiro de 2002, na cidade de Chaves. (…) Este número 18 da revista Educação, Sociedade & Culturas publica cinco das comunicações proferidas. (…)"


 


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"Crescer e aparecer" ou.. para uma sociologia da infância
N.º 17 (2002)

" (…) Os textos que aqui se apresentam, privilegiando o olhar sociológico sobre as crianças e a infância, procuram dar conta de alguns trabalhos acerca da realidade portuguesa e brasileira e, ao mesmo tempo, aproveitar a oportunidade para "apresentar" entre nós dois dos principais representantes das correntes anglo-saxónicas contemporâneas da sociologia da infância, dois dos seus pioneiros e dos mais profícuos investigadores - Chris Jenks (Inglaterra) e William Corsaro (EUA). (…)"



 


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Emancipação e regulação na educação
N.º 16 (2001)

"(…) Emancipação para o projecto de modernidade significava dominar a mudança social através da dominação da natureza e dos destinos do ser humano e era uma emancipação no singular, homogénea e totalmente abrangente. Hoje parece fazer mais sentido falar de emancipações, no plural, e da gestão da mudança social em vez de sua dominação. (…)"


 


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Análise das Políticas Educativas numa Época de Globalização
N.º 15 (2001)

" (…) o tema que melhor agrupa os artigos científicos deste número da revista seja "a análise das políticas educativas numa época de globalização". O campo educativo transnacionaliza-se. A globalização tem um impacto sobre a educação, e mais especificamente sobre os sistemas educativos, que precisamos de compreender. As políticas educativas desenvolvem-se a diferentes níveis: local, nacional, supranacional. Em Portugal, pode sentir-se a tensão entre lógicas diferentes. Pergunta-se: Quem decide na política educativa? Como? Com que base? O que delimita a decisão educativa? Quem determina a agenda política em educação? A agenda testemunha mais o que pode ser discutido ou o que não pode ser discutido? Quais os actores sociais que participam neste processo? O que significa educação para os diversos participantes no debate? Quais as implicações da globalização para os processos de legitimação da decisão educativa? (…)"


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Metodologias Qualitativas de Investigação em Educação
N.º 14 (2000)

Nos dias 14 e 15 de Janeiro do ano corrente [2000], realizou-se em Vila Real o primeiro seminário organizado pela Associação de Sociologia e Antropologia da Educação. O tema do seminário foi "Multiculturalismo e Metodologias Qualitativas de Investigação", tema esse que agora serve para a organização deste Nº 14 da revista Educação, Sociedade & Culturas onde estão incluídos as comunicações que foram apresentadas.


 


 


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Gestão Flexível dos Currículos
N.º 13 (2000)

" (…) análise bastante exaustiva dessa política educativa que se chama a gestão flexível do currículo, análise essa que se desenvolveu a partir de diferentes perspectivas sobre a escola. Pensamos que muito do que está em causa com esta política se relaciona com uma mudança profunda no papel do professor (que, por sua vez, se relaciona, evidentemente, com os novos tempos em que vivemos), isto é, já não faz sentido um currículo escolar desenvolvido a partir da noção do professor como transmissor, professor esse que se preocupa sobretudo com a organização e tradução de conhecimentos que terá de transmitir na sala de aula através de metodologias de ensino mais ou menos activas"


 


 


 

Multiculturalismo, eis a questão!
N.º 12 (1999)

Este número da revista (…) é marcado, de variadas formas, pelo conceito de multiculturalismo. De facto, o conceito não é só trabalhado em termos do seu significado a partir de campos diferentes (…), como é relacionado com a educação intercultural e o potencial papel da Antropologia da Educação no campo da formação de professores (…).


Steve Stoer

Educação e 25 anos de 25 de Abril
N.º 11 (1999)

Como reagirão a esse processo [de mercadorização da educação] os agentes educativos - professores, pais, alunos? Que aproveitamento farão dos espaços de autonomia já existentes e doutros em desenvolvimento? 25 anos de 25 de Abril constitui um momento importante para reflectir e debater estas e outras questões.


Steve Stoer

Paulo Freire, o amigo, o revolucionário, o pensador
N.º 10 (1998)

Organizadores/as:
Luiza Cortesão (CIIE/FPCEUP)
Licínio C. Lima (Inst. Educação e Psicologia/UMinho)
Com a colaboração de Stephen Stoer (CIIE/FPCEUP)

N.º 9 (1998)

Quais as implicações da chamada condição pós-moderna para a educação e, mais especificamente, para a educação escolar? (…) Este número 9 da revista (…) inclui vários artigos que reflectem sobre "a mudança de paradigma na avaliação educacional" (…), sobre "elementos para uma perspectiva eco-etológica em educação: educação ambiental, etológica e ética" (…) e sobre "a importância da reflexividade na sociologia da educação".


Steve Stoer

N.º 8 (1997)

O conhecimento produzido pelos artigos vai no sentido de nos ajudar a compreender, por um lado, como conciliar a ciência com a afectividade e, por outro, como enfrentar uma dicotomia - oralidade/escrita - que talvez seja muito mais um contínuo do que uma dicotomia.


Steve Stoer

N.º 7 (1997)

Quatro dos artigos científicos deste n.º 7 da Revista também se enquadram, de uma maneira ou outra, numa abordagem etnográfica do campo educativo. Os outros dois apontam para a produção de conhecimento propiciador de uma análise das políticas educativas. 


Stephen Stoer

N.º 6 (1996)

Os casos recentes de conflito étnico em Portugal, sobretudo as demolições das barracas "clandestinas" dos ciganos em Vila Nova de Gaia e em Vila Verde, dão um relevo importante às análises da comunidade cigana incluídas neste n.º 6 da revista Educação, Sociedade & Culturas.


Steve Stoer

O desenvolvimento da escola para todos (oficial, obrigatória, gratuita, laica)
N.º 5 (1996)

Organizadores/as:
Helena C. Araújo, CIIE/FPCEUP
Steve Stoer, CIIE/FPCEUP
António Candeias, ISPA

N.º 4 (1995)

Neste número 4 da Revista Educação, Sociedade & Culturas, (…), encontram-se dois temas dominantes: por um lado, o tema da política educativa e a sua análise (…), e, por outro, o tema da criança (…).


Steve Stoer

N.º 3 (1995)

Inicia-se com este número uma colaboração com autores brasileiros e espanhóis que esperamos poder reforçar em números futuros da Revista.


Stephen R. Stoer

N.º 2 (1994)

Os seis artigos que compõem a primeira parte deste segundo número da revista Educação, Sociedade & Culturas trazem para os cientistas sociais trabalhando no campo de educação/formação reflexões variadas e aprofundadas  muito relevantes para os tempos em que nós vivemos.


Stephen R. Stoer

N.º 1 (1994)

Um grupo de docentes e investigadores das áreas de Sociologia e Antropologia da Educação de diversas Universidades e Escolas Superiores de Educação do país tomou a decisão de lançar uma nova Revista, atendendo a que neste momento não existe uma publicação periódica destas áreas de especialização (...).


Stephen R. Stoer