Fazendo conhecimento comparado para a política Notas de um estudo sobre a construção da ecologia do PISA

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Luís Miguel Carvalho

Resumo

Este artigo incide sobre os processos de construção de dados, informações e conhecimentos, e sobre os produtos a partir deles gerados, no âmbito de uma avaliação comparada internacional de larga‑escala: o Programa Internacional para a Avaliação de Estudantes (PISA), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). O artigo analisa a fabricação de «conhecimento para a política» a partir da consideração das práticas de elaboração e legitimação do conhecimento PISA e das trocas contínuas e duradouras promovidas pela OCDE com atores variados do setor da educação. O artigo dá também atenção a processos emergentes, no âmbito das intervenções da OCDE, que permitem perceber o alargamento simbólico e funcional das interdependências criadas através do PISA, seja por meio de difusão de dados/informações/conhecimento, seja por via da criação de novas conexões entre esses produtos e outros dispositivos e práticas da governança transnacional exercida pela OCDE.

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Como Citar
Carvalho, L. M. (2017). Fazendo conhecimento comparado para a política: Notas de um estudo sobre a construção da ecologia do PISA. Educação, Sociedade & Culturas, 51, 99-117. https://doi.org/10.34626/esc.vi51.86
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Carvalho, L. M. (2017). Fazendo conhecimento comparado para a política: Notas de um estudo sobre a construção da ecologia do PISA. Educação, Sociedade & Culturas, 51, 99-117. https://doi.org/10.34626/esc.vi51.86