Educação para a paz construir o mundo que se espera

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Jussara Santos Pimenta

Resumo

O texto tem como objetivo compreender como Cecília Meireles se empenhou, a partir do seu trabalho no jornal carioca Diário de Notícias, onde permaneceu de junho de 1930 a janeiro de 1933, para sensibilizar e envolver os seus leitores na obra de reconstrução pedagógica pela paz. A nossa análise tomou como fonte primária os «Comentários» publicados na «Página de Educação», onde a poeta e educadora expõe as suas concepções educacionais, políticas e filosóficas. Segundo ela, ser educador equivalia a ser poeta, para compreender a criança e suas aspirações e possibilitar o nascimento de um novo mundo de paz e de pacificação da natureza combativa por meio de uma convicção profunda,
de um gesto voluntário, não uma atitude meramente convencional e decorativa. Para tanto, cabia aos educadores atuar sobre a infância com eficiência e simplicidade a fim de possibilitar a construção de um mundo melhor. O ideal de educação, de acordo com Cecília, deveria ultrapassar os limites estreitos da sala de aula, derrubar as fronteiras entre os países, dissolver os estranhamentos de raça, língua, cultura, religião, pois a escola tem objetivos muito mais amplos que o simples ler, escrever e contar.

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Como Citar
Pimenta, J. S. (2018). Educação para a paz: construir o mundo que se espera. Educação, Sociedade & Culturas, 53, 83-96. https://doi.org/10.34626/esc.vi53.66
Secção
DOSSIER TEMÁTICO

Como Citar

Pimenta, J. S. (2018). Educação para a paz: construir o mundo que se espera. Educação, Sociedade & Culturas, 53, 83-96. https://doi.org/10.34626/esc.vi53.66