Photovoice como estratégia participativa de promoção da saúde de universitários durante a pandemia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Catherine Menegaldi Silva
https://orcid.org/0000-0001-5386-0205
Gabriela Costa Alves
https://orcid.org/0000-0003-2918-1266
Solange Franci Raimundo Yaegashi
https://orcid.org/0000-0002-7666-7253
Karla Patrícia Martins Ferreira
https://orcid.org/0000-0001-9374-4890
Mirian Ueda Yamaguchi
https://orcid.org/0000-0001-5065-481X
Rute Grossi-Milani
https://orcid.org/0000-0003-2918-1266

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever a percepção dos universitários sobre a pandemia, com a ferramenta PhotoVoice, que se constitui uma estratégia participativa de promoção da saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo-exploratório, baseado no método de Pesquisa-Ação Participativa. A amostra foi composta por 11 universitários, convidados por meio da divulgação de um link pelas mídias sociais. Foram realizadas duas entrevistas individuais para coletar fotografias e relatos sobre a vivência com a pandemia, bem como as estratégias de enfrentamento. A análise dos dados se deu pela intersecção entre o modelo etnográfico e a análise de conteúdo. Identificou-se três temáticas: a pandemia, que abordou os sentimentos despertados na pandemia; o home office, que discorreu sobre a necessidade de adaptação a novos recursos tecnológicos; e o enfrentamento, que identificou as estratégias de enfrentamento utilizadas. Conclui-se que a estratégia do PhotoVoice possibilitou descrever a percepção dos universitários sobre a pandemia.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Catherine Menegaldi Silva, Gabriela Costa Alves, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Karla Patrícia Martins Ferreira, Mirian Ueda Yamaguchi, & Rute Grossi Milani. (2023). Photovoice como estratégia participativa de promoção da saúde de universitários durante a pandemia. Educação, Sociedade & Culturas, 66. https://doi.org/10.24840/esc.vi66.521
Secção
ARTIGOS | Submissão livre
Biografias do Autor

Catherine Menegaldi Silva, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Maringá, PR, Brasil.

Doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar - UniCesumar (Bolsista/CAPES). Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar - UniCesumar. Pós-Graduanda em Psicoterapia e Orientação Psicanalítica pela UniCesumar. Atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Saúde mental e contextos socioambientais no desenvolvimento do ciclo da vida, na UniCesumar, pesquisando as temáticas: Ambientes Restauradores, Universitários, Psicologia Ambiental, Saúde Mental e Salutogênese.

Gabriela Costa Alves, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Maringá, PR, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Cesumar. Mestranda em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar (Bolsista/CAPES). Pós-Graduanda em Psicoterapia Psicanalítica Contemporânea pela Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Maringá (EPPM). Atuou como Educadora de Projetos Sociais na Universidade Cesumar, na área de inclusão, integração social e treinamento pelo Programa de Trabalho Protegido de Pessoas com Deficiência. Atualmente, atua como pesquisadora no Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Promoção da Saúde, Subjetividades e Cuidado Socioambiental, pesquisando as temáticas: Psicologia Ambiental, Universitários, Saúde Mental, Educação em Saúde e Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). 

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Programa de Pós-Graduação em Educação (Departamento de Teoria e Prática da Educação) - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR, Brasil.

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Estatística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No campo da pesquisa, tem experiência na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente com os seguintes temas: educação especial, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento afetivo e relação família-escola. É filiada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC). É Editora chefe da Revista Imagens da Educação e Editora Adjunta da Revista Acta Scientiarum Education. É membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). É membro do Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida. É membro membro do Grupo Gestão e Desenvolvimento (GEDES). No campo da gestão acadêmica, exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação em dois mandatos (1998-2000; 2012-2014), Diretora de Ensino de Graduação da Universidade Estadual de Maringá (2014-2017) e Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2018-2020). 

Karla Patrícia Martins Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fortaleza, CE, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2006), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com Doutorado Sanduíche na Université de Nantes - França (2011) e Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2017). É atualmente professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, onde coordena o Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA). É membro do Grupo de Trabalho "Psicologia Ambiental" da "Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia" (ANPEPP) e, atualmente, membro da diretoria da "Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente" (ABRAPA). Tem experiência nas áreas de Psicologia, Educação e Saúde, com ênfase em Psicologia Ambiental, Psicologia Social, Psicologia da Educação, Educação Ambiental e Educação Popular e Psicologia Fenomenológico-Existencial. Atualmente desenvolve e orienta pesquisas em Psicologia Ambiental, com ênfase nas temáticas: cidade, acessibilidade, sustentabilidade e impactos da pandemia nas relações pessoa-ambiente em diversos contextos ambientais. 

Mirian Ueda Yamaguchi, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Maringá, PR, Brasil.

Possui graduação em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Análises Clínicas (2005) e doutorado em Ciências Farmacêuticas (2009) pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência em Análises Clínicas tendo sido diretora e responsável técnica de laboratório clínico durante 14 anos. Desde 2005 é professora titular na UniCesumar - Universidade Cesumar, de Maringá onde atualmente é tutora no curso de Medicina e ministra disciplina no módulo de Hematologia. Faz parte do corpo docente permanente no Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da UniCesumar onde orienta pesquisas em nível de Doutorado e Mestrado na área da Promoção da Saúde com uso de Tecnologias em Saúde (mHealth), Literacia Digital em Saúde, Universidade Promotora da Saúde e Envelhecimento. Coordena o projeto de pesquisa "Promoção da Saúde, Envelhecimento e Tecnologia em Saúde" (CNPq) e o projeto de extensão sobre "Universidade Promotora da Saúde". Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI. Membro do Comitê Assessor de Área (CAA-Ciências da Saúde) da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná - gestão 2020/2024. 

Rute Grossi-Milani, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Universidade Cesumar (UNICESUMAR). Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, Maringá, PR, Brasil.

Doutorado em Medicina (Saúde Mental - Conceito CAPES 7) pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Universidade de São Paulo (2006). Psicóloga e Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Maringá. Atua como Professora Titular, Supervisora em Psicologia Clínica e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde (ingresso em 2014) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar (Unicesumar). Bolsista do Programa Produtividade em Pesquisa do ICETI Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Membro do Comitê Assessor da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Membro da IUHPE - International Union for Health Promotion and Education, e da Rede Internacional de pesquisadores STARS: Society for Theory And Research on Salutogenesis, Universidade de Zurich, Suíça. Membro GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP - Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Membro fundadora da ABRAPA - Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente, sociedade científica que reúne pesquisadores da área no Brasil. Coordena o Grupo de Pesquisas em Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida Cesumar/CNPq, e o LAPPISS - Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Promoção da Saúde, Subjetividades e Cuidado Socioambiental. Coordena o Projeto de Extensão Universidades Promotoras da Saúde: ações no campus universitário e na comunidade, da Unicesumar. Ex-editora Chefe da Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2009-2020). Ex-membro do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar (2005-2019). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do colegiado e docente do curso de Psicologia (UNICESUMAR). Psicóloga Clínica - Área Psicanalítica. Ex-coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica/Unicesumar (2009 a 2018). Coordenou a Comissão de Psicologia Clínica do Conselho Regional de Psicologia/ Paraná-Subsede Maringá.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em avaliação e intervenção psicológica, e desenvolve pesquisas em saúde mental, promoção da saúde, grupos vulneráveis, adolescentes, famílias, ambientes saudáveis e sustentáveis, universidades promotoras da saúde. 

Como Citar

Catherine Menegaldi Silva, Gabriela Costa Alves, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Karla Patrícia Martins Ferreira, Mirian Ueda Yamaguchi, & Rute Grossi Milani. (2023). Photovoice como estratégia participativa de promoção da saúde de universitários durante a pandemia. Educação, Sociedade & Culturas, 66. https://doi.org/10.24840/esc.vi66.521

Referências

Akkaya-Kalayci, T., Kothgassner, O. D., Wenzel, T., Goreis, A., Chen, A., Ceri, V., & Özlü-Erkilic, Z. (2020). The Impact of the COVID-19 Pandemic on Mental Health and Psychological Well-Being of Young People Living in Austria and Turkey: A Multicenter Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(23). https://doi.org/10.3390/ijerph17239111

Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo (3a reimp). Edições 70.

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 395(10227), 912–920. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Cardarelli, K. M., Paul, M., May, B., Dunfee, M., Browning, S., & Schoenberg, N. (2019). ‘Youth Are More Aware and Intelligent than Imagined’: The Mountain Air Youth Photovoice Project. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(20). https://doi.org/10.3390/ijerph16203829

Cho, S., Kim, M. A., & Kwon, S. Il. (2019). Using the photovoice method to understand experiences of people with physical disabilities working in social enterprises. Disability and Health Journal, 12(4), 685–693. https://doi.org/10.1016/j.dhjo.2019.03.011

Desouky, D. E., Zaid, H. A., & Taha, A. A. (2019). Migraine, tension-type headache, and depression among Saudi female students in Taif University. The Journal of the Egyptian Public Health Association, 94(1), 7. https://doi.org/10.1186/s42506-019-0008-7

Dhar, B. K., Ayittey, F. K., & Sarkar, S. M. (2020). Impact of COVID-19 on Psychology among the University Students. Global Challenges (Hoboken, NJ), 4(11), 2000038. https://doi.org/10.1002/gch2.202000038

Essadek, A., & Rabeyron, T. (2020). Mental health of French students during the Covid-19 pandemic. In Journal of affective disorders (Vol. 277, pp. 392–393). https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.08.042

Ferreira, K. P. M. F., Melo, C. de F., Delabrida, Z. N. C., Costa, I. M., Moura, R. de A., Oliveira, M. D., & Bessa, R. B. de H. (2020). Social distancing and environmental stressors in homes during times of COVID-19: an Environmental Psychology perspective. Estudos de Psicologia (Natal), vol.25 no.2.

Ferreira, K. P. M., Oliveira, M. D., Barbosa, R. A. F., Moura, R. de A., Delabrida, Z. N. C., Costa, Í. M., & Melo, C. de F. (2022). Predictors of residential environment stress during social distancing in the pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus. Estudos de Psicologia (Campinas), 39. https://doi.org/10.1590/1982-0275202239e200160

Hawke, L. D., Barbic, S. P., Voineskos, A., Szatmari, P., Cleverley, K., Hayes, E., Relihan, J., Daley, M., Courtney, D., Cheung, A., Darnay, K., & Henderson, J. L. (2020). Impacts of COVID-19 on Youth Mental Health, Substance Use, and Well-being: A Rapid Survey of Clinical and Community Samples: Répercussions de la COVID-19 sur la santé mentale, l’utilisation de substances et le bien-être des adolescents : un sondage rapid. Canadian Journal of Psychiatry. Revue Canadienne de Psychiatrie, 706743720940562. https://doi.org/10.1177/0706743720940562

Inchausti, F., MacBeth, A., Hasson-Ohayon, I., & Dimaggio, G. (2020). Psychological Intervention and COVID-19: What We Know So Far and What We Can Do. Journal of Contemporary Psychotherapy, 1–8. https://doi.org/10.1007/s10879-020-09460-w

Jackman, D., Konkin, J., Yonge, O., Myrick, F., & Cockell, J. (2020). Crisis and continuity: Rural health care students respond to the COVID-19 outbreak. Nurse Education in Practice, 48, 102892. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102892

Kase, T., Endo, S., & Oishi, K. (2016). Process linking social support to mental health through a sense of coherence in Japanese university students. Mental Health and Prevention, 4(3–4), 124–129. https://doi.org/10.1016/j.mhp.2016.05.001

Lal, A., Sanaullah, A., M Saleem, M. K., Ahmed, N., Maqsood, A., & Ahmed, N. (2020). Psychological Distress among Adults in Home Confinement in the Midst of COVID-19 Outbreak. European Journal of Dentistry. https://doi.org/10.1055/s-0040-1718644

Lam, V., Romses, K., & Renwick, K. (2019). Food Literacy and Mental Well-Being in Youth Using Photovoice. 1–10.

Lechner, W. V., Laurene, K. R., Patel, S., Anderson, M., Grega, C., & Kenne, D. R. (2020). Changes in alcohol use as a function of psychological distress and social support following COVID-19 related University closings. Addictive Behaviors, 110, 106527. https://doi.org/10.1016/j.addbeh.2020.106527

Lemos, A. H. D. C., Barbosa, A. D. O., & Monzato, P. P. (2020). Mulheres em home office durante a pandemia da covid-19 e as configurações do conflito trabalho-família. In Revista de Administração de Empresas (Vol. 60, pp. 388–399). scielo.

Li, W., Yang, Y., Liu, Z.-H., Zhao, Y.-J., Zhang, Q., Zhang, L., Cheung, T., & Xiang, Y.-T. (2020). Progression of Mental Health Services during the COVID-19 Outbreak in China. International Journal of Biological Sciences, 16(10), 1732–1738. https://doi.org/10.7150/ijbs.45120

Liang, S.-W., Chen, R.-N., Liu, L.-L., Li, X.-G., Chen, J.-B., Tang, S.-Y., & Zhao, J.-B. (2020). The Psychological Impact of the COVID-19 Epidemic on Guangdong College Students: The Difference Between Seeking and Not Seeking Psychological Help. Frontiers in Psychology, 11, 2231. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.02231

Lopez-Leon, S., Forero, D. A., & Ruiz-Díaz, P. (2020). Recommendations for working from home during the COVID-19 pandemic (and beyond). Work, 66, 371–375. https://doi.org/10.3233/WOR-203187

Majumdar, P., Biswas, A., & Sahu, S. (2020). COVID-19 pandemic and lockdown: cause of sleep disruption, depression, somatic pain, and increased screen exposure of office workers and students of India. Chronobiology International, 37(8), 1191–1200. https://doi.org/10.1080/07420528.2020.1786107

Mansell, W., Urmson, R., & Mansell, L. (2020). The 4Ds of Dealing With Distress - Distract, Dilute, Develop, and Discover: An Ultra-Brief Intervention for Occupational and Academic Stress. Frontiers in Psychology, 11, 611156. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.611156

Manzar, M. D., Salahuddin, M., Peter, S., Alghadir, A., Anwer, S., Bahammam, A. S., & Pandi-Perumal, S. R. (2019). Psychometric properties of the perceived stress scale in Ethiopian university students. BMC Public Health, 19(1), 41. https://doi.org/10.1186/s12889-018-6310-z

Najafabadi, M. G., Khah, A. S., & Rostad, M. (2020). Sedentary lifestyle among office workers and coronary heart disease risk factors due to the COVID-19 quarantine. Work (Reading, Mass.), 67(2), 281–283. https://doi.org/10.3233/WOR-203278

Ni, M. Y., Yang, L., Leung, C. M. C., Li, N., Yao, X. I., Wang, Y., Leung, G. M., Cowling, B. J., & Liao, Q. (2020). Mental Health, Risk Factors, and Social Media Use During the COVID-19 Epidemic and Cordon Sanitaire Among the Community and Health Professionals in Wuhan, China: Cross-Sectional Survey. JMIR Mental Health, 7(5), e19009–e19009. https://doi.org/10.2196/19009

Oliffe, J. L., Bottorff, J. L., Kelly, M., & Halpin, M. (2008). Analyzing participant produced photographs from an ethnographic study of fatherhood and smoking. Research in Nursing & Health, 31(5), 529–539. https://doi.org/10.1002/nur.20269

Peker, K., Bermek, G., & Uysal, O. (2012). Factors Related to Sense of Coherence Among Dental Students at Istanbul University. Journal of Dental Education, 76(6), 774–782. https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2012.76.6.tb05313.x

Porter, S. R., & Whitcomb, M. E. (2005). Non-response in student surveys: The Role of Demographics, Engagement and Personality. Research in Higher Education, 46(2), 127–152. https://doi.org/10.1007/s11162-004-1597-2

Prime, H., Wade, M., & Browne, D. T. (2020). Risk and resilience in family well-being during the COVID-19 pandemic. American Psychologist, 75(5), 631–643. https://doi.org/10.1037/amp0000660

Rogowska, A. M., Pavlova, I., Kuśnierz, C., Ochnik, D., Bodnar, I., & Petrytsa, P. (2020). Does Physical Activity Matter for the Mental Health of University Students during the COVID-19 Pandemic? Journal of Clinical Medicine, 9(11). https://doi.org/10.3390/jcm9113494

Salerno Valdez, E., Korchmaros, J., Sabo, S., Garcia, D. O., Carvajal, S., & Stevens, S. (2019). How the U.S.-Mexico border influences adolescent substance use: Youth participatory action research using photovoice. International Journal of Drug Policy, 73, 146–155. https://doi.org/10.1016/j.drugpo.2019.07.011

Saltzman, L. Y., Hansel, T. C., & Bordnick, P. S. (2020). Loneliness, isolation, and social support factors in post-COVID-19 mental health. In Psychological Trauma: Theory, Research, Practice, and Policy (Vol. 12, Issue S1, pp. S55–S57). Educational Publishing Foundation. https://doi.org/10.1037/tra0000703

Shanahan, L., Steinhoff, A., Bechtiger, L., Murray, A. L., Nivette, A., Hepp, U., Ribeaud, D., & Eisner, M. (2020). Emotional distress in young adults during the COVID-19 pandemic: evidence of risk and resilience from a longitudinal cohort study. Psychological Medicine, 1–10. https://doi.org/10.1017/S003329172000241X

Sherman, A. C., Williams, M. L., Amick, B. C., Hudson, T. J., & Messias, E. L. (2020). Mental health outcomes associated with the COVID-19 pandemic: Prevalence and risk factors in a southern US state. Psychiatry Research, 293, 113476. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113476

Silva Junior, F. J. G. da, Sales, J. C. E. S., Monteiro, C. F. de S., Costa, A. P. C., Campos, L. R. B., Miranda, P. I. G., Monteiro, T. A. de S., Lima, R. A. G., & Lopes-Junior, L. C. (2020). Impact of COVID-19 pandemic on mental health of young people and adults: a systematic review protocol of observational studies. BMJ Open, 10(7), e039426. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-039426

Smith, B., & Lim, M. (2020). How the COVID-19 pandemic is focusing attention on loneliness and social isolation. Public Health Research & Practice, 30 (2).

Soga, M., Evans, M. J., Tsuchiya, K., & Fukano, Y. (2020). A room with a green view: the importance of nearby nature for mental health during the COVID-19 pandemic. Ecological Applications : A Publication of the Ecological Society of America, e2248. https://doi.org/10.1002/eap.2248

Son, C., Hegde, S., Smith, A., Wang, X., & Sasangohar, F. (2020). Effects of COVID-19 on College Students’ Mental Health in the United States: Interview Survey Study. Journal of Medical Internet Research, 22(9), e21279. https://doi.org/10.2196/21279

Talevi, D., Socci, V., Carai, M., Carnaghi, G., Faleri, S., Trebbi, E., Bernardo, A. D. I., Capelli, F., & Pacitti, F. (2020). Mental health outcomes of the CoViD-19 pandemic Gli esiti di salute mentale della pandemia di CoViD-19. Riv Psichiatr, 55(3), 137–144. https://doi.org/10.1708/3382.33569

Timko Olson, E. R., Hansen, M. M., & Vermeesch, A. (2020). Mindfulness and Shinrin-Yoku: Potential for Physiological and Psychological Interventions during Uncertain Times. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(24). https://doi.org/10.3390/ijerph17249340

Tomar, N., & Stoffel, V. (2014). Examining the lived experience and factors influencing education of two student veterans using photovoice methodology. The American Journal of Occupational Therapy : Official Publication of the American Occupational Therapy Association, 68(4), 430–438. https://doi.org/10.5014/ajot.2014.011163

Torris-Hedlund, M. A. (2019). Examining the Use of Photovoice to Explore Disaster Risk Perception Among Native Hawaiians Living on O’ahu: A Feasibility Study. Hawai’i Journal of Health & Social Welfare, 78(9), 287–292.

Wang, C., & Burris, M. A. (1997). Photovoice: Concept, Methodology, and Use for Participatory Needs Assessment. Health Education & Behavior, 24(3), 369–387. https://doi.org/10.1177/109019819702400309

Wang, C. C. (1999). Photovoice: A Participatory Action Research Strategy Applied to Women’s Health. Journal of Women’s Health, 8(2), 185–192. https://doi.org/10.1089/jwh.1999.8.185

Wang, C. C., Yi, W. K., Tao, Z. W., & Carovano, K. (1998). Photovoice as a participatory health promotion strategy. Health Promotion International, 13(1), 75–86. https://doi.org/10.1093/heapro/13.1.75

Wang, H., Xia, Q., Xiong, Z., Li, Z., Xiang, W., Yuan, Y., Liu, Y., & Li, Z. (2020). The psychological distress and coping styles in the early stages of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic in the general mainland Chinese population: A web-based survey. PloS One, 15(5), e0233410. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0233410

Yildirim, T. M., & Eslen‐Ziya, H. (2021). The differential impact of COVID‐19 on the work conditions of women and men academics during the lockdown. Gender, Work & Organization, 28(S1), 243–249. https://doi.org/10.1111/gwao.12529