O lugar das multimídias contemporâneas nos processos de formação de leitores e produtores de escrita
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo objetiva analisar o impacto das multimídias contemporâneas sobre os processos de formação de leitores e produtores de escrita, assim como a origem dos conteúdos escolares à luz de estudos histórico-culturais. Como pesquisa de natureza teórico-prática, elege como foco de análise a relação entre os conteúdos programáticos e a estrutura dos processos de ensino predominantes nas escolas brasileiras, a partir de um desafio transdisciplinar de ampliação de diálogos entre teorias de currículo, de mente, de linguística aplicada e de tecnologias de comunicação. Os resultados indicam que os modos de ensino utilizados na escola têm sua origem nas ideias cientificistas e iluministas da Idade Moderna. Em contrapartida, verifica-se que o desenvolvimento das tecnologias de comunicação abriu caminho para que leituras e escritas fossem produzidas sob linguagens e formatos diferenciados e incorporadas como legítimas no cotidiano das pessoas. O uso aplicado de tais conceitos resulta na construção de bases teóricas e práticas para revisões curriculares necessárias à educação inclusiva.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.