O lugar das multimídias contemporâneas nos processos de formação de leitores e produtores de escrita

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Letícia Machado
Paula Cid Lopes

Resumo

Este artigo objetiva analisar o impacto das multimídias contemporâneas sobre os processos de formação de leitores e produtores de escrita, assim como a origem dos conteúdos escolares à luz de estudos histórico-culturais. Como pesquisa de natureza teórico-prática, elege como foco de análise a relação entre os conteúdos programáticos e a estrutura dos processos de ensino predominantes nas escolas brasileiras, a partir de um desafio transdisciplinar de ampliação de diálogos entre teorias de currículo, de mente, de linguística aplicada e de tecnologias de comunicação. Os resultados indicam que os modos de ensino utilizados na escola têm sua origem nas ideias cientificistas e iluministas da Idade Moderna. Em contrapartida, verifica-se que o desenvolvimento das tecnologias de comunicação abriu caminho para que leituras e escritas fossem produzidas sob linguagens e formatos diferenciados e incorporadas como legítimas no cotidiano das pessoas. O uso aplicado de tais conceitos resulta na construção de bases teóricas e práticas para revisões curriculares necessárias à educação inclusiva.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Machado, M. L., & Lopes, P. C. (2016). O lugar das multimídias contemporâneas nos processos de formação de leitores e produtores de escrita. Educação, Sociedade & Culturas, 48, 149-167. https://doi.org/10.34626/esc.vi48.179
Secção
ARTIGOS | Submissão livre

Como Citar

Machado, M. L., & Lopes, P. C. (2016). O lugar das multimídias contemporâneas nos processos de formação de leitores e produtores de escrita. Educação, Sociedade & Culturas, 48, 149-167. https://doi.org/10.34626/esc.vi48.179