A Responsabilidade Social da Universidade Observada a Partir da Trajetória Educacional de Pessoas com Deficiência
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Resumo
Com a promulgação da Lei n.º 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnicos de nível médio e superior das instituições federais de ensino, surgiram questões referentes ao perfil desse/a estudante, motivando o estudo. Objetivamos discutir a questão da responsabilidade social da universidade frente à educação inclusiva, traçando o perfil do/a estudante com deficiência no ensino superior da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ingressante pelo sistema de reserva de vagas. Desenvolvemos uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, utilizando‑se das metodologias de estudo de caso e história de vida, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista autobiográfica aberta, para apresentar a visão destes/as estudantes em situação de inclusão, oriundos de matrícula destinada à pessoa com deficiência através de reserva de vagas do Sistema de Seleção Unificada das Universidades Públicas Brasileiras. Apresentando o perfil destes/as estudantes, foi possível visualizar algumas demandas que eles/as julgam necessárias para seu pleno desenvolvimento educacional, evidenciando que garantir o acesso e permanência das pessoas com deficiência no ensino superior é responsabilidade social da universidade.
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