Vamos ler Nadir

U.Porto Press e Fundação Nadir Afonso assinalam o centenário do nascimento do pintor Nadir Afonso com o lançamento da coleção "Arte e Pensamento". São quatro volumes com textos essenciais do pintor de Trás-os-Montes e Doutor "Honoris Causa" pela Universidade do Porto, alguns dos quais traduzidos agora, pela primeira vez, para português.

“Ciência e arte têm de falar uma à outra”, assim pensava Nadir, diz-nos Carlos Fiolhais, que prefaciou um dos quatro volumes da coleção lançada agora pela U.Porto Press. “Na mente humana há espaço e tempo para as duas”, conclui o professor de Física da Universidade de Coimbra. A coleção chama-se Arte e Pensamento e o  I volume é composto por três textos fundadores do seu pensamento sobre arte, originalmente escritos em francês, sendo de salientar que La Sensibilité Plastique e Les Mécanismes de la Création Artistique estão agora, pela primeira vez, acessíveis em português. Ao todo estas obras selecionadas abrangem nove títulos e um conjunto de 33 textos, reunidos no IV volume sob o nome de “Reflexões Estéticas”, datados entre 1959 e 2013, entre os quais se contam seis inéditos: “O Erro de Aristóteles”, “Período Egípcio”, “Arte e Estética”, “Meia Dúzia de Palavras”, “Raciocínio e Sentimento”, “Síntese Estética”.

Celina Silva, investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e autora do prefácio ao I volume, salienta o facto de estarmos a divulgar “uma obra de cunho teórico, vasta e única”, ainda “inacessível na sua totalidade em língua portuguesa”. São textos essenciais escritos pelo próprio artista sobre as mais diversas dimensões da arte: O Sentido da Arte e outros textos (vol. I), Da Intuição Artística ao Raciocínio Estético e As Artes: Erradas Crenças e Falsas Críticas (vol. II), Universo e Pensamento e outros textos (vol. III) e Reflexões Estéticas e Sobre a Vida e Sobre a Obra de Van Gogh (vol. IV).

Autores Relacionados

Nadir Afonso