Última conversa do ciclo “Porto: Territórios da Invisibilidade” no CPF este sábado, 9 de novembro

Última conversa do ciclo “Porto: Territórios da Invisibilidade” no CPF este sábado, 9 de novembro

As “Conversas no CPF” têm acolhido, ao longo de 2024, o ciclo “Porto: Territórios da Invisibilidade”, com o propósito de alertar a sociedade para a importância de esbater a banalização do “ver”.

Tendo como focos de debate as temáticas “Gente”, “Espaço”, “Construído” e “Paisagem”, tiveram como campo a pedagogia e a didática do “olhar” e como âncora imagens pertencentes a uma grande reportagem fotográfica realizada pelo arquiteto Mário Mesquita, Professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

Depois de “Gente”, “Espaço”, e “Construído”, no próximo sábado, dia 9 de novembro, pelas 17h00, na Sala do Serviço Educativo do Centro Português de Fotografia (CPF), terá lugar a quarta e última conversa deste ciclo, subordinada ao tema “Paisagem”.

À conversa com Mário Mesquita estarão Anni Günther Nonell, arquiteta, Investigadora e Professora Aposentada da FAUP, José Guilherme Abreu, coordenador da Rede de Informação, Investigação e Intervenção de Arte Pública e Investigador do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR/UCP), e Laura Castro, Professora na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e Investigadora do CITAR/UCP.

A entrada é livre, embora sujeita à lotação da sala.

Informações adicionais em https://cpf.pt/eventos/.

PORTO: TERRITÓRIOS DA INVISIBILIDADE NO PRELO

Porto: Territórios da invisibilidade será, também, o título de uma das próximas publicações da U.Porto Press, agora no prelo.

A obra, da autoria de Mário Mesquita, surge no seguimento das quatro conversas e da exposição no CPF, realizadas no âmbito do ciclo “Porto: Territórios da Invisibilidade”.

Os próprios capítulos do livro têm temáticas homónimas às que estiveram em discussão no CPF.

Neste ensaio, os capítulos “Gente”, “Espaço”, “Construído” e “Paisagem” desvendarão as histórias escondidas nas ruas, praças e edifícios da cidade.

As fotografias de Mário Mesquita – as mesmas que incorporaram a exposição no CPF – assumem o papel de revelar o invisível, instigando uma reflexão profunda sobre a condição urbana.

Este título será publicado pela Editora da Universidade do Porto ainda em 2024 e tem lançamento previsto para 16 de dezembro, às 18h00, no Auditório Ruy Luís Gomes (à Reitoria da Universidade do Porto).

Foto: Mário Mesquita