Em Contemporary Challenges to the Regulation of Religions in Europe o debate centra-se na relação Estado-religiões nas sociedades pós-modernas, caraterizadas pelo pluralismo religioso.
A apresentação pública desta obra, uma coedição da U.Porto Press e do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), está marcada para 14 de maio, a partir das 18h00, no Auditório da Casa Comum, à Reitoria da Universidade do Porto (U.Porto).
A apresentação ficará a cargo de Anabela Costa Leão, Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) e Investigadora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça (CIJ-FDUP).
Nesta sessão marcarão também presença João Teixeira Lopes, Coordenador do Instituto de Sociologia (IS-UP), e Maria João Oliveira, Investigadora do IS-UP e uma das coordenadoras da publicação.
A entrada é livre.
SOBRE A OBRA
Contemporary Challenges to the Regulation of Religions in Europe resulta de um congresso realizado na Universidade do Porto, em 2021, subordinado ao tema da regulamentação das religiões na Europa, vista de múltiplas perspetivas – legal, social, histórica, política e cultural.
Especialistas em religião de áreas diversas como a sociologia, as ciências políticas, o direito ou a história reuniram-se para refletir sobre as questões teóricas e práticas da regulamentação das religiões na Europa, levantando questões pertinentes tendo em vista uma boa governação – ou mesmo o bem-estar – das sociedades europeias.
A publicação divide-se em duas partes: uma primeira, dedicada às abordagens teóricas da regulamentação das religiões na Europa, e uma segunda, onde são exploradas abordagens mais práticas, relativas a situações específicas e estudos de caso em diferentes países europeus. Trata-se de um volume coeso e de alta qualidade sobre um tema relevante nas sociedades democráticas contemporâneas.
O título está disponível na loja online da U.Porto Press, com um desconto de 10%.
SOBRE AS COORDENADORAS
Anne-Laure Zwilling é Investigadora do centro de investigação DRES (UMR 7354, CNRS/Université de Strasbourg), sendo reconhecida pelo seu trabalho no campo das religiões, na sua diversidade contemporânea. É Diretora do projeto e rede internacional EUREL (EUrope – RELigion) e coordenadora de projetos de investigação, entre os quais o OLIF (“Offre de livres islamiques en français”).
Helena Vilaça é Professora Associada com Agregação do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigadora Integrada do IS-UP. É a coordenadora nacional da rede EUREL desde 2013.
Maria João Oliveira é Investigadora Auxiliar no IS-UP. O seu percurso profissional tem sido marcado pelo trabalho científico nas áreas das Migrações e Religiões, tendo integrado o Groupe Européen de Recherche Interdisciplinaire sur le Changement Religieux (GERICR) entre 2009 e 2013. Pertence à rede EUREL desde 2019.