U.Porto Press promove apresentação pública de MUITAS ESPÉCIES, UMA SÓ MEDICINA VETERINÁRIA

É já no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 18h00, que a Biblioteca do complexo ICBAS/FFUP (à Rua Jorge Viterbo Ferreira, 228/Porto) acolherá o lançamento do livro Muitas Espécies, Uma Só Medicina Veterinária, da autoria de Paulo Martins da Costa, docente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), licenciado em Medicina Veterinária e doutorado em Ciências Biomédicas.

Esta obra – a quarta da coleção Estudos e Ensino da Editora da Universidade do Porto – propõe uma reflexão sobre a missão dos médicos veterinários e sobre a evolução da profissão e do relacionamento dos humanos com os animais.

A apresentação do livro ficará a cargo de Manuel Vilanova, Subdiretor do ICBAS, Professor Catedrático e investigador da mesma instituição.

A entrada é livre.

SOBRE A OBRA

Para Paulo Martins da Costa, este livro é “um ensaio sobre a missão [dos médicos veterinários] ou, dito de outra forma, sobre os motivos que levam os veterinários a fazer aquilo que fazem”.

Segundo o autor, a profissão é complexa, estando “no centro de um círculo de animais importantes para o homem”. Estes animais inserem-se em vários quadrantes, sendo-lhes atribuídas diferentes “significações humanas” – domésticos, selvagens, de experimentação, de exibição, de desporto, pragas, vetores de doenças, adoráveis, simbólicos, imponentes, perigo­sos, fiéis…

MUITAS ESPÉCIES, UMA SÓ MEDICINA VETERINÁRIA é o quarto título da coleção Estudos e Ensino, da U.Porto Press. (Foto: U.Porto Press)

Contudo, “os ‘animais’ são isso mesmo: animais (…), seres vivos com diferentes graus de senciência, que respiram oxigénio e se reproduzem”. E, então, Paulo Martins da Costa questiona: “Até que ponto consegue a medicina veterinária manter-se equidistante entre a dimensão biológica inerente a cada animal e o valor social, económico, cultural, sanitário e afetivo que os humanos lhe atribuem?”.

O leitor não encontrará uma resposta direta a esta questão, mas antes considerações do autor em torno de factos, como o de os animais não serem seres autónomos, de a medicina veterinária ser, em si, uma atividade económica, ou de a vida nas cidades proporcionar, por um lado, conforto e dinamismo, mas, por outro, isolar da natureza, levando a formas de convivência mais baseadas no interesse.

Muitas Espécies, Uma Só Medicina Veterinária está disponível na loja online da U.Porto Press.

SOBRE O AUTOR

Paulo Martins da Costa (Lisboa, 1968) é licenciado em Medicina Veterinária (Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, 1994) e doutorado em Ciên­cias Biomédicas (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar/Universidade do Porto, 2006).

Antes de iniciar a sua atividade académica, dedicou-se à clínica e cirurgia de espécies pecuárias e animais de companhia e foi inspetor sanitário, diretor técnico de uma empresa avícola e empresário. Esteve, também, associado a diversas iniciativas de desenvolvimento rural.

O livro Muitas Espécies, Uma Só Medicina Veterinária foi a sua primeira incursão no mundo da escrita de comunicação de ciência. A sua atividade científica reparte-se entre o ensino (tecnologia e segurança alimentar) e a investigação das resistências bacterianas aos antibióticos.

Autores Relacionados

Paulo Martins da Costa