Raul Leal: Leitor de Fernando Pessoa, Leitor de Si Mesmo ou A Criação do Futuro trouxe à luz do dia Textos sobre e para Fernando Pessoa, inéditos, escritos por Raul Leal e pertencentes ao espólio do arquiteto Fernando Távora, particularmente rico no que toca ao modernismo português.
A 30 de agosto a U.Porto Press promove uma apresentação deste título, inserida na programação da Feira do Livro do Porto 2024. A sessão – a ter lugar no Lago dos Cavalinhos, nos Jardins do Palácio de Cristal, a partir das 15h30 – será conduzida pelos organizadores do livro e Hugo Calhim Cristóvão, investigador do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, coreógrafo e encenador.
Raul Leal: Leitor de Fernando Pessoa, Leitor de Si Mesmo ou A Criação do Futuro decorreu de um trabalho realizado no âmbito do Grupo de Investigação “Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal”, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, tendo resultado de uma parceria entre aquele Instituto, a Fundação Marques da Silva – à qual o espólio de Fernando Távora foi comodatado, após a sua morte – e a U.Porto Press, integrando a sua coleção Transversal.
Segundo Rui Lopo, um dos coordenadores científicos da publicação, o momento em que Leal e Pessoa se conheceram terá sido para Leal “como que um reconhecimento”, dado considerar que, “mesmo antes de se conhecerem, já Pessoa comungaria de algumas das suas próprias concepções filosóficas fundamentais”.
Ao longo dos seus textos, Raul Leal refere-se por diversas vezes a Pessoa como “grande amigo”, “um dos oito maiores de Portugal”, enquanto autor, “artista-pensador” ou “velho companheiro das lutas de Orpheu”.
Maria Celeste Natário, também coordenadora científica do livro, salienta a relevância destes documentos para “incrementar o estado da arte dos estudos sobre Fernando Pessoa”.
À sexta-feira a Feira do Livro do Porto está aberta ao público entre as 12h00 e as 22h00.