U.Porto Press marca presença no Festival das Humanidades

Até ao próximo dia 21 de maio, a U.Porto Press está no Festival das Humanidades.

Ser Humano: Festival das Humanidades, assim se designa a primeira edição desta iniciativa, organizada pelo Centro de Estudos Ingleses, de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS) e pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC), no âmbito da Cátedra Humanidades Digitais na Educação.  A iniciativa inspira-se no Festival Being Human, realizado anualmente no Reino Unido desde 2014 com o objetivo de partilhar o conhecimento que vai sendo produzido pelas Humanidades.

Inicialmente projetado para o ano de 2020, mas inviabilizado pela pandemia de covid-19, este primeiro Festival das Humanidades reunirá diversas instituições nacionais, civis e governamentais: museus, bibliotecas, escolas, universidades, rede de cafés e livrarias, teatros, ONGs, arquivos, autarquias, associações culturais, estabelecimentos comerciais, entre outros agentes culturais e sociais. Segundo Emília Ferreira (MNAC) e Rogério Miguel Puga (CETAPS), da organização, pretende-se “divulgar o trabalho académico, artístico e todo o potencial criativo que as Humanidades, em todas as suas áreas de criação, têm vindo a produzir”.

Associando-se a esta iniciativa, a Editora da Universidade do Porto promove uma campanha especial na sua loja online, com descontos até 45% em cerca de 80 títulos publicados no campo das Humanidades. Literatura (portuguesa e inglesa), sociologia, história, arqueologia, política, filosofia, teatro, arte ou poesia são algumas das temáticas nas quais se inserem as obras em campanha.

Esta campanha decorre até ao próximo dia 21 de maio. A partir da homepage do site da U.Porto Presswww.up.pt/press – é possível aceder à respetiva página e condições.
A U.Porto Press oferece os portes para as encomendas a serem entregues em território nacional.

Para além da participação de um vasto leque de instituições, a expetativa da organização do Festival das Humanidades é envolver a população de todo o território nacional, “promovendo o interesse pelas Humanidades e as suas diferentes áreas de conhecimento e saber”.