U.Porto Press lança MUSAS EM AÇÃO – PERSONALIDADES, IDEIAS E OBRAS I

Musas em Ação – personalidades, ideias e obras I homenageia mulheres que, com o seu trabalho, contribuíram significativamente para os campos das Artes e das Ciências.
A obra surgiu no seguimento de um seminário e de uma exposição homónimos, realizados no contexto da programação Mulheres nas Artes e nas Ciências, que decorreu em 2019, por iniciativa da Universidade do Porto, em parceria com outras entidades, como o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML) e o inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação (ESE)/Politécnico do Porto.

Musas em Ação – personalidades, ideias e obras I, livro que integra a coleção “Arte e Pensamento” da U.Porto Press, inaugurada em finais de 2020, será apresentada ao público na próxima quinta-feira, dia 30 de junho, pelas 18h30, no Auditório da Casa Comum, ao edifício histórico da Reitoria da U.Porto.

entrada é livre.

AS MUSAS: ORIGEM

Ana Luísa Amaral, Maria Clara Paulino e Marinela Freitas, membros da Comissão Científica do ciclo de eventos que deu origem a este livro, e autoras da respetiva nota introdutória, explicitam naquele texto como tudo aconteceu: “Entre setembro e outubro de 2019 (…) tivemos o prazer e o privilégio de coordenar o ciclo multidisciplinar E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências. Era objetivo deste ciclo homenagear o contributo das mulheres em diferentes áreas profissionais, bem como dar conta da sua história e do gesto de rebeldia que foi desafiarem e ultrapassarem os limites política e culturalmente associados ao seu sexo”.

Apesar de, numa fase inicial, esta iniciativa ter surgido numa unidade de investigação, “logo se associaram ao ciclo outras faculdades e unidades orgânicas da UP, para além de diversas instituições culturais”, entre as quais a Casa da Música, a Antena 2 ou a Fundação de Serralves.

“Desta verdadeira ação conjunta em torno da divulgação e da discussão do trabalho daquelas que, contra todos os obstáculos, se moveram, de facto e de forma pioneira, nos seus diferentes campos de ação, resultaram inúmeras atividades de valências diversas, (…)”.

Musas em Ação – personalidades, ideias e obras I “é o resultado justamente de uma dessas atividades, o seminário, e a exposição homónima a ele associada, MUSAS EM AÇÃO — espessura da [in]visibilidade: investigação sobre personalidades, obras e ideias, com organização e curadoria de Maria de Fátima Lambert, que se dedicou a refletir sobre o papel e a presença das mulheres nas Artes”.

Maria de Fátima Lambert e Hugo Monteiro são os coordenadores desta obra, que “reúne contribuições de artistas e ensaístas que, no seu conjunto, testemunham a capacidade de persistência, de criatividade e de paixão pelo conhecimento demonstrada pelas mulheres ao longo da história”.

OS COORDENADORES

Hugo Monteiro nasceu no Porto, em 1975, e é licenciado e doutorado em Filosofia, na especialidade de Filosofia Contemporânea.
Na Escola Superior de Educação, onde é docente, mas também em contextos diversificados dentro e fora da Academia, dedica a sua intervenção à Educação, à Desconstrução e ao pensamento crítico contemporâneo nos âmbitos da política, da estética e da cultura. Para além de outros textos e artigos, publicou os livros Maurice Blanchot (2014) e A Literatura nos Limites da Filosofia (Palimage) e coorganizou Direitos das Crianças interpretados pelos adultos (Afrontamento, 2020).

Maria de Fátima Lambert nasceu no Porto e é licenciada em Filosofia (1982), mestre em Filosofia/Estética (1986) e doutorada em Estética/Filosofia, pela Faculdade de Filosofia (Braga), da Universidade Católica Portuguesa (1998). É Professora Coordenadora — Estética e Educação — na Escola Superior de Educação/Politécnico do Porto (ESE-P.Porto), onde coordena a licenciatura em Gestão do Património e o mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural. Coordena a linha de investigação em Cultura, Arte e Educação do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (FCT)/ESE-P.Porto, de que foi diretora. Integra várias comissões científicas e editoriais de revistas científicas em Portugal, Espanha e Brasil.
É crítica de arte e curadora independente. Tem como linhas de investigação privilegiadas Educação Estética e Arte Contemporânea; [In]visibilidade da mulher na história: pensamento, obra e ação; Viajantes: escritores e artistas no séc. XIX; Paisagem, Viagem e Utopia; Escrita, Imagem e Performance — intermedialidade.
Publica regularmente em revistas científicas e é autora de livros e monografias.

Livro(s) do(s) Autor(es)