U.Porto Press e Fundação Marques da Silva publicam ARGUMENTOS 1: EM DERIVA, de Alexandre Alves Costa

Argumentos não é um livro de arquitetura, é uma tentativa, provavelmente frustrada, de me servir da minha experiência, no seu âmbito, por ela ser o meio mais simples de articular tempo e espaço, de modelar a realidade, de fazer sonhar”, defende Alexandre Alves Costa, arquiteto e Professor Catedrático Emérito da Universidade do Porto, a propósito da sua obra Argumentos 1: em deriva.

Argumentos 1: em deriva é a mais recente novidade editorial da U.Porto Press. Esta publicação, e outra que lhe sucederá, dado que este é o primeiro de um conjunto de dois livros de Alexandre Alves Costa, resultam de uma parceria entre a Fundação Marques da Silva e a Editora da Universidade do Porto. É a décima segunda a integrar a Coleção Transversal da U.Porto Press, lançada em finais de 2020, uma coleção dedicada a coedições com faculdades e centros de investigação da Universidade do Porto, particularmente no que toca a publicações que valorizam o conhecimento produzido nesta academia.

Estruturado em cinco capítulos – “Memórias”, “Cidadania”, “Outros Caminhos”, “Livros”, “Arquitetura, Cidade e Território” –, Argumentos 1: em deriva reúne um conjunto alargado de textos, alguns até agora inéditos, que o autor foi escrevendo ao longo dos anos, em resposta às mais diversas circunstâncias.
Para a Arquitetura foi reservado o último capítulo, como refere Alexandre Alves Costa na Introdução, “na tentativa de lhe encontrar uma superestrutura aglutinadora”.

Nesta obra, o pano de fundo é sempre, em primeira e última instância, uma reflexão sobre o que decorre da sua experiência de vida: da família aos amigos, do que lhe foi dado viver ou como se posicionou em momentos marcantes da história pessoal e nacional das últimas décadas, dos livros sobre os quais se pronunciou, e, sempre, o que decorre de uma linha de pensamento e de ação indissociável da sua condição de Arquiteto.

Ainda nas palavras de Alexandre Alves Costa, “Se conseguisse validar com a escrita a qualidade que transportam os títulos dos capítulos (…), talvez, não querendo, tenha construído um livro de arquitetura e dos seus argumentos, em deriva”.

SOBRE O AUTOR

Alexandre Alves Costa é Professor Catedrático Emérito da Universidade do Porto, onde lecionou Projeto I e História da Arquitetura Portuguesa e foi diretor do Programa de Doutoramento em Arquitetura. É autor de uma vasta bibliografia publicada, sobretudo, em revistas da especialidade, portuguesas e estrangeiras. Durante a década de 1970 fundou, com Sergio Fernandez, o Atelier 15. Abordando temas relacionados com o ensino ou com a crítica e história da arquitetura, Alexandre Alves Costa tem participado em múltiplos cursos, seminários ou mesas redondas e proferido conferências em Portugal e no estrangeiro. É membro do Conselho Nacional de Cultura (Secção do Património Arquitetónico), do Conselho Municipal de Cultura da Câmara Municipal do Porto (desde 2021) e do Conselho Geral da Fundação Marques da Silva. Tem vindo a ser agraciado com múltiplas distinções, entre as quais se destaca o Grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2006), a Medalha de Ouro da Cidade de Vila Nova de Gaia (2013) e a Medalha de Mérito (Grau Ouro) da Câmara Municipal do Porto (2021).

Este título está disponível na loja online da U.Porto Press.

Autores Relacionados

Alexandre Alves Costa