U.Porto Press apresenta obra sobre contributo da ciência cidadã para a literacia científica

U.Porto Press apresenta obra sobre contributo da ciência cidadã para a literacia científica

Intitula-se Ciência Cidadã na Educação em Ciências e aborda o potencial da ciência cidadã na aprendizagem em Ciências, na promoção da literacia científica e no interesse pela própria Ciência, através do envolvimento ativo dos cidadãos em iniciativas científicas do mundo real.

A obra, da autoria de Carla Morais, docente e membro da Unidade de Ensino das Ciências Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), será lançada a 29 de janeiro, a partir das 17h30, na Biblioteca da FCUP (Edifício da Biblioteca, FC1, piso 2).

A apresentação será repartida entre J. Bernardino Lopes, Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Diretor/Editor da APEduC Revista, Maria João Fonseca, Professora Auxiliar Convidada da FCUP e Diretora de Comunicação do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto, e Rui Vieira, Professor Associado com Agregação da Universidade de Aveiro.

Com prefácio de Isabel P. Martins, Professora Catedrática de Didática das Ciências (aposentada), e posfácio de Cristina Luís, Membro Fundador e Presidente da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã, esta publicação tem a chancela da U.Porto Press, sendo a mais recente da sua coleção Estudos e Ensino.

A entrada é livre.

O CONTRIBUTO DA CIÊNCIA CIDADÃ PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Conforme avança Carla Morais, “o termo ‘ciência cidadã’ foi cunhado na década de 90 do século XX e ganhou popularidade desde então”. Também segundo a autora, nas últimas décadas “floresceu como uma forma de envolver os cidadãos, incluindo jovens estudantes, nos processos de investigação científica”, com o objetivo de aprofundar e aplicar o conhecimento científico.

Em Ciência Cidadã na Educação em Ciências Carla Morais assinala o reconhecimento crescente da ciência cidadã nos domínios da ciência, da política, da educação “e em toda a sociedade” e o seu “vasto potencial no campo da Educação em Ciências”. Destaca o seu posicionamento único na promoção da aprendizagem “através do envolvimento ativo dos estudantes” em “iniciativas científicas autênticas que decorrem em contextos do mundo real”.

A obra destaca os contributos da ciência cidadã para a Educação em Ciências, para a literacia científica e para uma cidadania ativa e reflexiva. / Foto: U.Porto Press

A autora ressalva, ainda, que ao “fornecer uma variedade de contextos em que a aprendizagem pode ocorrer”, a ciência cidadã torna-se um “contributo substancial para a democratização da ciência”. Não obstante, para além das suas oportunidades, aborda também os desafios que surgem ao integrá-la em contextos educativos, relevantes para a renovação nos planos do ensino e da investigação.

Com esta publicação Carla Morais pretende caracterizar a ciência cidadã e “refletir sobre as suas potencialidades e desafios para a Educação em Ciências, em contextos formais e não-formais”.

No seu Prefácio à presente edição, Isabel P. Martins reflete “sobre a educação em ciência e o seu papel na construção de uma cidadania crítica e reflexiva”. Defende que aprender ciência implica “perceber que a compreensão pública da ciência é uma arma ao serviço da cidadania e da capacitação dos indivíduos para intervirem em políticas públicas de repercussão social”, considerando, também ela, fundamental que “a educação formal contemple projetos desenvolvidos em contextos reais”.

A antiga docente de Didática das Ciências afiança que “os projetos de ciência cidadã permitem aumentar o interesse, a motivação e as atitudes dos participantes perante o que é a ciência”.

Para Cristina Luís, autora do Posfácio, este livro “oferece uma visão abrangente das várias facetas da ciência cidadã”, bem como “perspetivas que certamente beneficiarão educadores, estudantes e entusiastas da ciência em todo o país”.

Entre exemplos práticos e diretrizes para levar projetos de ciência cidadã às salas de aula, vê a diversidade de abordagens como um reflexo do “potencial da ciência cidadã [enquanto] ferramenta educativa poderosa” e assegura que esta obra “desempenhará, sem dúvida, um papel significativo na promoção da ciência cidadã em Portugal”.

Ciência Cidadã na Educação em Ciências está disponível na loja online da U.Porto Press, com um desconto de 10%.

SOBRE A AUTORA

Carla Morais é licenciada em Química, mestre em Educação Multimédia, doutorada e agregada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É Professora Auxiliar com Agregação e membro da Unidade de Ensino das Ciências na FCUP, onde dirige o Programa Doutoral em Educação e Divulgação das Ciências. É membro integrado do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), onde coordena o grupo de investigação “Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade”.
É coautora de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de software educativo para o ensino da Química e da Física. As suas áreas de interesse incluem desenvolvimento profissional e práticas pedagógicas de professores de Física e Química; modelos e processos de divulgação do conhecimento científico e envolvimento e participação dos cidadãos na Ciência; ecologias tecnológicas e digitais no ensino e na divulgação das Ciências.