O Workshop Anual de Inovação Pedagógica, promovido pela Unidade de Inovação Educativa da Universidade do Porto (U.Porto), decorre a 6 e 7 de fevereiro, no Instituto Pernambuco (Rua das Estrelas n.º 143, Campo Alegre, 4150-762 Porto).
O propósito deste workshop passa por promover e divulgar práticas educativas inovadoras, que respondam aos desafios pedagógicos atuais.
Na edição deste ano serão apresentados os trabalhos candidatos ao prémio “Prática Pedagógica Inovadora” (PPI) de 2024/2025, destinado a promover processos de ensino e aprendizagem inovadores que tenham sido implementados em unidades curriculares de ciclos de estudo conferentes de grau.
Cadernos de Inovação Pedagógica é o nome de uma das coleções da Editora da U.Porto, agora dirigida por Sónia Valente Rodrigues, Pró-Reitora para a Inovação Pedagógica, Melhoria Contínua e Promoção da Língua Portuguesa da U.Porto, e criada em 2018 por iniciativa de João Veloso, então Pró-Reitor da U.Porto para a Promoção da Língua Portuguesa e a Inovação Pedagógica.
A coleção nasceu tendo em mente a necessidade de se aprofundar a reflexão sobre a melhoria das práticas pedagógicas no ensino superior, de atualizar e disponibilizar os conhecimentos na área e de reunir muitos dos resultados de iniciativas de inovação pedagógica realizadas na U.Porto, ou em instituições com as quais mantém parcerias nestes domínios.

Até ao momento a U.Porto Press publicou quatro volumes nesta coleção – o último acabado de sair –, com o apoio da atualmente designada Unidade de Inovação Educativa da Reitoria da U.Porto.
OS QUATRO CADERNOS
Cadernos de Inovação Pedagógica. Vol. 1 reúne parte dos trabalhos apresentados no IV Workshop de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto, que decorreu na Faculdade de Economia da Universidade do Porto em fevereiro de 2020.
Cadernos de Inovação Pedagógica. Vol. 2 é uma edição dedicada às Unidades Curriculares INOVPED da Universidade do Porto, nas suas dimensões de transversalidade e criatividade.
O terceiro volume de Cadernos de Inovação Pedagógica tem como tema central “uma experiência de aprendizagem em serviço na Universidade do Porto”, tendo a comunidade como prática.
No quarto volume são abordados os “Desafios pedagógicos em contexto educativo pandémico e pós-pandémico”.
Todos os títulos da coleção Cadernos de Inovação Pedagógica estão disponíveis no Workshop de Inovação Pedagógica 2025, a 6 de fevereiro, com um desconto de 10%.