“O Bairro da Tabela Periódica” premiado pela SPA

Prémio SPA|Mariano Gago foi atribuído a Manuel João Monte, professor associado do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Manuel João Monte venceu, por unanimidade, a terceira edição do prémio SPA|Mariano Gago, com a obra O Bairro da Tabela Periódica, editado em 2019 pela então U.Porto Edições (atual U.Porto Press/Editora da Universidade do Porto). Este prémio, criado em 2018 pela Sociedade Portuguesa de Autores, visa estimular a divulgação da investigação científica, premiar e dar notoriedade pública às obras de carácter científico.

Manuel João Monte é professor associado do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde leciona desde 1980. Jubilado em agosto de 2019, ocupa atualmente o estatuto de professor associado convidado. É coordenador do grupo de investigação em Termodinâmica Molecular e Supramolecular do Centro de Investigação em Química da UP (CIQUP), tendo publicado mais de 100 artigos em revistas científicas internacionais.

O júri, constituído pela professora catedrática Maria do Carmo Fonseca, presidente da Direção do Instituto de Medina Molecular João Lobo Antunes e presidente da RNA Society, pelo professor associado com agregação Miguel Pereira Lopes, docente, investigador e presidente do Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, e por Teresa Firmino, editora de ciência do jornal Público, analisou as obras editadas em 2020 e, após larga ponderação, decidiu que o horizonte temporal de escolha deveria ser alargado uma vez que, devido à pandemia, não foram editadas em 2020 obras em quantidade suficiente que permitissem uma escolha adequada aos objetivos do prémio.
Deste modo, abrangeu os anos de 2019 e de 2020 por forma a assegurar uma maior pluralidade de opções, até porque em 2020 não foi atribuído o prémio relativo a 2019. Depois de analisar várias obras decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio à peça de teatro intitulada O Bairro da Tabela Periódica.

Esta peça, já levada à cena em Oeiras, em Coimbra e no Porto, transmite de forma divertida e pedagógica as mais importantes noções de química, em reuniões de um condomínio de apartamentos habitados pelos 118 elementos químicos, nas quais discutem as suas afinidades e antagonismos, não esquecendo as diferenças de género.

O prémio será entregue no dia 25 de Maio, por ocasião da celebração do Dia do Autor Português e do 96.º aniversário da SPA.

Além desta publicação, Manuel João Monte traduziu para português as peças de “ciência-no-teatro” Oxigénio, de Carl Djerassi e Roald Hoffmann e Falácia, de Carl Djerassi, levadas à cena, respetivamente, em 2006 e 2011, pela companhia Seiva Trupe, no Teatro do Campo Alegre.
Já em 2020 foi lançada uma nova peça de teatro – Arsenicum –, da autoria de Manuel João Monte.
Todas estas obras foram editadas pela U.Porto Press.

Autores Relacionados

Manuel João Monte